Oi avança com auditoria à compra de dívida da Rioforte pela PT

B!T

Zeinal Bava

A Oi anunciou, nas páginas centrais do jornal Expresso, que pretende realizar “uma auditoria contabilística e jurídica para rever todos os factos que envolvem a aplicação financeira realizada na Rioforte”. Trata-se da reacção da telefónica brasileira à espera de mais de um mês por esclarecimentos da PT.

Otávio Azevedo e Fernando Portella, os dois representantes da Oi no conselho de administração da Portugal Telecom que saíram após ter sido tornado pública a situação com a Rioforte, alegando que não tinham sido informados da mesma, assinaram uma nota que foi publicada no jornal Expresso, onde informam que vão procurar “aprofundar e melhor compreender, dentre outras coisas, operações das empresas com suas partes relacionadas”.

A auditoria da Oi vai juntar-se ao inquérito interno da PT e ainda a duas auditorias externas já em curso, por parte da PricewaterhouseCoopers e da CMVM. A operadora brasileira quer saber quem tem responsabilidades na compra de dívida à Rioforte.

Henrique Granadeiro, o atual presidente executivo (que sairá em Setembro) parece ser o principal alvo das críticas da Oi. Primeiro pelo fato de não ter respondido ao pedido de explicações enviado do Brasil no início de Julho. Depois porque citam “o conflito de informações” presente nos comunicados da Portugal Telecom SGPS de 30 junho e de 7 de agosto.

A diferença encontrada está relacionada com a afirmação de Granadeiro em agosto, quando, ao anunciar a sua saída, afirmou que “nem o conselho de administração nem a comissão executiva da PT aprovaram ou discutiram” a compra de dívida ao GES mas já antes, o tal comunicado de junho informava o mercado dessa compra e vinha assinado conjuntamente por Henrique Granadeiro e Luís Pacheco de Melo, o diretor financeiro da PT.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …