Injeção no Novo Banco foi chumbada, mas OE prevê 467 milhões para outros bancos falidos

António Pedro Santos / Lusa

Embora uma nova injeção no Novo Banco tenha sido chumbada, o Governo prevê um montante de 467 milhões de euros para outros bancos falidos.

O Parlamento chumbou, em sede de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), a autorização para o Governo “cumprir” os seus “compromissos contratuais” e injetar mais 476 milhões de euros no Novo Banco. No entanto, o orçamento prevê um montante de 467 milhões de euros para outros bancos falidos, nomeadamente o Banif e o BPN, escreve o Dinheiro Vivo.

Os quadros do OE2021 foram radicalmente alterados e as despesas previstas para os veículos públicos com os ativos problemáticos deixaram de constar em anexo das leis. Ainda assim, o Dinheiro Vivo explica que a informação é pública e pode ser encontrada no site da Direção-Geral do Orçamento.

Assim, o Governo fica autorizado a gastar 467 milhões de euros com os sete veículos financeiros que guardam os restos do Banif e do BPN.

Cerca de 80% dos 467 milhões de euros aprovados vão para os veículos Banif. Este valor é bastante inferior (menos 35%) face ao que ficou orçamentado no OE2020 suplementar. Por sua vez, o OE2021 tem reservados mais de 96 milhões de euros para o BPN, menos 28% face ao que está no OE2020 suplementar.

No total, desde 2008, o Tribunal de Contas calcula que as perdas dos contribuintes com os apoios orçamentais concedidos aos bancos vão já em 18,3 mil milhões de euros. BES/Novo Banco, CGD, BPN e Banif são, respetivamente, os maiores sorvedouros de dinheiros públicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …