O urso polar mais triste do mundo está um pouco mais feliz

Pizza, o “urso polar mais triste do mundo”, que vivia numa jaula dentro de um shopping na cidade de Guangzhou, na China, foi transferido para o parque oceânico em que nasceu, no norte do país.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, estima-se que 500 espécies de animais vivam no 6º andar do shopping center Grandview, em Guangzhou – entre as quais raposas antárticas, uma baleia-branca e uma morsa.

Pizza, que vive em péssimas condições num aquário, serve de atracção para as pessoas que passam pelo shopping, e tornou-se conhecido como o urso polar mais triste do mundo.

Segundo alguns especialistas, o animal mostra sinais de depressão e mal-estar.

Uma campanha mundial organizada por activistas dos direitos dos animais arrecadou 1 milhão de assinaturas de pessoas que pediam uma melhoria na qualidade de vida do pobre urso. Uma outra petição, que exigia o encerramento do aquário, já recolheu mais de 800 mil assinaturas.

Os donos do shopping afirmam que a mudança de Pizza é temporária, para permitir que o aquário em que vive seja remodelado.

Mas os responsáveis pela petição mostram-se esperançosos de que o urso possa agora permanecer num novo lar.

Pizza viveu uma vida de privação e sofrimento na sua pequena jaula no shopping. A notícia da sua saída deixou-me muito feliz e aliviado”, diz Peter Li, especialista em política chinesa na Sociedade Humanitária Internacional citado pelo Daily Mail.

“Não há remodelações suficientes que possam transformar um aquário num shopping center em um lugar adequado para Pizza, e mandá-lo de volta agora seria cruel e desumano”, acrescenta Peter Li.

O jornal britânico diz também que o Yorkshire Wildlife Park fez uma proposta para levar Pizza para o Reino Unido, mas a proposta foi rejeitada pelas autoridades chinesas.

Segundo as autoridades, o urso nunca irá deixar a China.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …