O Doutor Cenoura “nasceu” durante a 2.ª Guerra Mundial (e foi crucial para o sucesso da Grã-Bretanha)

A II Guerra Mundial fez nascer uma mascote inesperada na Grã-Bretanha, cuja imagem foi estampada nas paredes e impressa em papéis: o Doutor Cenoura.

Durante a II Guerra Mundial, os britânicos desenvolveram uma nova tecnologia de radar a bordo para os seus aviões de guerra. Os pilotos foram saudados como super-heróis de visão noturna e, à medida que os apagões mergulhavam grande parte do país na escuridão, a boa visão tornou-se uma habilidade mais cobiçada do que nunca. Estes eventos levaram ao surgimento do Doutor Cenoura, conta o IFLScience.

O equipamento secreto chamava-se Airborne Interception Radar (AI) e deu à Royal Air Force (RAF) vantagem de permitir a deteção de aviões bombardeiros inimigos antes de chegarem ao Canal da Mancha. A tecnologia entrou em ampla circulação no Reino Unido em 1939 e, em 1940, o piloto John “Cat’s Eyes” Cunningham tornou-se o primeiro na RAF a derrubar um avião inimigo com o auxílio da nova tecnologia.

De acordo com o site do World Carrot Museum, antes da guerra, a cenoura era um dos vegetais menos populares cultivados em solos ingleses. Apesar disso, a sua aptidão para o cultivo nas condições do Reino Unido fez dele a estrela de uma iniciativa governamental para manter o país totalmente abastecido de alimentos, o que levou a um excedente de cenouras.

Como tal, as forças armadas foram alimentadas com muitas cenouras e o Ministério de Alimentos do Governo do Reino Unido chegou a sugerir que o excecional sucesso noturno da RAF era o resultado da sua porção de caroteno, um nutriente abundante em cenouras.

As habilidades de aprimoramento da visão teriam sido uma conveniente história para mascarar a arma secreta da RAF. Porém, em 1941, os alemães encontraram a IA nos restos de um avião britânico que fez um pouso de emergência em França – e rapidamente desenvolveram um sistema semelhante.

No entanto, os rumores sobre a visão noturna já se tinham espalhado e as cenouras passaram por uma espécie de rebranding como um superalimento que melhora a visão e uma fonte de açúcares naturais. Os residentes da Inglaterra foram encorajados a consumi-las aos baldes.

Nessa época, o slogan “As cenouras mantêm-no saudável e ajudam-no a ver no apagão” foi amplamente utilizado. Num artigo de jornal do UK Times, de 6 de fevereiro de 1942, lê-se: “EAlguns pequenos talentos estranhos e inesperados que o Dr. Cenoura possui. Não só o entretém na hora das refeições, dando sabor aos seus doces e doçura aos seus salgados, pode realmente – sabia? – ajudá-lo a ver melhor no apagão. Conheça o Doutor Cenoura, vai gostar dele”.

Esta introdução ao Doutor Cenoura aumentou a posição da cenoura nas estimativas dos residentes do Reino Unido, cuja febre foi alimentada por cartazes que retratavam homens do exército cuja visão noturna foi atribuída à sua dieta rica em vitamina A. Os cartazes insistiam que o aumento do consumo de alimentos nutritivos poderia tornar os apagões mais suportáveis.

Comer cenouras em excesso provavelmente não melhorará visivelmente a sua visão. No entanto, ingerir suficiente vitamina A na dieta é importante para olhos saudáveis ​​e uma boa forma de evitar a nictalopia, também conhecida como “cegueira noturna”, que é um sintoma presente numa série de doenças e deficiências.

Em alguns casos extremos, comer muitas cenouras pode causar uma condição chamada carotenemia, que apesar de fazer a pele tornar-se alaranjada, é inofensiva. A condição é frequentemente confundida com a icterícia, uma condição muito mais séria, uma vez que uma overdose de beta-caroteno do pigmento fotossintético pode deixar a pele laranja brilhante.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …