Oi avança com auditoria à compra de dívida da Rioforte pela PT

B!T

Zeinal Bava

A Oi anunciou, nas páginas centrais do jornal Expresso, que pretende realizar “uma auditoria contabilística e jurídica para rever todos os factos que envolvem a aplicação financeira realizada na Rioforte”. Trata-se da reacção da telefónica brasileira à espera de mais de um mês por esclarecimentos da PT.

Otávio Azevedo e Fernando Portella, os dois representantes da Oi no conselho de administração da Portugal Telecom que saíram após ter sido tornado pública a situação com a Rioforte, alegando que não tinham sido informados da mesma, assinaram uma nota que foi publicada no jornal Expresso, onde informam que vão procurar “aprofundar e melhor compreender, dentre outras coisas, operações das empresas com suas partes relacionadas”.

A auditoria da Oi vai juntar-se ao inquérito interno da PT e ainda a duas auditorias externas já em curso, por parte da PricewaterhouseCoopers e da CMVM. A operadora brasileira quer saber quem tem responsabilidades na compra de dívida à Rioforte.

Henrique Granadeiro, o atual presidente executivo (que sairá em Setembro) parece ser o principal alvo das críticas da Oi. Primeiro pelo fato de não ter respondido ao pedido de explicações enviado do Brasil no início de Julho. Depois porque citam “o conflito de informações” presente nos comunicados da Portugal Telecom SGPS de 30 junho e de 7 de agosto.

A diferença encontrada está relacionada com a afirmação de Granadeiro em agosto, quando, ao anunciar a sua saída, afirmou que “nem o conselho de administração nem a comissão executiva da PT aprovaram ou discutiram” a compra de dívida ao GES mas já antes, o tal comunicado de junho informava o mercado dessa compra e vinha assinado conjuntamente por Henrique Granadeiro e Luís Pacheco de Melo, o diretor financeiro da PT.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …