Aliados davam anfetaminas às suas tropas após terem visto os nazis fazê-lo

Era comum as tropas nazis tomarem metanfetaminas e cocaína que alegadamente melhorariam a sua performance. Agora, sabe-se que também os Aliados, depois de saberem que o exército Nazi o fazia, decidiram eles próprios tomar anfetaminas.

Um novo documentário sugere que após as Forças Aliadas terem descoberto que os nazis tomavam drogas para melhorar a sua performance, também os soldados britânicos e americanos optaram por tomar cocaína e Benzedrina, uma anfetamina que permite aguentar várias horas de desgaste físico.

Secrets of the Dead: World War Speed é o novo documentário da americana PBS, que estreou esta terça-feira e alerta para esta ideia. E não era só a exaustão física que levava as tropas a tomarem estas drogas. Também o cansaço e o choque psicológico eram fatores cruciais para o seu uso durante a Segunda Guerra Mundial.

O consumo destas substâncias químicas tinham alguns efeitos secundários, que poderiam deixar os soldados incapazes de funcionar ou até mesmo inconscientes. O Governo aprovava o uso destas drogas, de acordo com o All That’s Interesting, mas manteve em segredo até muito depois do fim da guerra.

A estimativa é que cerca de 35 milhões de comprimidos de Pervitina, um medicamento que continha metanfetamina e cujo usado é frequentemente associado a Hitler, tenham sido distribuídos a 3 milhões de soldados, marinheiros e pilotos alemães entre abril e junho de 1940.

Estas drogas permitiram aos soldados alemães combater durante dez dias seguidos em Dunkirk e caminhar, em média, cerca de 35 quilómetros por dia. E foi depois de encontrarem tabletes de comprimidos num avião germânico despenhado, que os britânicos retiraram a ideia de fazer o mesmo — apenas com uma droga diferente: a Benzedrina.

“A droga impede que você durma, mas não o impede de se sentir cansado“, explicou o historiador e consultor do documentário, James Holland. “O seu corpo não tem chance de recuperar do cansaço e chega um momento em sai do efeito da droga e acaba por colapsar”, acrescentou.

Isto foi o que aconteceu a um em cada três soldados das Forças Aliadas. Apesar de a droga ser eficaz a curto prazo, a longo prazo mostrou-se ser um grave problema para soldados de ambos os lados. Até hoje, os efeitos de melhoria de performance da Benzedrina ainda não foram cientificamente provados.

“Até o final da Segunda Guerra Mundial, o conhecimento sobre os efeitos colaterais destas drogas foram aumentando”, disse Holland. O historiador realçou ainda que muitos se tornaram viciados nestas drogas. “No final da guerra, pouca ajuda foi oferecidas àqueles que se tornaram viciados”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …

França e Inglaterra impõem uso obrigatório de máscara em locais públicos fechados

O uso de máscara em locais públicos fechados, como lojas e supermercados, passa a ser obrigatório em França e no Reino Unido, visando combater a propagação do novo coronavírus, anunciaram esta semana os respetivos países …