OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Mário Cruz / Lusa

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros.

O Orçamento do Estado para 2021 deverá ser viabilizado esta quarta-feira pelo PCP, PAN, PEV e as duas deputadas não inscritas, permitindo a discussão da proposta do Governo na especialidade onde está sujeito às propostas dos partidos.

O Executivo tem estado a negociar com os partidos o OE2021, tendo estes conseguido a garantia de que o PS vai efetuar mudanças no OE que deverão adicionar, de acordo com o que se sabe atualmente, pelo menos mais 300 milhões de euros de despesa.

Entre as medidas, destaca-se o aumento das pensões em 10 euros e o alargamento do novo apoio social. Estas duas novas medidas deverão acrescentar 315 milhões de euros à previsão da despesa pública, que já supera os 100 mil milhões de euros em 2021.

No que diz respeito ao aumento das pensões, a medida iria custar 99 milhões de euros, de acordo com o desenho previsto no OE 2021, ou seja, ia haver um aumento entre 6 a 10 euros para as pensões até 658 euros, abrangendo assim 1,9 milhões de pensionistas.

No entanto, nas negociações com o PCP, o Governo cedeu e já confirmou que o aumento será de 10 euros a partir de janeiro. Pode assim estimar-se que o custo desta medida será mais do dobro, e custará mais 132 milhões face à proposta inicial.

No novo apoio social, a ministra do Trabalho e da Segurança Social revelou os novos números que resultaram das negociações com o BE, PCP e PAN. “Exemplo do trabalho conjunto e do diálogo que temos feito ao longo destes meses é exatamente a evolução que fizemos na prestação social, que neste momento, com os cálculos que fazemos, consegue abranger muitas mais pessoas do que aquela que foi a construção inicial”.

Desta forma, Ana Mendes Godinho, revelou que “com o alargamento que fomos fazendo, estimamos que este apoio chegue a 250 mil pessoas, com um custo de 633 milhões de euros, o que revela o esforço de procurar chegar a todos os que precisam”, disse a ministra numa audição parlamentar. Ou seja, a medida vai custar mais 183 milhões de euros do que os 450 milhões de euros previstos no OE 2021.

Esta foi uma das medidas negociadas entre o Governo e o Bloco de Esquerda. Ainda assim, os bloquistas não anunciaram as medidas que seriam viabilizadas pelo PS na especialidade. As medidas negociadas exclusivamente com o BE poderão cair por terra uma vez que o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, ameaçou excluir os bloquistas do processo negocial por causa do voto contra.

Ao abster-se do voto no OE 2021, na votação na generalidade, o PCP registou a disponibilidade do Governo de “ir para lá” da proposta que entregou no Parlamento, para além de incluir o aumento das pensões e o alargamento da prestação social, referiu ainda a atribuição do suplemento de insalubridade, penosidade e risco para os trabalhadores das autarquias locais, uma medida para a qual, para já, não existe estimativa de custo.

O PAN, que anunciou a sua abstenção este domingo, elencou uma série de medidas que os socialistas comprometeram-se a viabilizar na especialidade. A única medida para a qual se conhece o impacto é a duplicação da verba para os canis municipais e associações de proteção animal, passando de cinco para 10 milhões de euros.

No caso do PEV, que divulgou ontem que se vai abster, uma fonte oficial do partido explica ao Eco que houve “abertura” do Governo para algumas medidas, entre elas está o reforço dos meios para a conservação da natureza.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. pudera com aumentos para as despesas do Parlamento na ordem dos 50% (porque o Parlamento é que é importante).
    Rua com todos vocês. Cambada de Ladrões

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …