Há um novo urso polar mais triste do mundo (e está num shopping chinês)

Pizza vive dentro de quatro paredes num centro comercial na China, podendo ser considerado o novo “urso polar mais triste do mundo”, sucedendo a Arturo que morreu na Argentina.

Depois de, no início deste mês, ter sido noticiado que o “urso polar mais triste do mundo” tinha morrido na Argentina, eis que nos chega outro caso que vai totalmente contra os direitos dos animais.

Com 30 anos de idade, Arturo morreu no jardim zoológico de Mendoza, numa cidade argentina onde as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC. Era o único urso polar em cativeiro no país.

Agora, segundo a BBC, Pizza é o seu novo sucessor, um animal da mesma espécie que vive dentro de quatro paredes num centro comercial na China.

O urso polar vive num aquário, inaugurado em janeiro passado, no centro comercial Grandview, em Guangzhou.

Imagens feitas no local mostram o animal deitado ou sentado, com o olhar distante, enquanto as pessoas param para tirar fotografias. Num vídeo, divulgado pela organização Animals Asia, o urso parece mesmo estar a chorar.

Além de Pizza, o espaço também exibe baleias beluga, morsas, um lobo e raposas do Ártico. Segundo a organização não governamental, todos estes animais vivem em espaços inadequados.

A ONG afirma mesmo que, no caso de Pizza, o espaço apertado onde vive “não tem nada de natural” e acusa os donos do recinto de nem terem tentado “criar um ambiente que atenda às necessidades de um urso polar”.

Mais de 500 mil pessoas já assinaram uma petição a exigir o encerramento do local.

Em contrapartida, os proprietários tentam defender-se, afirmando que já fizeram algumas mudanças para melhorar o espaço e que pediram até sugestões à Animals Asia.

David Neale, diretor da organização, diz ser uma crueldade manter os animais dentro de um estabelecimento comercial.

“É impossível um urso polar conseguir viver confortavelmente dentro de um shopping e certamente não será dentro da pequena caixa de vidro onde está atualmente”, afirma.

“No entanto, se nos permitirem, vamos trabalhar para melhorar o bem-estar destes animais”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …