Há um novo urso polar mais triste do mundo (e está num shopping chinês)

Pizza vive dentro de quatro paredes num centro comercial na China, podendo ser considerado o novo “urso polar mais triste do mundo”, sucedendo a Arturo que morreu na Argentina.

Depois de, no início deste mês, ter sido noticiado que o “urso polar mais triste do mundo” tinha morrido na Argentina, eis que nos chega outro caso que vai totalmente contra os direitos dos animais.

Com 30 anos de idade, Arturo morreu no jardim zoológico de Mendoza, numa cidade argentina onde as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC. Era o único urso polar em cativeiro no país.

Agora, segundo a BBC, Pizza é o seu novo sucessor, um animal da mesma espécie que vive dentro de quatro paredes num centro comercial na China.

O urso polar vive num aquário, inaugurado em janeiro passado, no centro comercial Grandview, em Guangzhou.

Imagens feitas no local mostram o animal deitado ou sentado, com o olhar distante, enquanto as pessoas param para tirar fotografias. Num vídeo, divulgado pela organização Animals Asia, o urso parece mesmo estar a chorar.

Além de Pizza, o espaço também exibe baleias beluga, morsas, um lobo e raposas do Ártico. Segundo a organização não governamental, todos estes animais vivem em espaços inadequados.

A ONG afirma mesmo que, no caso de Pizza, o espaço apertado onde vive “não tem nada de natural” e acusa os donos do recinto de nem terem tentado “criar um ambiente que atenda às necessidades de um urso polar”.

Mais de 500 mil pessoas já assinaram uma petição a exigir o encerramento do local.

Em contrapartida, os proprietários tentam defender-se, afirmando que já fizeram algumas mudanças para melhorar o espaço e que pediram até sugestões à Animals Asia.

David Neale, diretor da organização, diz ser uma crueldade manter os animais dentro de um estabelecimento comercial.

“É impossível um urso polar conseguir viver confortavelmente dentro de um shopping e certamente não será dentro da pequena caixa de vidro onde está atualmente”, afirma.

“No entanto, se nos permitirem, vamos trabalhar para melhorar o bem-estar destes animais”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …