Odemira. Problema não está nos contentores, mas sim “nas aldeias”

José Sena Goulão / Lusa

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, considera que o problema de Odemira reside “nas aldeias, onde são alugadas casas sem condições”.

Em entrevista à Visão, Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, falou do caso dos trabalhadores agrícolas na costa alentejana.

Para a governante, o problema de Odemira não são os contentores instalados para acolher os migrantes que trabalham nas estufas, mas sim “as aldeias, onde são alugadas casas sem condições, casas com três, quatro quartos, onde estão 40, 50 pessoas”.

Ainda assim, Maria do Céu Albuquerque salientou que “não importa só disponibilizar habitação em condições dignas”. É preciso fazer mais: “temos de ter serviços públicos, com escolas, centros de saúde, transportes, para acolher as dez mil pessoas que estão ali a trabalhar”, elencou.

Questionada sobre as condições dos 229 contentores legalizados durante 10 anos, a ministra garantiu que foram todos inspecionados no âmbito da resolução de Conselho de Ministros.

Destacou ainda, na mesma entrevista, que a intenção era que os contentores fossem uma solução temporária. O objetivo é recuperar casario devoluto para abrigar os migrantes.

Embora admita que há maus exemplos, a ministra recusa apontar o dedos aos empresários de Odemira. “Sabemos que existem empresas de trabalho temporário que nos levantam reservas, mas também há empresas que oferecem as condições necessárias e têm contratos coletivos de trabalho”, afirmou.

A comunidade migrante em Odemira esteve na origem de um surto de covid-19. Na sequência da situação sanitária, duas freguesias da região foram sujeitas a uma cerca sanitária, entretanto levantada.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que sentido de humor que ela tem… Está a chamar aldeias aos ministérios: da agricultura, da administração interna, da solidariedade, da saúde… E todos juntos formam um concelho tipo… Odemira!!
    Que grande comédia! (seria, se não fosse trágico)

  2. Esta criatura tem umas histórias em Abrantes por explicar. De resto, não é a única neste governo. Outras são conhecidas por enviar emails a denegrir pessoas, muito embora depois o tribunal não veja aquilo que todos bem compreenderam.

RESPONDER

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …