OE2020: Montenegro critica “campanha eleitoral permanente” do PS

Mário Cruz / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro criticou hoje a “campanha eleitoral permanente” do PS e do primeiro-ministro, António Costa, reiterando a sua pouca confiança na proposta de Orçamento do Estado para 2020.

“Agora até há vídeos do primeiro-ministro, parece que vai haver vídeos dos ministros, é um regabofe, uma campanha eleitoral permanente“, considerou o social-democrata, falando aos jornalistas em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, no segundo dia da sua visita aos Açores.

Para Montenegro, a proposta de Orçamento para o próximo ano deverá manter a “marca muito forte” dos orçamentos dos executivos de António Costa, a “grande diferença” entre o projetado e a “realidade da execução”, nomeadamente com as “cativações que ganham relevo durante o ano”.

“Já não tenho esperança de ver o PS e o doutor António Costa mudarem a sua perspetiva e deixarem de empatar este país“, prosseguiu ainda o candidato a líder do PSD.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 foi entregue ao final do dia de segunda-feira na Assembleia da República pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, que hoje de manhã já deu, entretanto, uma conferência de imprensa para apresentar o documento.

Está inscrito na proposta um excedente orçamental equivalente a 0,2% do PIB, o que a concretizar-se será o primeiro saldo orçamental positivo da democracia.

A proposta do Governo prevê ainda uma taxa de crescimento económico de 1,9% e uma descida da taxa de desemprego para 6,1%. Com a entrega da proposta do Governo inicia-se agora a sua análise e debate, estando prevista a votação final global para 6 de fevereiro.

O PSD vai a eleições no dia 11 de janeiro, concorrendo a presidente do partido, além de Montenegro, o atual líder, Rui Rio, e o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Montemeerda estamos quase empatados tu tens pouca confiança no OE2020, já eu não tenho confiança alguma no Governo e muito menos em ti, resumindo a minha confiança nos actuais políticos é ZERO.

  2. O PSD nunca vai conseguir engolir este superavit… é uma pedra no sapato da direita!
    Chamar campanha a contas certas e finanças saudáveis é no mínimo ridículo e demonstra mau perder!

  3. o monteme— e outro arruaceiro como o aventura chega os 2 estao bem 1 p o outro

    nunca confiei nem confio em politiqueiros a minha confianca neles e 0,00

RESPONDER

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …