/

O selo mais raro do mundo vai ser leiloado em Nova Iorque

sothebys/facebook

British Guiana One-Cent Magenta, o selo mais raro do mundo

British Guiana One-Cent Magenta, o selo mais raro do mundo

O “British Guiana One-Cent Magenta”, o selo mais raro do mundo, um selo de um cêntimo originário da antiga colónia britânica da Guiana que é exemplar único, vai ser leiloado a 17 de junho em Nova Iorque, divulgou esta sexta a leiloeira Sotheby’s.

Emitido em 1856, o selo poderá atingir um preço de venda na ordem dos 20 milhões de dólares (cerca de 14,6 milhões de euros).

O selo “atingiu recordes nas três ocasiões em que foi colocado em leilão”, sublinhou a leiloeira Sotheby’s, responsável pela venda.

A raridade transformou este selo num “objeto mágico”, destacou a leiloeira.

Em meados do século 19, os serviços postais da Guiana, um território na América do Sul que pertencia à coroa britânica, dependiam do envio de selos pelos serviços da metrópole.

Após um atraso num envio, em 1856, o chefe dos serviços postais pediu aos responsáveis do jornal local Royal Gazette para imprimirem selos.

Destes exemplares únicos, o selo de um cêntimo, de cor magenta (um vermelho-escuro) e em forma octogonal, é o único que resistiu até aos dias de hoje.

Antes de ser apresentado em leilão, o selo, que não é exibido ao público desde 1986, estará em exposição em Londres, Hong Kong e Nova Iorque.

O último proprietário do selo foi John du Pont, um industrial milionário, que o manteve guardado, longe do público.

Du Pont foi preso em 1996 pelo assassínio de David  Schultz, um atleta olímpico americano, medalha de ouro de luta greco-romana em 1984.

John Du Pont morreu em 2010, e o leilão do selo faz parte da venda do património do falecido milionário.

ZAP/Lusa/BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.