Obama no Porto: um cálice de vinho, fotografias e muitas dores de cabeça

Patrick Hamilton / G20 Australia

As cerca de três horas que Barack Obama passa hoje no Porto, para participar numa conferência sobre alterações climáticas, são uma verdadeira dor de cabeça para as autoridades nacionais, por questões de segurança. E o “risco” da visita é tão elevado que os Serviços Secretos norte-americanos foram excepcionalmente autorizados a usar armas.

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai intervir na Climate Change Leadership Porto Summit 2018, uma conferência sobre alterações climáticas, perante um grupo de 2200 convidados seleccionados.

Obama vai discursar e responder a perguntas dentro do Coliseu do Porto, mas não prestará declarações à comunicação social, recebendo meio milhão de euros pela participação no evento.

Será uma visita relâmpago de apenas cerca de três horas, com a chegada do ex-chefe de Estado a estar prevista para as 13 horas e a partida do Porto para as 16 horas.

Pelo meio, Obama “poderá limpar a voz com um bom cálice de vinho do Porto“, como diz ao Expresso Adrian Bridge, o presidente executivo do grupo The Fladegate Partnership, a entidade que organiza a conferência. E vai também tirar fotografias com cem convidados seleccionados do público.

O ex-Presidente norte-americano nem sequer quis pernoitar no Porto, tendo preferido “dormir em Madrid, onde participa no mesmo dia numa cimeira sobre economia circular”.

O semanário refere que a equipa de Obama “ainda visitou o multipremiado Yeatman”, em Vila Nova de Gaia, “para escolher quartos e prolongar a jornada no Porto”, mas a preferência acabou por recair sobre a capital espanhola.

Dispositivo de segurança reforçado

Mesmo assim, as autoridades portuguesas estão obrigadas a implementar um reforçado dispositivo de segurança que conta com vigilância aérea de drones, agentes especiais de grupos de elite da PSP, alguns dos quais disfarçados de cidadãos comuns, e equipas apetrechadas com pistolas-metralhadoras, escreve o Diário de Notícias.

Haverá ainda um controle apertado da unidade de detecção de explosivos e o auxílio dos Serviços Secretos dos EUA, que acompanham Obama por se tratar de um antigo Presidente do país. Os EUA suportam também, desta forma, parte dos custos de segurança envolvidos na operação.

Os agentes dos Serviços Secretos norte-americanos têm “autorização especial para usar armas”, nota o DN, lembrando que esse direito, em território nacional, é exclusivo das forças de segurança portuguesas.

A “PSP destacou tudo o que tem de melhor, de equipas de elite a equipamento” para cerca de “150 minutos classificados de alto risco“, reforça aquele diário.

O Observador acrescenta ainda que os convidados da conferência estão “proibidos de sair do edifício”, “para além de serem revistados à entrada, de terem de atravessar um dos três pórticos de detecção de metais e de não poderem trazer consigo mochilas, máquinas fotográficas, portáteis ou garrafas”.

A visita de Obama vai ainda provocar constrangimentos de trânsito, com as Ruas Passos Manuel e Formosa cortadas à circulação durante parte do dia. Na rua do Coliseu, a Passos Manuel, até os peões serão impedidos de passar durante a realização da conferência.

“Não foi fácil” trazer Obama ao Porto

Barack Obama só tem seis presenças confirmadas em conferências mundiais para este ano de 2018, e o evento de hoje no Porto tem o privilégio de estar entre elas.

O organizador da Climate Change Leadership Porto Summit 2018, Adrian Bridge, admite ao Observador que “não foi fácil” trazer Obama à Invicta.

“O Presidente Obama recebe cerca de 30 convites diariamente para falar. As pessoas oferecem-lhe fortunas. E ele não costuma fazer isto, não é um grande orador, não é um Presidente como Bill Clinton, por exemplo. Ele está mais focado a escrever os seus livros”, repara.

“Mas há algumas coisas que ele acha que são muito importantes e decide apoiar. Uma delas são as alterações climáticas; a outra são as questões de liderança. E a nossa iniciativa usa os dois”, acrescenta o organizador da conferência no Porto.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Alguem lhe perguntou porque é que as criancas eram separadas dos pais na fronteira com o mexico e metidas atras de grades? Ah pois é, só se “indignaram” com isso com o Trump.
    +500 mil euros na conta bancária do Obama. Propaganda ao aquecimento global é um óptimo negócio.
    Entretanto no site da NASA os dados mostram que o gelo vai aumentando

  2. Um dos presidentes dos Estados Unidos que penso ter sido um dos melhores. Creio que o cidadão Norte americano deve sentir falta desta pessoa no poder….

  3. Se pegassem nesse dinheiro e o usassem para plantar árvores nas áreas ardidas faziam melhor ao planeta que esse masturbador mental a falar que só fez porcaria enquanto foi presidente dos EUA! Só espero que não tena sido dos meus impostos! Ele recebeu o guito como quem diz comeu o isco e cagou no anzol não se dando ao trabalho sequer de cá dormir!

  4. Elle e um dos mais criminosos. Investigaram Pizzagate, e Pedogate. E tem de informar se sobre as bombos com uranio e phosporo que elle daixou cair em iraque. Ate o alteracao climatica e um mentira , e simplesmente um erro mathamatico em relacao oa passado. Ate o sol deixou de ter as manchas pretos, e por isso vai aquecer a terra nos proximas anos, mas nao e a culpa dos humanos. E estranjo pouco se fala sobre reducao exploracao da natureza, o menos consumo. Tudo dest mentira serve para da loucros aos ricos. Algum dia os automoveis ao petroleo vao ser proibidos. Mas as idiotas nao falam sobre o consumo de C02 na producao de batterias de litio que e altissimo. Significa um caro electro consome o mesmo CO2 como os carros normais…

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …