Ex-oficiais nazis terão formado exército secreto após a 2ª Guerra Mundial

Documentos escondidos durante anos nos arquivos da Agência de Inteligência da Alemanha, Bundesnachrichtendienst (BND), revelam planos secretos de 1949, criados por veteranos da Waffen-SS e da Wehrmacht – o conjunto das Forças Armadas da Alemanha no Terceiro Reich -, para formar uma força paramilitar com 40 mil combatentes.

Os documentos descobertos pela revista alemã Der Spiegel revelam igualmente que as forças de ocupação dos aliados não sabiam sobre o plano, no qual diversos ex-generais nazis poderiam se tornar comandantes das Forças Armadas da Alemanha Ocidental – Bundeswehr -, noticiou a Sputnik na segunda-feira.

O plano teria o apoio dos ex-generais do Terceiro Reich, como Hans Speidel, que foi nomeado chefe das forças terrestres da NATO na Europa Central em 1957, e Adolf Heusinger, o primeiro inspetor geral da Bundeswehr.

Na ocasião, a ideia da criação de um exército secreto foi de Albert Schnez, um ex-coronel da Wehrmacht, que, posteriormente, tornou-se oficial da Bundeswehr, segundo a revista National Interest.

Dessa maneira, Albert Schnez pretendia formar um exército composto por oficiais experientes, formando divisões de núcleos de combate.

Segundo revela o documento, o então chanceler Konrad Adenauer, foi informado sobre o exército secreto em 1951, quando ordenou que os seus espiões monitorizassem o grupo. No entanto, não tomou qualquer medida para interromper as ações da organização.

TP, ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Dificilmente pode ser considerado secreto quando se trata do próprio exército da Republica Federal da Alemanha. Nada tem de secreto. A RFA integrou, reconheceu as patentes e entregou funções de comando aos antigos oficiais nazis. Nenhum governo de Bona pôs isso em causa e nunhum aliado da NATO tampouco.
    Em contraste quando da absorção da Republica Democrática Alemã, os seus elementos foram privados de patentes, e até mesmo das reformas. O que mostra bem quem é considerado um perigo para o Status quo.

    • Adicionalmente, ser oficial da Wehrmacht, ou mesmo das Waffen SS, não faz deles NAZIS implicitamente.
      A maioria destes militares não eram mais do que isso mesmo,…militares.
      E se alguma vez foram seleccionados para cargos em instituições nacionais, ou supranacionais, foi talvez pela qualidade das suas competências.
      Aliás, nem percebo o sentido desta notícia (se é uma notícia, de todo)

    • Lamento dizer-lhe mas está equivocado. Se alguma benevolencia poderia encontrar-se para as Wermacht nunca para as Waffen SS constituídas pelo que de mais confiança existia para o partido nazi. E portanto nazis sim que espalharam o terror por onde passaram tal como em Oradour-sur-blanes.
      Não estamos a falar de militares que só cumpriam ordens

      • O Klaus Barbie até foi trabalhar para os americanos enquanto agente secreto até meados da década 70 e apenas em meados da década de 80 foi extraditado para julgamento!!! E olhe que há quem diga que era o pior deles todos!

        • O Barbie foi trabalhar para CIA, mas quantos ex-oficiais nazistas não trabalharam também para União Soviética? O próprio projeto da Ak-47 foi baseado no fuzil de assalto alemão STG-44.

  2. A história sempre se repete. A versão válida e definitiva, é sempre dos vencedores. Tudo acontece ou deixa de acontecer de acordo com as conveniências. Von Braun, foi importantíssimo para os gringos USA. Klaus foi importante por um período, depois, continuou sendo para acertos com gringos Judeus. Em verdade, os profissionais alemães, lutavam por missão patriótica e dever militar.

  3. O Klaus Barbie (o conhecido carniceiro de Lyon) foi um entre tantos. Não sei se o pior mas o epíteto diz muito. Mas este fugiu esteve longe, o pior são os que foram “desnazificados” (o que eu nem sei o que seja) e continuaram alegremente no exército da RFA. Se o dever patriótico dos militares alemães foi matar e perseguir populações civis, mandar para os campos de extreminio milhões de pessoas homens, mulheres, crianças, judeus, ciganos, eslavos, homossexuais, e todos os que se colocassem contra o regime nazi (particularmente os comunistas), sendo que muitos até eram de nacionalidade alemã…. Então estamos conversados. Nem é necessário acrescentar qualquer palavra sobre nazi e seu conceito de patriotismo.

  4. Interessante!!! Todos NÓS fazemos uma SUPOSTA análise da história sob NOSSA ótica olhando pelo RETROVISOR!!! Será que se fôssemos ALEMÃES, sobrevivendo como MENDIGOS, em plenos anos 20, passando FOME, tendo mais da metade da população do país SEM TRABALHO e SEM RENDA, tendo a parte MAIS RICA EM MINERAIS do ppaís sob controle e comando e exploração da FRANÇA, ficando DESPROVIDOS de carvão para sobreviver no INVERNO terrível da época, com as atividades do AGRONEGÓCIO comprometidas pela absoluta falta de RENDA e de investimentos por parte de um GOVERNO que tinha que pagar 10 BILHÕES DE MARCOS EM OURO para os vencedores da 1a guerra… Será que QUALQUER UM de nós pensaria como PENSAMOS HOJE??!!!

    • Sou pobre e miserável, vou culpar homens chamados Carlos e tornar isso a minha base política e eleitoral. Ainda bem que não vê problema nenhum com isso.

    • Pois, coitadinhos…
      Eu pensaria logo no teu extermínio nas câmaras de gás e roubaria tudo que é teu e da tua família!!
      Faz todo o sentido!…

  5. Se trabalhaste para Nazis, vou-te chamar Nazi e não vou prolongar a minha interação contigo. Guardo a minha empatia para quem a merece.

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …