O Doutor Cenoura “nasceu” durante a 2.ª Guerra Mundial (e foi crucial para o sucesso da Grã-Bretanha)

A II Guerra Mundial fez nascer uma mascote inesperada na Grã-Bretanha, cuja imagem foi estampada nas paredes e impressa em papéis: o Doutor Cenoura.

Durante a II Guerra Mundial, os britânicos desenvolveram uma nova tecnologia de radar a bordo para os seus aviões de guerra. Os pilotos foram saudados como super-heróis de visão noturna e, à medida que os apagões mergulhavam grande parte do país na escuridão, a boa visão tornou-se uma habilidade mais cobiçada do que nunca. Estes eventos levaram ao surgimento do Doutor Cenoura, conta o IFLScience.

O equipamento secreto chamava-se Airborne Interception Radar (AI) e deu à Royal Air Force (RAF) vantagem de permitir a deteção de aviões bombardeiros inimigos antes de chegarem ao Canal da Mancha. A tecnologia entrou em ampla circulação no Reino Unido em 1939 e, em 1940, o piloto John “Cat’s Eyes” Cunningham tornou-se o primeiro na RAF a derrubar um avião inimigo com o auxílio da nova tecnologia.

De acordo com o site do World Carrot Museum, antes da guerra, a cenoura era um dos vegetais menos populares cultivados em solos ingleses. Apesar disso, a sua aptidão para o cultivo nas condições do Reino Unido fez dele a estrela de uma iniciativa governamental para manter o país totalmente abastecido de alimentos, o que levou a um excedente de cenouras.

Como tal, as forças armadas foram alimentadas com muitas cenouras e o Ministério de Alimentos do Governo do Reino Unido chegou a sugerir que o excecional sucesso noturno da RAF era o resultado da sua porção de caroteno, um nutriente abundante em cenouras.

As habilidades de aprimoramento da visão teriam sido uma conveniente história para mascarar a arma secreta da RAF. Porém, em 1941, os alemães encontraram a IA nos restos de um avião britânico que fez um pouso de emergência em França – e rapidamente desenvolveram um sistema semelhante.

No entanto, os rumores sobre a visão noturna já se tinham espalhado e as cenouras passaram por uma espécie de rebranding como um superalimento que melhora a visão e uma fonte de açúcares naturais. Os residentes da Inglaterra foram encorajados a consumi-las aos baldes.

Nessa época, o slogan “As cenouras mantêm-no saudável e ajudam-no a ver no apagão” foi amplamente utilizado. Num artigo de jornal do UK Times, de 6 de fevereiro de 1942, lê-se: “EAlguns pequenos talentos estranhos e inesperados que o Dr. Cenoura possui. Não só o entretém na hora das refeições, dando sabor aos seus doces e doçura aos seus salgados, pode realmente – sabia? – ajudá-lo a ver melhor no apagão. Conheça o Doutor Cenoura, vai gostar dele”.

Esta introdução ao Doutor Cenoura aumentou a posição da cenoura nas estimativas dos residentes do Reino Unido, cuja febre foi alimentada por cartazes que retratavam homens do exército cuja visão noturna foi atribuída à sua dieta rica em vitamina A. Os cartazes insistiam que o aumento do consumo de alimentos nutritivos poderia tornar os apagões mais suportáveis.

Comer cenouras em excesso provavelmente não melhorará visivelmente a sua visão. No entanto, ingerir suficiente vitamina A na dieta é importante para olhos saudáveis ​​e uma boa forma de evitar a nictalopia, também conhecida como “cegueira noturna”, que é um sintoma presente numa série de doenças e deficiências.

Em alguns casos extremos, comer muitas cenouras pode causar uma condição chamada carotenemia, que apesar de fazer a pele tornar-se alaranjada, é inofensiva. A condição é frequentemente confundida com a icterícia, uma condição muito mais séria, uma vez que uma overdose de beta-caroteno do pigmento fotossintético pode deixar a pele laranja brilhante.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …