Nuvem de fumo dos incêndios na Austrália “viajou” até ao Chile e Argentina

Fully Handoko / EPA

O fumo dos gigantescos incêndios na Austrália atingiu o Chile e a Argentina após terem percorrido mais de 12 mil quilómetros sobre o Pacífico, anunciaram os serviços meteorológicos dos dois países latino-americanos.

No início do dia, “o Sol registava tons vermelhos devido a uma nuvem de fumo proveniente dos incêndios”, indicou à agência noticiosa AFP Patricio Urra, um responsável do instituto meteorológico chileno. A nuvem de fumo situa-se a seis mil metros de altitude e não está previsto nenhum fenómeno meteorológico que possa fazê-la descer em direção à superfície da terra, explicou.

Em simultâneo, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) difundiu imagens de satélite que mostram uma nuvem de fumo “transportado por sistemas das frentes que se deslocam de oeste para leste”. “Que consequências pode ter? Nada de verdadeiramente importante, apenas um Sol um pouco mais avermelhado”, indicou o SMN no Twitter.

O serviço meteorológico Metsul, uma referência na região, indicou que os fumos poderão igualmente atingir o Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do Brasil.

A Austrália enfrenta desde setembro gigantescos incêndios que provocaram pelo menos 24 mortos e devastaram uma superfície equivalente à ilha da Irlanda. O início precoce e devastador dos incêndios florestais, este verão, levou as autoridades a classificar esta temporada como a pior de que há registo. Há cerca de 17 pessoas ainda desaparecidas e mais de 1.300 casas foram destruídas.

O estado de Nova Gales do Sul tem sido o mais afetado pelos fogos, onde já arderam cerca de cinco milhões de hectares, uma área maior que a Bélgica. Ao todo, já arderam quase oito milhões de hectares em todo o território australiano.

A devastação levou Scott Morrison a criar um fundo de recuperação no valor de dois mil milhões de dólares australianos (cerca 1,24 mil milhões de euros. O fundo, que poderá ser reforçado, servirá, de acordo com o Jornal Económico, para investir na reconstrução das comunidades, com especial enfoque nos governos locais, agricultores e produtos do setor primário e pequenos comerciantes.

“Este dinheiro será canalizado para os pequenos negócios, as pequenas localididades, para providenciar apoios na saúde mental, investir em infraestruturas sociais e económicas, e ainda na promoção da proteção ambiental e da vida selvagem nativa, que têm sido terrivelmente afetados por estes fogos trágicos”, explicou o primeiro-ministro australiano.

O fundo será gerido pelo National Bushfire Recovery Agency, que será liderardo pelo ex-líder da Polícia Federal Australiana, Andrew Colvin. A sociedade civil mundial angariou 25 milhões de dólares australianos (15,5 milhões de euros)

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é tão surreal que por vezes acho que estou a ver um filme de terror.
    Doi-me o coração só de pensar quantas vidas já se perderam.
    Isto é só uma amostra do que aí vem se não fizermos nada!

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …