Odemira. Problema não está nos contentores, mas sim “nas aldeias”

José Sena Goulão / Lusa

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, considera que o problema de Odemira reside “nas aldeias, onde são alugadas casas sem condições”.

Em entrevista à Visão, Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, falou do caso dos trabalhadores agrícolas na costa alentejana.

Para a governante, o problema de Odemira não são os contentores instalados para acolher os migrantes que trabalham nas estufas, mas sim “as aldeias, onde são alugadas casas sem condições, casas com três, quatro quartos, onde estão 40, 50 pessoas”.

Ainda assim, Maria do Céu Albuquerque salientou que “não importa só disponibilizar habitação em condições dignas”. É preciso fazer mais: “temos de ter serviços públicos, com escolas, centros de saúde, transportes, para acolher as dez mil pessoas que estão ali a trabalhar”, elencou.

Questionada sobre as condições dos 229 contentores legalizados durante 10 anos, a ministra garantiu que foram todos inspecionados no âmbito da resolução de Conselho de Ministros.

Destacou ainda, na mesma entrevista, que a intenção era que os contentores fossem uma solução temporária. O objetivo é recuperar casario devoluto para abrigar os migrantes.

Embora admita que há maus exemplos, a ministra recusa apontar o dedos aos empresários de Odemira. “Sabemos que existem empresas de trabalho temporário que nos levantam reservas, mas também há empresas que oferecem as condições necessárias e têm contratos coletivos de trabalho”, afirmou.

A comunidade migrante em Odemira esteve na origem de um surto de covid-19. Na sequência da situação sanitária, duas freguesias da região foram sujeitas a uma cerca sanitária, entretanto levantada.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que sentido de humor que ela tem… Está a chamar aldeias aos ministérios: da agricultura, da administração interna, da solidariedade, da saúde… E todos juntos formam um concelho tipo… Odemira!!
    Que grande comédia! (seria, se não fosse trágico)

  2. Esta criatura tem umas histórias em Abrantes por explicar. De resto, não é a única neste governo. Outras são conhecidas por enviar emails a denegrir pessoas, muito embora depois o tribunal não veja aquilo que todos bem compreenderam.

RESPONDER

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …

Membros do comando saudita que assassinou Khashoggi foram treinados nos EUA

Os quatro membros do comando que matou o jornalista saudita Jamal Khashoggi, em 2018, terão recebido formação paramilitar nos Estados Unidos. O jornal norte-americano The New York Times noticiou, na terça-feira, que quatro membros do comando …

Homem de etnia cigana morre após polícia pressionar joelho no seu pescoço. Caso já é comparado ao de Floyd

O caso ocorreu na República Checa. Um homem de etnia cigana morreu depois de um polícia ter pressionado o joelho sobre o seu pescoço durante vários minutos. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a …

Relatório dos Sistemas de Saúde arrasa gestão da pandemia

O Relatório de Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, critica a gestão da pandemia em Portugal, salientando que "não estamos a aprender ainda, com a experiência da pandemia, aquilo que seria necessário …

Líderes independentistas catalães já começaram a sair da prisão

Os nove líderes independentistas catalães que receberam o indulto do Governo espanhol começaram, esta quarta-feira, a sair das prisões onde se encontravam. A ex-presidente do parlamento regional Carme Forcadell foi a primeira a abandonar o estabelecimento …

Afinal, Bruxelas não vai restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

A Comissão Europeia desmentiu o facto de estar a ser preparada uma alteração legislativa para restringir a difusão de conteúdos audiovisuais produzidos no Reino Unido na programação das estações televisivas ou nas plataformas de streaming …

Altice culpa ANACOM e Governo por despedimento colectivo (e ameaça deixar Portugal)

A Altice anunciou o despedimento colectivo de quase 300 trabalhadores depois das saídas de cerca de mil funcionários por mútuo acordo. Mas admite que continua a ter colaboradores "dispensáveis" e deixa o alerta de que …

PCP encerra jornadas parlamentares com sete páginas de críticas ao Governo

Sete páginas do discurso de encerramento das jornadas parlamentares do líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira, foram dedicadas às queixas contra o Governo e o PS. As jornadas parlamentares do PCP terminaram com …

Um terço dos internados em UCI em Lisboa estava vacinado com a primeira dose

Cerca de um terço dos doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já estava vacinado com a primeira dose quando deu entrada no …

Fernando Santos admitiu mudanças. Eis as mexidas que podem acontecer no "onze"

Fernando Santos admitiu promover alterações no onze inicial de Portugal frente à França. Eis a equipa que pode entrar em campo logo à noite. A derrota por 2-4 frente à Alemanha, no segundo jogo da fase …