Aliados davam anfetaminas às suas tropas após terem visto os nazis fazê-lo

Era comum as tropas nazis tomarem metanfetaminas e cocaína que alegadamente melhorariam a sua performance. Agora, sabe-se que também os Aliados, depois de saberem que o exército Nazi o fazia, decidiram eles próprios tomar anfetaminas.

Um novo documentário sugere que após as Forças Aliadas terem descoberto que os nazis tomavam drogas para melhorar a sua performance, também os soldados britânicos e americanos optaram por tomar cocaína e Benzedrina, uma anfetamina que permite aguentar várias horas de desgaste físico.

Secrets of the Dead: World War Speed é o novo documentário da americana PBS, que estreou esta terça-feira e alerta para esta ideia. E não era só a exaustão física que levava as tropas a tomarem estas drogas. Também o cansaço e o choque psicológico eram fatores cruciais para o seu uso durante a Segunda Guerra Mundial.

O consumo destas substâncias químicas tinham alguns efeitos secundários, que poderiam deixar os soldados incapazes de funcionar ou até mesmo inconscientes. O Governo aprovava o uso destas drogas, de acordo com o All That’s Interesting, mas manteve em segredo até muito depois do fim da guerra.

A estimativa é que cerca de 35 milhões de comprimidos de Pervitina, um medicamento que continha metanfetamina e cujo usado é frequentemente associado a Hitler, tenham sido distribuídos a 3 milhões de soldados, marinheiros e pilotos alemães entre abril e junho de 1940.

Estas drogas permitiram aos soldados alemães combater durante dez dias seguidos em Dunkirk e caminhar, em média, cerca de 35 quilómetros por dia. E foi depois de encontrarem tabletes de comprimidos num avião germânico despenhado, que os britânicos retiraram a ideia de fazer o mesmo — apenas com uma droga diferente: a Benzedrina.

“A droga impede que você durma, mas não o impede de se sentir cansado“, explicou o historiador e consultor do documentário, James Holland. “O seu corpo não tem chance de recuperar do cansaço e chega um momento em sai do efeito da droga e acaba por colapsar”, acrescentou.

Isto foi o que aconteceu a um em cada três soldados das Forças Aliadas. Apesar de a droga ser eficaz a curto prazo, a longo prazo mostrou-se ser um grave problema para soldados de ambos os lados. Até hoje, os efeitos de melhoria de performance da Benzedrina ainda não foram cientificamente provados.

“Até o final da Segunda Guerra Mundial, o conhecimento sobre os efeitos colaterais destas drogas foram aumentando”, disse Holland. O historiador realçou ainda que muitos se tornaram viciados nestas drogas. “No final da guerra, pouca ajuda foi oferecidas àqueles que se tornaram viciados”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …

Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas. Este efeito pode derivar da falta de cálcio …

Do CDS à Madeira, Costa tentou de tudo. Mas as transferências para o Novo Banco foram uma batalha perdida

Entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira, António Costa tentou de tudo: desde sensibilizar o líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos ao uso dos benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira para …