Obama cobra meio milhão de euros por conferência no Porto

Peter Andrews / KPRM

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

Barack Obama vai receber cerca de meio milhão de euros pela presença de algumas horas no Porto, para discursar numa conferência sobre alterações climáticas, a 6 de Julho de 2018.

O Expresso apurou que a organização da conferência “Climate Change Leadership Porto 2018”, dedicada ao tema das alterações climáticas, vai custar cerca de um milhão de euros, sendo que metade do orçamento será para pagar a Barack Obama.

O ex-Presidente dos EUA vai estar no Porto apenas durante algumas horas, para participar na conferência, e não deverá dar entrevistas, segundo o semanário.

Em Setembro de 2017, Obama foi alvo de muitas críticas depois de se ter tornado público que receberia 1,2 milhões de dólares (quase 990 mil euros) por três discursos para grandes empresas cotadas na bolsa norte-americana.

Também os ganhos de Bill Clinton, outro ex-Presidente dos EUA, com conferências já deram que falar. O antigo chefe de Estado terá amealhado cerca de 100 milhões de dólares (mais de 82 milhões de euros) com a participação em conferências entre 2001 e 2014, de acordo com dados divulgados pela revista Forbes em Outubro de 2015.

Em 2001, Clinton terá cobrado 125 mil dólares (cerca de 103 mil euros) pela primeira palestra que deu, após ter deixado a Casa Branca, num evento organizado pela Morgan Stanley em Nova Iorque, como nota a Forbes. Mas esse valor depressa disparou para os 225 mil dólares (cerca de 185 mil euros). O ex-Presidente chegou a cobrar 500 mil dólares (mais de 400 mil euros) por conferência.

O cheque que Barack Obama vai receber pela conferência no Porto até se pode considerar uma “pechincha”, à luz da actualização da inflação.

A conferência “Climate Change Leadership Porto 2018” é organizada pela Advanced Leadership Foundation, fundação norte-americana que visa promover a criação de uma rede global de futuros líderes mundiais. Obama é a grande estrela do evento que está aberto à participação apenas por convite, para parceiros da iniciativa.

Está também prevista a presença de oradores como o Prémio Nobel da Paz em 2007, Mohan Munasinghe, economista do Sri Lanka, como a política búlgara Irina Bokova, antiga directora-geral da UNESCO, e como o presidente da Advanced Leadership Foundation, Juan Verde.

SV, ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Será que vem esclarecer também de que forma criou/financiou grupos terroristas como o Estado Islâmico, e como contribuiu para o caos na Líbia e Síria?
    E já agora, como justifica ter aceite o Prémio Nobel da Paz que lhe foi atribuído??

    https://qanon.pub

  2. Aguardaremos também esclarecimentos sobre a criação e financiamento de grupos terroristas, como o Estado Islâmico, a destruição da Líbia e Síria e consequente crise humanitária, e actos de espionagem ilegais sobre a população.
    Deixou obra feita, sem dúvida..

  3. Pode não o ser para outros,mas para mim não deixa de ser uma notícia chocante.
    Estamos a falar de meio milhão de euros por uns minutos !!
    E leio aqui “uma pechincha” ?
    Estou certamente desactualizado pelas benesses que fazem certos oradores !
    Institui-se este estinhar (lembremo-nos recentemente de Tony Blair, Clinton e quejandos) e agora faz carreira este passear de reformas douradas.
    Ainda estou para saber aquilo que ele vai dizer de novo. E se algo disser, não foi correcto para com o mundo enquanto teve poder para isso. Guardou trunfos para a reforma.
    Afinal vale a pena ser enxovalhado e amesquinhado durante meia dúzia de anos,porque estes passam e o que irá contar serão as transferências do vil metal electrónico.

  4. Não vou dizer que Obama devia ter vergonha! Isso seria desculpá-lo. Estas demonstrações de serem donos do que é dos outros é ignomínia. Pior Pior só a falta de vergonha destas organizações, que lutam pelo bem do planeta e convidam gente desta. Será que Obama depois lhes restitui algum para as suas contas particulares? Só isso justifica tal convite. (Comem todos, e do que é nosso)

  5. Deve vir dizer o que ninguém sabe. Por esse preço vai ser uma grande surpresa mundial. Vão cair governos e o mundo fica menos poluído.

  6. Isto é a lei do mercado.
    Se ninguém lhe pagar o que ele quer terá de baixar o seu valor para números mais reduzidos.
    Se alguém disse-se ao Obama, só temos 100K€ para te pagar, ele teria de aceitar.
    A pergunta aqui deveria ser outra, o que percebe ele de ambiente para ser convidado pago?
    É quase como o futebol, enquanto os jogadores pedirem os aumentos de ordenado e os clubes os pagarem , eles pedirão.
    Ou como os carros 1 milhão de euros, e as casas de 5Milhoes, enquanto houver mercados alguém a pagar por isso vão-se vender.

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …