Onda de frio nos EUA faz Trump questionar (novamente) as alterações climáticas

Erik S. Lesser / EPA

Através do Twitter, o Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a questionar as alterações climáticas devido à onda de frio que deve atingir o nordeste dos Estados Unidos nos próximos dias.

“Um frio brutal e prolongado, capaz de quebrar todos os recordes, o que aconteceu ao aquecimento global?”, questionou Trump, na noite desta quarta-feira, numa mensagem publicada na sua conta oficial.

De acordo com as últimas previsões meteorológicas, o dia de Ação de Graças, assinalado nesta quinta-feira nos Estados Unidos, será o mais frio desde que há registos.

Em Nova Iorque, o recorde é de três graus negativos, registados em 1871. Em 1901, em Boston foram registados cinco graus negativos em Boston, enquanto em 1996, os termómetros em Filadélfia mostraram um grau negativo.

Nestas três cidades, são esperadas temperaturas mínimas entre nove e seis graus negativos, enquanto noutras cidades, como Burlington ou Portland, os termómetros descer até aos 14 graus abaixo de zero. Em algumas zonas, a sensação térmica poderá atingir os 30 graus negativos.

A mensagem de Trump surge poucos dias depois do Presidente ter admitido que o aquecimento global “pode ter contribuído um pouco” para a progressão fulgurante das chamas, referindo-se aos incêndios que devastam a Califórnia há duas semanas e que já provocaram mais de 80 mortos.

Contudo, esta não é a primeira vez que Trump questiona as alterações climáticas devido a uma onda de frio extremo. No final do ano passado, o Presidente norte-americano afirmou que faria bem ao país “um pouco” de aquecimento global para combater as baixas temperaturas registadas em solo norte-americano.

“No leste dos Estados Unidos pode ser a noite de fim de ano mais fria de que há registo. Talvez pudéssemos usar um pouco do velho aquecimento global que o nosso país, não os outros países, iria combater pagando mil milhões de dólares. Agasalhem-se!”, escreveu ainda o Presidente dos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Será que este palerma já se esqueceu dos incêndios na outra costa?!
    Foram “apenas” cerca de uma centena de mortos e mil continuam desaparecidos…
    Tudo normal, segundo este “génio do clima”!…

    • Os incêndios são provocados por pessoas mal intencionadas, não tem nada a haver com a farsa mal fundamentada do aquecimento global. O Trump não é palerma e sim corajoso ao contrariar a manipulação em massa.

      • Ah… os incêndios são provocados por pessoas, porque nunca houve incêndios na natureza, nem em locais onde não há pessoas…
        E claro que, visto por esse prisma, o Trump é não é palerma; palermas são os que o levam a sério!…

        • Por esse prisma o calor e o frio também são causados pelas pessoas… Ainda bem que não te levo a sério, senão seria um palerma. Investiga um pouco melhor o que são estes incêndios que tem surgido e depois opina.

          • Pois, pois… temos aqui mais um expert em alterações climáticas (e não só)…
            Não me levas “a sério” mas vieste a correr comentar!…
            Imagino como seria se fosses palerma…
            Mas, eu vou já “investigar” essa tua brilhante teoria!…

            • Não pretendo passar a imagem de “expert”, porque não o sou, mas entretanto afirmarem que existe aquecimento global sem provar coisa nenhuma é uma teoria e não um facto. A investigação é um acto que todas as pessoas deviam exercer, pois a verdadeira ciência investiga e a ser verdadeira é reproduzível. E já agora vim a correr porque vi um incêndio e tentei apagar o fogo.

          • O aquecimento global não é uma teoria ou uma questão de ciência; é um facto observado e registado!
            A temperatura média da Terra aumentou 1 °C desde 1950 e 2016 foi o ano mais quente de sempre desde que há registos – isto são factos baseados em vários dados recolhidos e analizados/estudados por inúmeras organizações (bem mais confiáveis do que o Trump)!…
            Tens aqui dados da Berkeley Earth que é uma organização bastante conceituada:
            http://berkeleyearth.org/global-temperatures-2017/
            Se os conseguires desmentir, força!
            Um farsa é a “inteligência” de quem dá ouvidos a “cientistas” como o Trump!…

            • As informações apenas descrevem que a temperatura aumentou…ou seja a culpa disso é de quem? do homem? como provar isso? Não estou a dar ouvidos ao Trump, apenas concordo com o pensamento dele em relação à teoria do aquecimento global, sim uma teoria porque não há provas de causa. As alterações climáticas podem muito bem ser um ciclo.

          • Exacto!
            Uma coisa é o aquecimento global, outra é a causa do aquecimento global!
            Se da primeira não há duvidas, a segunda é bem mais difícil de comprovar.
            Eu acho que é natural (e provável) que toda a industrialização, agricultura intensiva, transportes, etc, tenham efeito no clima (assim como tem no ambiente).
            De qualquer modo, o Trump diz coisas como: “Whatever happened to Global Warming?”, dando a entender que não acredita que a temperatura da Terra esteja a aumentar – como está!

  2. ainda outro dia disse que a causa dos incendios também poderia dever-se às alteraçoes climaticas
    agora que vem frio com temperaturas muito negativas, diz que ja nao ha aquecimento (pois pensa que o frio que vem é para arrefecer o aquecimento global)
    será que este homem vive no planeta terra? nao será um fugitivo de alguma galaxia?
    ainda dizem que os EUA sao o melhor pais do mundo (so se for em alguma burrice), rsss

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …