Projeto ultra secreto de Elon Musk é fazer da Tesla o futuro da energia solar

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Dez anos depois de publicar no blog da Tesla os seus planos para a empresa, Elon Musk atualizou os seus planos e revelou, esta quarta-feira, que deseja transformar a companhia numa empresa de energia solar.

Em agosto de 2006, Elon Musk publicou no blog da Tesla o seu “master plan” secreto, que primetia criar um carro de baixo volume (caro), usar esse dinheiro para desenvolver um carro de médio volume a um preço mais baixo, investir esse dinheiro para criar um carro de grande volume a um preço acessível e, finalmente, fornecer energia solar.

Agora, uma semana depois de ter anunciado que ia divulgar a segunda parte desse plano secreto, Elon Musk faz finalmente a revelação dos seus próximos passos para acelerar o advento das energias renováveis.

Entre os seus objetivos está criar tetos solares integrados com baterias (que alimentariam os eletrónicos da casa ou do escritório), desenvolver uma linha de produtos de veículos que inclui camiões pesados e veículos de transporte de passageiros de grande porte, aprimorar a segurança de veículos autónomos e permitir que o condutor ganhe dinheiro com o seu carro quando não estiver a utilizá-lo.

O primeiro passo para concretizar os novos planos será a criação desses tetos solares, e o interesse da Tesla pela SolarCity seria baseado nessa ideia.

O CEO acredita que esta é a altura certa para unir as suas duas empresas para combinar os painéis solares desenvolvidos pela SolarCity com as tecnologias da Tesla.

A Tesla também deverá investir na criação de camiões, autocarros e veículos de grande porte para o transporte de um grande número de passageiros ou de carga, combinando esse tipo de automóveis com a novidade dos veículos autónomos.

Por falar em veículos autónomos, a empresa também planeia aprimorar a segurança destes carros.

“Quando a condução autónoma for aprovada pelos órgãos regulatórios, isso significará que será capaz de convocar o seu Tesla de onde estiver. Assim que o carro o encontrar para embarcar, poderá dormir, ler ou fazer qualquer coisa enquanto é transportado para o seu destino”, descreve Musk.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …