/

“Obamacare” declarado inconstitucional por juiz federal do Texas

3

Pete Souza / The White House

Um juiz federal norte-americano declarou inconstitucional o sistema de cobertura médica universal designado “Obamacare”, uma decisão saudada pelo presidente Donald Trump e contestada pela oposição democrata.

A decisão do magistrado do Texas Reed O’Connor foi tomada depois de o Congresso ter modificado, há alguns meses, a lei no âmbito da reforma tributária promovida pelo atual Presidente. Trump saudou a decisão do juiz com uma mensagem publicada no Twitter.

“Uau, mas não é nenhuma surpresa, o Obamacare acaba de ser considerado inconstitucional por um juiz altamente respeitado do Texas. Uma boa notícia para a América!”, escreveu.

Para Trump – que identificou o Obamacare como um alvo desde a campanha que o levaria à eleição – esta decisão, ainda que isolada, representa uma vitória, depois de várias tentativas fracassadas de repelir a legislação no Congresso, uma das quais devido a um voto contra do já falecido senador republicano John McCain.

A democrata Nancy Pelosi, que deverá assumir a presidência da Câmara dos Deputados em janeiro, e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, já disseram que vão recorrer para o Supremo Tribunal deste “julgamento cruel” e “absurdo”.

A decisão “evidencia o objetivo final da ofensiva geral dos republicanos” contra qualquer acesso dos norte-americanos a “um sistema de saúde acessível”, afirmou Nancy Pelosi. Para Chuck Schumer, a decisão do juiz “é baseada num raciocínio jurídico errado” e poderá “ser quebrada”.

No entanto, “se esse terrível julgamento for confirmado pelos tribunais superiores, será um desastre para dezenas de milhões de famílias norte-americanas”, disse Schumer.

Mais de 20 milhões de norte-americanos dependem do Obamacare para terem acesso a alguma proteção na doença. A lei foi promovida pelo ex-Presidente Barack Obama, sendo promulgada em 2010.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Ver o Trump todo contente por haver americanos que ficam sem acesso a cuidados de saúde básicos, é esclarecedor sobre a sua bestialidade!…

    • Por falar em bestialidade, você é deveras burro..
      Simplificar de forma tão ridícula (acesso a cuidados de saúde básicos) um tópico complexo como o ObamaCare e as suas implicações para a economia americana,
      Típica ovelha que gosta de ir com a opinião da maioria.

      Essa é a grande lacuna da democracia, a multidão é fácil de ser induzia em erro, pois raramente pensa no que diz, faz ou apoia.

      • Quando não há capacidade para mais, a que se recorre?
        Pois…
        A sério que o ObamaCare tem “implicações para a economia americana”?!
        E onde é que já se viu um país gastar dinheiro com a saúde dos seus cidadãos?
        É que nem pensar!…
        O melhor é matar logo os doentes – esses malandros que só dão prejuízo…
        E assim já sobra dinheiro para mais uma guerra, para salvar bancos ou para ir a Marte…
        .
        Exacto, e a melhor prova disso foi a eleição do Trump!
        Mas não te esqueças que também é a democracia que te permite fazeres comentários arrogantes e apalermados como se fosses o dono da razão e da sabedoria!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.