Há um novo urso polar mais triste do mundo (e está num shopping chinês)

Pizza vive dentro de quatro paredes num centro comercial na China, podendo ser considerado o novo “urso polar mais triste do mundo”, sucedendo a Arturo que morreu na Argentina.

Depois de, no início deste mês, ter sido noticiado que o “urso polar mais triste do mundo” tinha morrido na Argentina, eis que nos chega outro caso que vai totalmente contra os direitos dos animais.

Com 30 anos de idade, Arturo morreu no jardim zoológico de Mendoza, numa cidade argentina onde as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC. Era o único urso polar em cativeiro no país.

Agora, segundo a BBC, Pizza é o seu novo sucessor, um animal da mesma espécie que vive dentro de quatro paredes num centro comercial na China.

O urso polar vive num aquário, inaugurado em janeiro passado, no centro comercial Grandview, em Guangzhou.

Imagens feitas no local mostram o animal deitado ou sentado, com o olhar distante, enquanto as pessoas param para tirar fotografias. Num vídeo, divulgado pela organização Animals Asia, o urso parece mesmo estar a chorar.

Além de Pizza, o espaço também exibe baleias beluga, morsas, um lobo e raposas do Ártico. Segundo a organização não governamental, todos estes animais vivem em espaços inadequados.

A ONG afirma mesmo que, no caso de Pizza, o espaço apertado onde vive “não tem nada de natural” e acusa os donos do recinto de nem terem tentado “criar um ambiente que atenda às necessidades de um urso polar”.

Mais de 500 mil pessoas já assinaram uma petição a exigir o encerramento do local.

Em contrapartida, os proprietários tentam defender-se, afirmando que já fizeram algumas mudanças para melhorar o espaço e que pediram até sugestões à Animals Asia.

David Neale, diretor da organização, diz ser uma crueldade manter os animais dentro de um estabelecimento comercial.

“É impossível um urso polar conseguir viver confortavelmente dentro de um shopping e certamente não será dentro da pequena caixa de vidro onde está atualmente”, afirma.

“No entanto, se nos permitirem, vamos trabalhar para melhorar o bem-estar destes animais”, acrescenta.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …