Donald Trump confirma saída dos EUA do Acordo de Paris

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou hoje a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris relativo às alterações climáticas e que está preparado para negociar um novo tratado.

O Acordo de Paris “é um exemplo desvantajoso para os Estados Unidos“, disse o presidente norte-americano, Donald Trump, que considerou o tratado como sendo pouco exigente para com a China e a Índia.

Não vejo nada que se possa atravessar no nosso caminho” para relançar a economia norte-americana, disse Trump, que acrescentou estar pronto para negociar um novo acordo sobre o clima “em termos justos para os Estados Unidos”.

A comunicação de Donald Trump, nos jardins da Casa Branca, em Washington, estava marcada para as 20:00 (Lisboa), mas foi atrasada devido a um ataque a um hotel-casino em Manila, que provocou dezenas de feridos.

Em reação ao anúncio da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, o ex-presidente norte-americano Barack Obama acusou Trump de “rejeitar o futuro”.

Em setembro de 2015, em Paris, representantes de 195 países, entre os quais os EUA, estiveram presentes na COP21, 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e aprovaram um acordo para combater as alterações climáticas.

O objetivo do acordo é reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, principais responsáveis pelas mudanças do clima que levaram à ocorrência mais frequente de fenómenos extremos, como ondas de calor, secas ou cheias, e a elevação do nível do mar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Há legislação internacional para impor sanções comerciais a paises que não respeitem a convenção para conservação do ambiente. É só aplicar. Os USA não são mais que os outros.

    • Pois… “Os USA não são mais que os outros.” Pois… O pior é que são mesmo! Depois de acabar a super potência que os regrava (A União Soviética) não há quem os controle. Eles não invadiram o Iraque contra a vontade de quase todo o Mundo? Eles fazem o querem e nós nada podemos fazer. “sanções comerciais”… Isso é que era bom! Ai de quem o faça! É logo invadido!

    • Era bom era… Ele, para fazer a America grande outra vez (deve referir-se pela altura da Guerra Fria) atropela tudo e todos!… Até os americanos!

  2. A presidencia dos Estados Unidos nunca me despertou particular interesse. Nós cá e eles lá, desde que não chateiem. O pior é que esses abelhudos têm a mania que a razão da nossa existencia é para servir os interesses deles.

  3. Olha Madalena ! Se pensares em visitar os estados unidos, agora estás «frita» não te passam o visto. Vão cuscar a tua conta do Facebook e és escumungada. Eu, então não se fala, se me apanhassem lá, condenavam-me a uns oitenta anos de cadeira elétrica 🙂

    • Qual visto? Ir aos EUA é só submeter um formulário online, pagar a taxa, e tipicamente o pedido é aprovado imediatamente, e a aprovação é válida por 2 anos sem necessidade de novo pedido. Portugal faz parte do programa de isenção de vistos dos EUA (ESTA).

RESPONDER

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …

Afinal, os deuses da Antiguidade eram às cores (e já as podemos ver)

https://vimeo.com/379277357 Nos nossos livros da escola e em museus de todo o mundo, as obras de arte da antiga Grécia e Roma não têm cores: são simples, puro e branco mármore. Mas será este apenas um mito? …

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …