Novo líder de grupo neo-nazi é negro (e quer acabar com o KKK)

O Movimento Nacional Socialista, um dos maiores grupos neo-nazis dos Estados Unidos, é agora liderado por um ativista negro. James Hert Stern quer desmantelar o grupo.

O ativista negro James Hert Stern assumiu recentemente o cargo de diretor e presidente do Movimento Nacional Socialista (NSM) e, segundo a agência Associated Press, Stern procura desmantelar o grupo sediado em Detroit.

De acordo com o JN, documentos para um processo judicial já foram entregues em tribunal, esta quinta-feira. Stern chegou ao cargo para substituir Jeff Schoep, mas a razão pelo qual um ativista negro assumiu a liderança de um grupo neo-nazi não é explicada em nenhum dos documentos.

Stern já teria tentado, há pelo menos dois anos, desmantelar o grupo supremacista. Uma mensagem publicada no seu site diz que Stern e Schoep se encontraram, em 2017, para “assinar uma proclamação, reconhecendo que o NSM era um grupo de supremacia branca”.

Mathew Heimbach, um líder supremacista branco que assumiu funções no NSM, disse que o grupo “essencialmente quer permanecer como um gangue de supremacistas brancos politicamente impotente“. Heimbach afirma que a entrada de Stern pode levar o grupo ao seu fim.

“É triste pensar que um dos grupos supremacistas há mais tempo no ativo possa acabar”, rematou Heimbach, citado pela NBC News.

Num vídeo publicado no site do NSM, Stern diz que pretende “erradicar o Ku Klux Klan e o Movimento Nacional Socialista”. Segundo o ativista negro, estas são duas organizações “que têm tido mais privilégios do que merecem”.

O antigo líder, Schoep fez esforços para mudar a imagem do NSM, apelando a que a ostentação de símbolos nazis fosse interrompida. Os militantes do grupo costumavam usar uniformes nazis nos seus comícios.

Stern e Schoep não responderam às tentativas de contacto da Associated Press e continuam em silêncio em relação ao assunto.

O NSM foi responsável pelo massacre em Charlottesville, em 2017, no desenrolar de um desfile de supremacistas brancos. Os confrontos mataram três pessoas no estado da Virginia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …