/

Obuses disparados pelo exército ucraniano atigiram território russo

US Marine Corps / Flickr

Obus disparado por uma howitzer (peça de artilharia pesada, por vezes designada obuseiro ou morteiro)

Obus disparado por uma howitzer (peça de artilharia pesada, por vezes designada obuseiro ou morteiro)

Um posto fronteiriço e algumas aldeias situadas em território russo foram atingidas por três obuses disparados pelo exército ucraniano, violando o cessar-fogo, revelaram hoje os guardas do posto, citados por várias agências noticiosas.

“Após os confrontos em território ucraniano, obuses disparados pelos militares ucranianos atingiram o território russo”, afirmou o porta-voz dos guardas fronteiriços da região de Rostov-sur-le-Don, no sul da Rússia, Vassili Malaev.

Segundo o responsável, “um dos morteiros danificou seriamente um edifício da alfândega”.

Na sexta-feira, o chefe do governo da autoproclamada república popular de Donetsk, Alexandr Borodai, anunciou que os rebeldes pró-russos das regiões de Donetsk e Lugansk, leste da Ucrânia, prolongaram o cessar-fogo até segunda-feira, 30 de junho.

“O Presidente ucraniano, Petro Porochenko prolongou o cessar-fogo até 30 de junho. Nós também vamos cessar fogo durante esse período”, disse Borodai, referindo-se a uma decisão ainda não anunciada pelas autoridades de Kiev.

Poroshenko esteve na sexta-feira em Bruxelas para assinar um acordo de associação com a União Europeia.

Uma fonte diplomática europeia indicou que o Presidente ucraniano aceitou prolongar a trégua, mas, pouco depois, Porochenko disse à imprensa que a decisão só será tomada quando regressar a Kiev, na noite deste sábado, depois de ouvido o ministro da Defesa e o conselho de Defesa.

O cessar-fogo, decretado no sábado 21 de junho e que expirava às 22:00 locais (20:00 em Lisboa) de sexta-feira, prolonga por mais 72 horas o prazo para que as duas partes tentem ultrapassar divergências para procurar uma solução para o conflito, que já fez centenas de mortos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.