Morreu Arturo, o urso polar mais triste do mundo

Com 30 anos de idade, Arturo morreu no jardim zoológico de Mendoza, na Argentina. Era o único urso polar em cativeiro no país.

Arturo, considerado o urso polar mais triste do mundo, morreu no domingo passado, com 30 anos de idade, escreve a BBC.

O animal, que vivia no jardim zoológico de Mendoza, na Argentina, era o único urso polar em cativeiro no país.

Como escreve a emissora britânica, foi exatamente por isso que Arturo chamou a atenção a nível global, depois de uma petição lançada pela Greenpeace.

Na altura, milhares de pessoas assinaram a iniciativa que pedia que o urso fosse transferido para um local mais frio no Canadá.

Os vários apelos sempre foram descartados pelo jardim zoológico, com os responsáveis a alegar que o urso estava “demasiado velho” para ser sedado e transferido.

Depois de, em 2012, a sua companheira Peluza ter morrido com cancro, muitos afirmam que Arturo começou a desenvolver uma depressão.

Um desequilíbrio na circulação sanguínea provocou o declínio do seu estado de saúde, afirmam os responsáveis do zoo.

Nos últimos dias, o animal estava com falta de apetite e perdeu bastante peso. Graças à sua idade avançada, o urso polar já estava cego do olho direito e estava a perder o seu olfato.

Arturo nasceu nos Estados Unidos e, com oito anos de idade, foi transferido para a Argentina. Viveu toda a sua vida no zoo de Mendoza, uma cidade onde as temperaturas podem ultrapassar os 30ºC.

O zoo de Mendoza esteve encerrado no mês passado, na sequência da morte de 60 animais entre dezembro do ano passado e maio deste ano. Os responsáveis do local disseram que se tratou da propagação de uma bactéria.

Mas muitos consideram que a verdadeira causa para estas mortes é provocada pela falta de condições em que os animais vivem. Autoridades locais já anunciaram a intenção de transformar o zoo num parque ecológico.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que terá em comum este zoo com Belém, é que práqueles lados também havia um muito triste ao contrário do actual que é hiperactivo.

RESPONDER

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …