Morreu Arturo, o urso polar mais triste do mundo

Com 30 anos de idade, Arturo morreu no jardim zoológico de Mendoza, na Argentina. Era o único urso polar em cativeiro no país.

Arturo, considerado o urso polar mais triste do mundo, morreu no domingo passado, com 30 anos de idade, escreve a BBC.

O animal, que vivia no jardim zoológico de Mendoza, na Argentina, era o único urso polar em cativeiro no país.

Como escreve a emissora britânica, foi exatamente por isso que Arturo chamou a atenção a nível global, depois de uma petição lançada pela Greenpeace.

Na altura, milhares de pessoas assinaram a iniciativa que pedia que o urso fosse transferido para um local mais frio no Canadá.

Os vários apelos sempre foram descartados pelo jardim zoológico, com os responsáveis a alegar que o urso estava “demasiado velho” para ser sedado e transferido.

Depois de, em 2012, a sua companheira Peluza ter morrido com cancro, muitos afirmam que Arturo começou a desenvolver uma depressão.

Um desequilíbrio na circulação sanguínea provocou o declínio do seu estado de saúde, afirmam os responsáveis do zoo.

Nos últimos dias, o animal estava com falta de apetite e perdeu bastante peso. Graças à sua idade avançada, o urso polar já estava cego do olho direito e estava a perder o seu olfato.

Arturo nasceu nos Estados Unidos e, com oito anos de idade, foi transferido para a Argentina. Viveu toda a sua vida no zoo de Mendoza, uma cidade onde as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC.

O zoo de Mendoza esteve encerrado no mês passado, na sequência da morte de 60 animais entre dezembro do ano passado e maio deste ano. Os responsáveis do local disseram que se tratou da propagação de uma bactéria.

Mas muitos consideram que a verdadeira causa para estas mortes é provocada pela falta de condições em que os animais vivem. Autoridades locais já anunciaram a intenção de transformar o zoo num parque ecológico.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que terá em comum este zoo com Belém, é que práqueles lados também havia um muito triste ao contrário do actual que é hiperactivo.

RESPONDER

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …