”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm.

Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência AFP, e a sexta “a receber luz verde da OMS para segurança, eficácia e qualidade” como salientou o diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus. A avaliação da vacina da Sinovac, também chinesa, é esperada para breve.

Recomendada para adultos de 18 anos ou mais, num esquema de duas doses com intervalo de três a quatro semanas, a vacina tem “requisitos de armazenamento fáceis”, pelo que é “altamente adequada para situações com poucos recursos”, considera a OMS.

Quanto à taxa de eficácia, a organização refere rondar os 79%, considerando o conjunto de todas as faixas etárias.

Nos últimos meses, as entidades reguladores da China e de outros países aprovaram a vacina Sinopharm, embora a empresa não tenha divulgado os dados dos ensaios clínicos de Fase 3, para que pudessem ser avaliados de forma independente.

Antes de se pronunciar, a OMS teve acesso a esses dados, mas é limitada a informação existente sobre a eficácia da vacina contra as muitas variantes do coronavírus que estão a surgir em todo o mundo.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Freira italiana assassinada por três adolescentes reconhecida como mártir da Igreja Católica

A freira italiana que em 2000 foi esfaqueada mortalmente e de forma violenta por três raparigas adolescentes, aparentemente fascinadas por cultos satânicos, foi hoje reconhecida como mártir da Igreja Católica. Horas antes da cerimónia de declaração …

Vestido de casamento da princesa Diana é exibido ao público pela primeira vez

Se fosse viva, a princesa Diana estaria prestes a completar 60 anos. Para celebrar a data, o seu vestido de noiva está a ser exibido no Palácio de Kensington pela primeira vez em décadas. O famoso …

Rede de reconhecimento facial de Nova Iorque inclui 15 mil câmaras

O Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD) construiu uma ampla rede de reconhecimento facial que pode incluir mais de 15.000 câmaras de vigilância em Manhattan, Brooklyn e Bronx, de acordo com uma investigação feira …

Alemanha 1-0 Portugal | Seleção Sub-21 perde pela terceira vez na final do Europeu

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 somou hoje o terceiro desaire em finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia. …

Um duplo assassinato na Suécia foi resolvido 16 anos depois (com a ajuda de dados de sites de genealogia)

O mistério de um duplo assassinato na Suécia foi resolvido, no ano passado, com a ajuda de dados de sites de genealogia, um método usado pela primeira vez para identificar e capturar o "Golden State …

"Pontes de terra", agora submersas, podem explicar a migração antiga nas Américas

Antigas massas de terra, que entretanto desapareceram, ligavam a América do Sul às ilhas Antilhas, da América Central. Fósseis antigos mostram animais originários da América do Sul nas ilhas Antilhas. Um novo estudo, publicado em maio …

Tóquio2020. Atletas olímpicos vão receber preservativos de graça (mas não podem usá-los)

Os atletas olímpicos vão receber preservativos nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas os organizadores aconselharam a não usá-los. A Vice avança que cada um dos 11 mil atletas vai receber cerca de 14 preservativos quando chegarem à …

Nasceu Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, anunciaram Harry e Meghan

O príncipe Harry e a mulher, Meghan Markle, anunciaram este domingo o nascimento da filha Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, a segunda criança do casal. O anúncio do nascimento do segundo filho do príncipe Harry e de Meghan …

Magawa, o rato gigante que deteta minas terrestres no Camboja, vai reformar-se

Magawa, um rato africano gigante, vai aposentar-se, depois de ter trabalhado durante cinco anos a detetar minas terrestres no Camboja — uma experiência que ajudou a salvar muitas vidas e até lhe rendeu um prémio. "Ele …

Dinamarca será primeiro país a usar aviões elétricos nas Forças Armadas

O Ministério da Defesa dinamarquês anunciou a aquisição de dois aviões Pipistrel Velis Electro. O país é pioneiro na incorporação de aviões elétrico nas Forças Armadas. Na quinta-feira, dia 3 de junho, o Ministério da Defesa …