Oficiais de justiça filmaram-se a dançar no “varão” do escritório (e publicaram no Facebook)

Um vídeo divulgado pela revista Nova Gente mostra, de acordo com a revista, uma chefe de gabinete do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e outras funcionárias a fazer uma dança à volta de um cabide de pé que evoca uma dança de varão.

O vídeo, de pouco mais de um minuto, terá sido filmado no Campus da Justiça e, segundo a Nova Gente, foi publicado pela própria chefe de gabinete de uma secção do DIAP no Facebook.

As funcionárias dançam, riem e gritam, usando um cabide para pendurar casacos como varão ao som de “You Can Leave Your Hat On”, de Joe Cocker, enquanto alguns colegas usam telemóveis para gravar o momento e fazem comentários.

Entretanto, o Conselho dos Oficiais de Justiça pronunciou-se sobre o assunto numa deliberação de 21 de abril, citada pelo DN.

Segundo a deliberação do Conselho dos Oficiais de Justiça, “o oficial de justiça não deve usar as redes sociais no trabalho, não deve adotar comportamentos desajustados à imagem da classe em horário ou local de trabalho, e nem publicar ou divulgar a imagem do espaço físico dos serviços por qualquer meio, por exemplo, através das redes sociais“.

O documento acrescenta que “a dignidade e o exercício zeloso das funções de oficial de justiça não são compatíveis com a prática, em horário e no local de trabalho, de atos que não se adequem à sua competência funcional e ao mínimo de discrição exigível no desempenho das funções correspondentes“.

A Direção-Geral da Administração de Justiça confirmou ao DN que já teve conhecimento da existência do vídeo, mas remeteu mais informações para um esclarecimento por escrito.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. ainda há ricos empregos em Portugal onde depois de tamanho descaramento a culpa vai uma vez mais morrer solteira. Na minha ótica, RUA com a bailarinas.

  2. O trabalho no estado anda atrasado…sempre me questionei o porquê…

    E isto antes das 35 horas semanais…
    Com sorte e a sério…vão trabalhar 10 horas úteis…

  3. Antes de sermos profissionais somos humanos! Todos temos os nossos escapes e brincadeiras! Normalmente os ditos moralistas são nódoas bem piores

  4. Pois eu acho que todos(as) deveriam adotar esta atitude!
    Um dos maiores problemas da sociedade (Portuguesa)
    é precisamente a hipocrisia generalizada…
    Haja alegria e humor em doses XXXL, independentemente das profissões,
    porque é disso que as pessoas “normais” precisam.
    Os “anormais” que se remetam todos ao seu canto escuro,
    porque efetivamente só andam aqui a ofuscar!!!!!!!!!!!!!

    • Concordo plenamente. No local de trabalho as pessoas precisam de momentos para desanuviar e criar laços de camaradagem. Resulta numa equipa que trabalha mais unida e como resultado, mais eficientemente. Penso que o único ponto negativo aqui foi que o vídeo foi colocado no YouTube.

  5. É um facto que em Portugal existe muita gente quadrada, mas…

    Por aqui se vê que, como se não bastasse quererem as 35 horas semanais, das 7 horas diárias no local de trabalho, se 2 horas horas forem de trabalho efectivo, deve ser o muito.

    Conheço vários casos que até nem fazem nadinha de manhã até à noite. Mais valia mandá-los para casa e pagar-lhes no final do mês. Sempre se poupava na despesa que fazem no local de trabalho, além de que faziam menos m*rda.

  6. As melhores empresas de Portugal disponibilizam aos seus funcionários ginásios e outros meios para durante o horário de trabalho descarregarem o stress e tem resultado em grandes aumentos de produtividade, o que se vê neste video não é mais do que a versão pobre dessas benesses, bem à boa maneira Portuguesa. Fazem bem minha lindas em sacudir e deixar as pulgas nessas repartições cheirando a mofo.

  7. Tratava-se apenas de um ensaio para muito em breve as senhoras funcionárias ocuparem as tais 5 horas semanais de que vão beneficiar esfregarem-se de volta do pau a coçarem o local onde mais sentirem comichão.

  8. ganham bem, saem cedo, não têm ordenados em atraso, não têm controle de produtividade…… então porque não fazer uma festinha para passar o tempo…..

  9. Todos fazem coisas do género no trabalho… aqui.. a diferença encontra-se talvez na particularidade que um troll colocou o video nas redes sociais. Isto não significa que o funcionários estejam a fazer um mau trabalho.. ou mesmo que a sua superiora seja má profissional… significa apenas que tiveram uma pausa (por motivo que não foi indicado).

    Não me venham dizer que nunca fizeram brincadeiras no local de trabalho! Nem quando um colega faz anos?!?

    Deve-se fazer? Talvez não!
    Deve-se arrancar a pele dos funcionários por isto? Também penso que não!

    Dêem um uma “palmada” a cada um e mandem-nos de volta ao trabalho.. não é motivo para tanto alarido!

    Por outro lado, quem colocou isto nas redes sociais é que deveria levar a palmada maior!

    Todos erramos.. e todos fazemos estas coisas! Quem disser o contrário está a ser um pouco hipócrita.. ou então terá uma vida muito cinzenta e triste!

RESPONDER

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto a cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …