O urso polar mais triste do mundo está um pouco mais feliz

Pizza, o “urso polar mais triste do mundo”, que vivia numa jaula dentro de um shopping na cidade de Guangzhou, na China, foi transferido para o parque oceânico em que nasceu, no norte do país.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, estima-se que 500 espécies de animais vivam no 6º andar do shopping center Grandview, em Guangzhou – entre as quais raposas antárticas, uma baleia-branca e uma morsa.

Pizza, que vive em péssimas condições num aquário, serve de atracção para as pessoas que passam pelo shopping, e tornou-se conhecido como o urso polar mais triste do mundo.

Segundo alguns especialistas, o animal mostra sinais de depressão e mal-estar.

Uma campanha mundial organizada por activistas dos direitos dos animais arrecadou 1 milhão de assinaturas de pessoas que pediam uma melhoria na qualidade de vida do pobre urso. Uma outra petição, que exigia o encerramento do aquário, já recolheu mais de 800 mil assinaturas.

Os donos do shopping afirmam que a mudança de Pizza é temporária, para permitir que o aquário em que vive seja remodelado.

Mas os responsáveis pela petição mostram-se esperançosos de que o urso possa agora permanecer num novo lar.

Pizza viveu uma vida de privação e sofrimento na sua pequena jaula no shopping. A notícia da sua saída deixou-me muito feliz e aliviado”, diz Peter Li, especialista em política chinesa na Sociedade Humanitária Internacional citado pelo Daily Mail.

“Não há remodelações suficientes que possam transformar um aquário num shopping center em um lugar adequado para Pizza, e mandá-lo de volta agora seria cruel e desumano”, acrescenta Peter Li.

O jornal britânico diz também que o Yorkshire Wildlife Park fez uma proposta para levar Pizza para o Reino Unido, mas a proposta foi rejeitada pelas autoridades chinesas.

Segundo as autoridades, o urso nunca irá deixar a China.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …