O tal aquecimento global “dava jeito contra o frio” de Nova Iorque

Chip Somodevilla / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que “dava jeito um pouco” do aquecimento global para combater as baixas temperaturas esperadas para o fim de ano.

“No leste, pode ser a noite de fim de ano mais fria registada. Talvez pudéssemos usar um pouco desse bom velho aquecimento global que o nosso país, não os outros, ia pagar biliões de dólares para combater. Agasalhem-se!”, escreveu Trump no Twitter.

Trump referiu-se assim à vaga de frio que se vive há dias no nordeste e oeste dos Estados Unidos e que deverá agravar-se este fim de semana.

Em muitos municípios foram registados recordes de temperaturas negativas, como Embarrass e Cotton, no Minnesota, Watertown, em Nova Iorque, ou Detroit, no Michigan. Nos próximos dias esperam-se temperaturas ainda mais baixas, ventos árticos e neve em boa parte do país.

O comentário do presidente norte-americano parece não ter em atenção a diferença entre o tempo, relativo às condições atmosféricas momentâneas, e o clima, a visão alargada dos padrões climáticos.

Com a sua mensagem sobre a vaga de frio, Trump reaviva a sua polémica particular sobre o aquecimento global, cuja existência negou e disse que era uma invenção da China para prejudicar a indústria americana.

Trump retirou em junho os Estados Unidos do Acordo de Paris, numa controversa decisão que deixou o país como o único do mundo de fora do tratado sobre as alterações climáticas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este Trump sofre de graves problemas mentais. O homem não é normal…

    Para ele o aquecimento global é só mais calor… lol. Sem comentários.

  2. É ignorante e/ou tenta apelar ao votos dos ignorantes, mantendo-os na ignorância. Tanta gente boa que morreu em 2016… Entre Bowie, Prince e Bud Spencer. E esta ave rara subsiste como uma dose de sarna, tinha ou micose.

  3. Dentro daquela moina só há uma pasta da mesma cor do seu cabelo. E que sai de cada vez que abre a boca.
    Um mesito com uma vida real fazia-lhe bem.
    Nunca pensei existir alguém tão idiota e que ainda por cima fosse eleito presidente… Ainda falavam do Tiririca.

  4. Só os tolos e desinfirmados é que criticam Trump sem saber a verdade…Já é sabido quem são os mentores da tal política do aquecimento global que serve só pra roubar biliões e biliões aos Estados.Trump entendeu a jogada a muito tempo.Força Mr.President.

      • E porque não procuras tu pela “Verdade”?
        Segredo não o é. Está tudo na internet! Eehehehe
        A internet veio abrir muitos horizontes, ainda não reparou? Encontre tudo o que quiser, antes tinha de ir à biblioteca e de certeza que não encontrava nem metade da informação que existe a dois cliques do rato…

  5. Ah a política da compra e venda de direitos de emissões de CO2.
    Já dizia o Prof. Anthímio de Azevedo (meteorologista já falecido) há uns bons anos atrás o planeta terra está a entrar numa era de extrema inclinação do eixo fenómeno repetitivo (precessão) de 20000 a 26000 em 20000 a 26000 anos que provoca grandes intempéries e fenómenos climáticos mais agrestes (era glaciar) ao que o ser humano está habituado…
    Pronto digam ao Trump que eles são os maiores e que pode desligar o HAARP

    • Respondo também a si, um bem haja Humberto!
      Não é apenas a precessão. Estamos a atravessar uma zona altamente magnetizada no Universo.
      Para quem quiser saber mais sobre isto, pesquise Local Interstellar Cloud ou Local Fluff.

RESPONDER

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …