Novo líder de grupo neo-nazi é negro (e quer acabar com o KKK)

O Movimento Nacional Socialista, um dos maiores grupos neo-nazis dos Estados Unidos, é agora liderado por um ativista negro. James Hert Stern quer desmantelar o grupo.

O ativista negro James Hert Stern assumiu recentemente o cargo de diretor e presidente do Movimento Nacional Socialista (NSM) e, segundo a agência Associated Press, Stern procura desmantelar o grupo sediado em Detroit.

De acordo com o JN, documentos para um processo judicial já foram entregues em tribunal, esta quinta-feira. Stern chegou ao cargo para substituir Jeff Schoep, mas a razão pelo qual um ativista negro assumiu a liderança de um grupo neo-nazi não é explicada em nenhum dos documentos.

Stern já teria tentado, há pelo menos dois anos, desmantelar o grupo supremacista. Uma mensagem publicada no seu site diz que Stern e Schoep se encontraram, em 2017, para “assinar uma proclamação, reconhecendo que o NSM era um grupo de supremacia branca”.

Mathew Heimbach, um líder supremacista branco que assumiu funções no NSM, disse que o grupo “essencialmente quer permanecer como um gangue de supremacistas brancos politicamente impotente“. Heimbach afirma que a entrada de Stern pode levar o grupo ao seu fim.

“É triste pensar que um dos grupos supremacistas há mais tempo no ativo possa acabar”, rematou Heimbach, citado pela NBC News.

Num vídeo publicado no site do NSM, Stern diz que pretende “erradicar o Ku Klux Klan e o Movimento Nacional Socialista”. Segundo o ativista negro, estas são duas organizações “que têm tido mais privilégios do que merecem”.

O antigo líder, Schoep fez esforços para mudar a imagem do NSM, apelando a que a ostentação de símbolos nazis fosse interrompida. Os militantes do grupo costumavam usar uniformes nazis nos seus comícios.

Stern e Schoep não responderam às tentativas de contacto da Associated Press e continuam em silêncio em relação ao assunto.

O NSM foi responsável pelo massacre em Charlottesville, em 2017, no desenrolar de um desfile de supremacistas brancos. Os confrontos mataram três pessoas no estado da Virginia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os investigadores da NASA. Cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory de …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …