/

O Doutor Cenoura “nasceu” durante a 2.ª Guerra Mundial (e foi crucial para o sucesso da Grã-Bretanha)

A II Guerra Mundial fez nascer uma mascote inesperada na Grã-Bretanha, cuja imagem foi estampada nas paredes e impressa em papéis: o Doutor Cenoura.

Durante a II Guerra Mundial, os britânicos desenvolveram uma nova tecnologia de radar a bordo para os seus aviões de guerra. Os pilotos foram saudados como super-heróis de visão noturna e, à medida que os apagões mergulhavam grande parte do país na escuridão, a boa visão tornou-se uma habilidade mais cobiçada do que nunca. Estes eventos levaram ao surgimento do Doutor Cenoura, conta o IFLScience.

O equipamento secreto chamava-se Airborne Interception Radar (AI) e deu à Royal Air Force (RAF) vantagem de permitir a deteção de aviões bombardeiros inimigos antes de chegarem ao Canal da Mancha. A tecnologia entrou em ampla circulação no Reino Unido em 1939 e, em 1940, o piloto John “Cat’s Eyes” Cunningham tornou-se o primeiro na RAF a derrubar um avião inimigo com o auxílio da nova tecnologia.

De acordo com o site do World Carrot Museum, antes da guerra, a cenoura era um dos vegetais menos populares cultivados em solos ingleses. Apesar disso, a sua aptidão para o cultivo nas condições do Reino Unido fez dele a estrela de uma iniciativa governamental para manter o país totalmente abastecido de alimentos, o que levou a um excedente de cenouras.

Como tal, as forças armadas foram alimentadas com muitas cenouras e o Ministério de Alimentos do Governo do Reino Unido chegou a sugerir que o excecional sucesso noturno da RAF era o resultado da sua porção de caroteno, um nutriente abundante em cenouras.

As habilidades de aprimoramento da visão teriam sido uma conveniente história para mascarar a arma secreta da RAF. Porém, em 1941, os alemães encontraram a IA nos restos de um avião britânico que fez um pouso de emergência em França – e rapidamente desenvolveram um sistema semelhante.

No entanto, os rumores sobre a visão noturna já se tinham espalhado e as cenouras passaram por uma espécie de rebranding como um superalimento que melhora a visão e uma fonte de açúcares naturais. Os residentes da Inglaterra foram encorajados a consumi-las aos baldes.

Nessa época, o slogan “As cenouras mantêm-no saudável e ajudam-no a ver no apagão” foi amplamente utilizado. Num artigo de jornal do UK Times, de 6 de fevereiro de 1942, lê-se: “EAlguns pequenos talentos estranhos e inesperados que o Dr. Cenoura possui. Não só o entretém na hora das refeições, dando sabor aos seus doces e doçura aos seus salgados, pode realmente – sabia? – ajudá-lo a ver melhor no apagão. Conheça o Doutor Cenoura, vai gostar dele”.

Esta introdução ao Doutor Cenoura aumentou a posição da cenoura nas estimativas dos residentes do Reino Unido, cuja febre foi alimentada por cartazes que retratavam homens do exército cuja visão noturna foi atribuída à sua dieta rica em vitamina A. Os cartazes insistiam que o aumento do consumo de alimentos nutritivos poderia tornar os apagões mais suportáveis.

Comer cenouras em excesso provavelmente não melhorará visivelmente a sua visão. No entanto, ingerir suficiente vitamina A na dieta é importante para olhos saudáveis ​​e uma boa forma de evitar a nictalopia, também conhecida como “cegueira noturna”, que é um sintoma presente numa série de doenças e deficiências.

Em alguns casos extremos, comer muitas cenouras pode causar uma condição chamada carotenemia, que apesar de fazer a pele tornar-se alaranjada, é inofensiva. A condição é frequentemente confundida com a icterícia, uma condição muito mais séria, uma vez que uma overdose de beta-caroteno do pigmento fotossintético pode deixar a pele laranja brilhante.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.