/

Novo grupo de refugiados já está em Portugal

M. Abu Asaker / UNHCR

Crianças sírias junto a uma tenda do Alto Comissariado para os Refugiados da ONU, num campo de refugiados em Za’atri, na Jordânia

O primeiro grupo de refugiados chegou esta quinta-feira à tarde ao aeroporto da Portela, em Lisboa, sendo esperado um segundo grupo ainda ao final do dia.

Os dez refugiados fazem parte do primeiro grupo que agora vai ser distribuído pelo Cacém, Torres Vedras, Marinha Grande, Penafiel e Alfeizerão, avança a agência Lusa, citada pelo Expresso.

Estas pessoas encontravam-se inicialmente num centro de acolhimento em Itália e chegaram esta tarde, por volta das 13h35, ao aeroporto da Portela, em Lisboa.

Este primeiro grupo veio acompanhado por um oficial de ligação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e terá sido recebido, numa sessão à porta fechada, pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, pelo ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, pelo diretor do SEF e pelo presidente da Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Ainda durante o dia de hoje, vai chegar um segundo grupo, que se encontrava em território grego, e que será recebido pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e pela secretária de Estado da Igualdade, Catarina Marcelino.

Estes refugiados vêm, segundo a Lusa, de países como a Eritreia, Sudão, Iraque, Síria e Tunísia, e são sobretudo casais, alguns com filhos menores.

Recorde-se que, em novembro passado, já tinha sido recolocado um primeiro grupo de famílias que atualmente se encontram distribuídos por Penela, em Coimbra, e na zona de Lisboa.

Estes grupos que chegam esta quinta-feira são fruto dos 4500 refugiados que Portugal se comprometeu a receber nos próximos dois anos ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.