“Obrigado”, disse Nameed ao chegar a Penela

Paulo Novais / Lusa

Refugiados sírios e sudaneses à chegada a Penela

Refugiados sírios e sudaneses à chegada a Penela

O sírio Fouad Ahmad Nameed, um dos 14 refugiados do Sudão e da Síria que chegaram este sábado a Penela, distrito de Coimbra, fez questão de agradecer em português a possibilidade de ter uma “vida segura”.

Obrigado“, disse no final de um breve encontro com jornalistas Fouad Nameed, que estava há três anos num campo de refugiados no Egito, juntamente com a sua mulher e os seus três filhos.

O grupo de refugiados chegou a Penela por volta das 18:00, depois da aterragem no aeroporto de Lisboa ao início da tarde.

Apesar do cansaço, Fouad Nameed mostrou-se disponível para falar com os jornalistas, afirmando que antes de chegar ao país que agora o acolhe já tinha uma “boa ideia” de Portugal, das suas paisagens, “das suas equipas de futebol” e das suas cidades.

A vida é segura“, foi o que sentiu assim que chegou a Portugal, apontou, classificando a guerra civil síria com um único adjetivo: “horrível”.

Agora, já em Penela, e com o presidente da Câmara a informar que a escola já está pronta para receber na segunda-feira as crianças destas famílias, Fouad afirmou que espera “aprender a língua desta terra” e “encontrar um bom emprego”.

Quero poder viver pacificamente com este bom povo“, frisou o antigo gerente de um centro comercial de Alepo, acrescentando que não está otimista quanto a um regresso ao seu país.

Três das cinco famílias que vieram hoje do Cairo no âmbito do Programa Nacional de Reinstalação foram acolhidas em Penela, uma em Sintra e outra em Lisboa.

Neste concelho com cerca de seis mil habitantes, os refugiados vão ficar alojados em apartamentos de tipologia T3 e T4, devidamente equipados, propriedade do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, mas atualmente geridos pela Câmara de Penela, num complexo que já tem sete famílias portuguesas a viver.

“A palavra inclusão vai ser sinónimo de respeito e de responsabilidade na integração destas pessoas. Vêm de processos traumáticos e esperamos que Penela possa garantir todas as condições para que aqui possam ficar em paz e em segurança”, sublinhou o presidente da autarquia, Luís Matias.

Apesar de admitir que haverá alguma “preocupação” por parte da população, o autarca prefere destacar que, acima de tudo, “há uma enorme vontade de recolher e de receber estas pessoas”.

“Ninguém fica indiferente à situação”, acrescenta.

Este grupo de refugiados integra-se no Programa Nacional de Reinstalação, um processo diferente do que a União Europeia lidera face à crise das migrações em curso e que colocará em Portugal 4.500 requerentes de proteção internacional nos próximos dois anos.

Em Penela falta ainda uma família síria, de seis pessoas, que integra o grupo de outros 22 refugiados que ficaram retidos no Egito, devido a uma greve da companhia aérea alemã Lufthansa.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Doutor Lawless, o perfeito hipócrita! Soube tecer considerações sobre os refugiados hoje depois dos atentados em Paris a bandeira francesa fica a calhar para tentar esconder mentes doentes como a sua! Ganhe vergonha… duvido é que saiba como.

  2. A cavalo dado não se olha ao dente. Sempre ouvi dizer isso… Uma pessoa grata age assim, não anda à procura da melhor febra na travessa para trazer para o prato.

    Agora também é verdade que o estado se esquece dos que cá nasceram e isto é a realidade que os progressistas de conveniência não querem admitir

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …