Lazar Markovic foi outrora uma das maiores promessas do futebol mundial. Agora, aos 28 anos, está na sua terra natal, no Partizan Belgrado.
No primeiro dia de julho de 2013, o Benfica anunciou a contratação de Lazar Markovic, uma jovem promessa que tinha vindo a dar cartas na Sérvia, ao serviço do Partizan. Os 10 milhões de euros pagos pelos ‘encarnados’ colocavam uma grande pressão no extremo para ser bem-sucedido.
E assim foi. Markovic marcou sete golos e fez seis assistências na sua temporada de estreia na Luz. As boas exibições e a promessa de que poderia tornar-se um dos maiores jogadores do futebol mundial valeram-lhe uma transferência para Liverpool. Na altura, os reds pagaram 25 milhões de euros pelo jogador de 21 anos.
“Ele é um grande talento”, disse o então diretor desportivo Rui Costa, agora presidente do clube. “A sua velocidade e habilidade podem fazer a diferença na Premier League. Ele tem a habilidade e flexibilidade para escapar dos defesas facilmente. Ele tem sangue frio quando está em situações de um contra um e não tem medo de enfrentar adversários. Está sempre disposto a aprender”.
Em 13/14, Freddy Montero e Lazar Marković deixam tudo empatado. @Sporting_CP x @SLBenfica#OClássicoNoTempo #derby #derbi #sporting #benfica #lisboa #sporttv pic.twitter.com/q9H3xd8ahc
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) May 5, 2018
O seu antigo treinador no Partizan, Avram Grant, foi mais longe e disse que “além de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, Markovic é um dos melhores talentos que já vi aos 19 anos”. E acrescentou: “É jovem, vai amadurecer, e depois ninguém o vai parar”.
Ora, o sérvio acabou por nunca conseguir corresponder às elevadas expectativas. Markovic não conseguiu adaptar-se ao futebol inglês e marcou apenas três golos e fez uma assistência na sua primeira época em Liverpool.
Acabaria por ser, de certa forma, a sua única tentativa que teve para impressionar. O jogador continuou ligado ao Liverpool até 2018, mas nunca mais fez um jogo com a camisola dos scousers. Esteve emprestado ao Fenerbahçe, Sporting CP, Hull City e Anderlecht, passando ainda pelos sub-23 do Liverpool, antes de se transferir para o Fulham.
Yesterday, Lazar Marković have scored a goal with the Liverpool U-23s against Swansea. pic.twitter.com/HcNFt28340
— Okram ⚡️ (@Sxrbian) January 25, 2019
De volta à Premier League, Markovic fez apenas uma partida. No ano seguinte, o extremo regressaria ao sítio onde outrora foi feliz: o Partizan Belgrado. O seu percurso melhorou substancialmente. Desde que assinou pelos sérvios, Markovic fez 77 partidas, marcando 19 golos.
Markovic não é convocado para a seleção sérvia desde 2016 e, dado o seu atual momento de forma, não será fácil. O jogador do Partizan esteve 15 jogos sem marcar, tendo colocado um ponto final a este período de seca no fim de semana passado.
“As pessoas pensavam: ‘Se ele é tão bom agora, imaginem como é que será daqui a alguns anos’. Foi um duro golpe quando ele foi vendido ao Liverpool. Os adeptos do Benfica ficaram arrasados por perdê-lo tão cedo”, lembrou o especialista de futebol português Tom Kundert, em declarações ao The Athletic.
De facto, Markovic prometia tanto que em Liverpool ofereceram-lhe a camisa 7, deixada por Luis Suárez. No entanto, o jovem em ascensão quis manter o número 50 nas costas.
“Ele ainda era um rapaz tão jovem quando chegou ao Liverpool. Ele tinha acabado de completar 20 anos. Ele achou a Premier League muito difícil. Foi um passo maior do a perna em relação ao que estava habituado. Ele era rápido, mas pequeno, magro e bastante frágil. Jogar como ala contra grandes defesas muito físicos não era realmente o seu jogo. Ele também teve um pouco de azar com lesões, o que significava que ele não conseguia ganhar impulso”, disse, ao The Athletic, o seu antigo companheiro de equipa Simon Mignolet.
Parece que foi há uma eternidade que Lazar Markovic fez os adeptos benfiquistas vibrar, mas o internacional sérvio ainda só tem 28 anos e a sua aventura está longe de ter terminado.