OMS alerta para “explosão” de casos de covid-19 na Europa. Mais um milhão de casos dentro de poucos dias

Minsa

A Europa está a passar por uma “explosão” de casos e a taxa de mortalidade atribuída à covid-19 está a crescer, alertou o diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo aos governos para implementarem medidas “direcionadas e proporcionais”.

A Organização Mundial da Saúde disse, esta quinta-feira, que está a presenciar uma “explosão” de casos na região e alertou para um “momento difícil” à medida que as taxas de mortalidade em vários países aumentam.

“Vemos uma explosão no sentido em que são precisos apenas alguns dias para ocorrer na região europeia um aumento de um milhão de casos”, disse à AFP Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa.

Kluge, que segundo o jornal Público estava a usar máscara enquanto era entrevistado através do computador, disse ainda que a taxa de mortalidade está a aumentar “pouco a pouco”. “Vai ser um momento difícil, precisamos de ser honestos acerca disso”, disse.

Apesar do rápido aumento de casos, Kluge afirmou que o encerramento de escolas deve ser visto como medida de último recurso. “Precisamos de manter as escolas abertas porque não podemos permitir que exista uma geração perdida por causa da covid-19”, disse.

No entanto, o diretor regional também pediu “medidas direcionadas e proporcionais” e enfatizou que os governos devem ter em conta dois factores: a coerência, “para que as pessoas saibam que as nossas posições não mudaram”, e a previsibilidade, “para que as pessoas saibam que se um determinado limite for atingido terá as suas consequências”.

Além disso, Kluge apelou ao uso generalizado de máscaras. “Com o uso de máscaras e o controlo das reuniões sociais podemos salvar 266 mil vidas até fevereiro em toda a região europeia”, explicou.

E embora gerir esta pandemia seja a prioridade, o diretor regional da OMS disse ainda que existem lições a retirar no caso de um vírus ainda mais perigoso aparecer.

“Imagine que a covid era tão facilmente transmitida quanto o sarampo ou tão letal quanto o Ébola. Precisamos de aproveitar esta oportunidade para nos prepararmos para o futuro”, referiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …

Suécia 3 - 2 Polónia | Só Lewandowski não chega

Já apurada, a Suécia venceu esta quarta-feira a Polónia, de Paulo Sousa, por 3-2, com Emil Forsberg (02 e 59 minutos) e Viktor Claesson (90+4) a marcarem para os suecos e Robert Lewandowski (61 e …