Número de novos casos volta a aumentar. Há mais 16 mortes e 533 casos em Portugal

António Cotrim / Lusa

Os dados divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde esta quinta-feira revelam que Portugal regista 1.105 mortes relacionadas com a covid-19, mais 16 do que na quarta-feira, e 26.715 infetados (mais 533).

Portugal tem 26.715 casos confirmados de covid-19, um aumento de 533 casos, num acréscimo percentual correspondente a 2%. O número de mortes subiu de 1.089 para 1.105, mais 16 do que no dia anterior, o que fez descer ligeiramente a taxa de letalidade para 4,14% (4,16% na quarta-feira).

O número de casos recuperados passou para 2.258, mais 182 do que na quarta-feira, uma subida de 8,8%.

Depois de uma grande descida verificada na segunda-feira, o número de casos internados voltou a aumentar pelo terceiro dia consecutivo – mais 36 internados, uma subida de 4,3% num total de 874. Em relação ao número de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos, houve uma diminuição de menos um caso em UCI, que passou de 136 para 135 (menos 0,7%).

No total registaram-se, até esta quinta-feira, 265.572 casos suspeitos, dos quais 236.191 não confirmados. Há ainda 2.666 casos a aguardar resultado laboratorial e 27.318 casos em contacto de vigilância.

Desde dia 1 de março foram realizados mais de 490 mil testes de diagnóstico em Portugal. Segundo António Lacerda, há, neste momento, 73 laboratórios a processar amostras no país (32 no SNS, 19 de grupos privados e 22 outros laboratórios, entre eles a Academia, o Exército e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

“O stock disponível de testes é de mais de um milhão, tendo já sido distribuídos” pelos laboratórios do Serviço Nacional de Saúde e pelas regiões autónomas “mais de 340 mil testes”, anunciou esta quarta-feira o secretário de Estado.

A região norte recebeu quase metade desses testes (45%), seguindo-se Lisboa a Vale do Tejo (33%), a região Centro (8%), 4,4% no Algarve e 1,5% no Alentejo, tendo os restantes testes sido enviados para os Açores e Madeira.

Na habitual conferência de imprensa desta quarta-feira, Graça Freitas referiu que a Direção-Geral da Saúde está a ponderar fazer testes retrospetivos para saber se já tinha havido casos de covid-19 no passado, antes de a doença ter sido formalmente identificada em Portugal.

“É uma questão muito complexa, mas está a ser ponderada de acordo com a informação publicada e das orientações da OMS. A DGS, com o seu grupo de especialistas, está a ponderar a questão”, confirmou a diretora-geral da Saúde.

Questionada sobre o facto de pessoas assintomáticas continuarem a ter resultados positivos nos testes, dois meses depois de terem sido infetadas, Graça Freitas esclareceu que essas pessoas podem não estar infecciosas e que a situação não é preocupante.

“Pode ter o significado de terem partículas de ARN do vírus [no sangue], não significando que têm a doença, nem que estão infecciosas. Isto de acordo com a informação científica à data. Há partículas do vírus que podem ficar no trato respiratório superior, mas não significa que têm a doença, nem que transmitem o vírus”, explicou.

Sobre o pedido da Fenprof para testar os professores no regresso às escolas, Graça Freitas disse que a DGS está a analisar essas situações. “Há uma política para testar em lares, sobretudo os trabalhadores, há para os estabelecimentos prisionais e para as creches. Estão a ser analisadas outras situações que requeiram o mesmo acompanhamento.”

O novo coronavírus já infetou mais 3,7 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 264 mil, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Mais de 1,2 milhões são considerados curados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado, Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …