/

Vem aí um novo cabo HDMI. Vem aí uma “confusão dos diabos”?

2

HDMI 2.2 deve ser apresentado nos primeiros dias do novo ano. Terá “vasta gama de resoluções e taxas de actualização mais elevadas”.

Os cabos HDMI melhoraram muito a qualidade de imagem ao longo dos últimos anos, quer em televisões, quer em computadores.

Muito usado nas ligações de uma box à televisão, por exemplo, a própria sigla HDMI significa High-Definition Multimedia Interface, ou seja, interface multimédia de alta definição.

A alta definição, nesse contexto, levou um travão desde 2017. Nos últimos 7 anos não houve qualquer actualização relevante, desde que apareceu o cabo HDMI 2.1. Só foram implementadas mudanças subtis (e poucas).

Mas isso vai mudar daqui a poucos dias, segundo o portal Engagdet.

No dia 6 de Janeiro, e na véspera do arranque de mais uma edição do Consumer Electronics Show (Las Vegas, EUA), vai ser apresentado o cabo HDMI 2.2.

O anúncio ainda não é oficial. Mas um e-mail da HDMI Forum, a entidade responsável por este standard, anuncia que vem uma novidade que “permite uma vasta gama de resoluções e taxas de actualização mais elevadas”.

Esta novidade “será suportada com um novo cabo HDMI” – e é isto que se sabe. Não há mais detalhes, para já.

A versão actual dos cabos HDMI – a 2.1b – suporta larguras de banda até 48 Gbps e resoluções até 10K.

Ou seja, a próxima geração da tecnologia HDMI vai ter uma maior largura de banda.

Mas não se sabe se vai ser apresentada uma ficha completamente nova, sendo preciso substituir as actuais.

Ou se, como prevê a TSF, a ficha vai manter-se e vai ser “uma confusão dos diabos” para saber a que geração pertence cada cabo.

ZAP //

2 Comments

  1. Informem-me antes de escrever grandes oarangonas. O HDMI Forum não fala em lado nenhum da necessidade de uma nova ficha/conector o que, aliás, não faz grande sentido. O que poderá ser necessário será um novo tipo de cabo, a utilizar apenas por quem queira aproveitar todas as capacidades da nova norma em termos de largura de banda. Tudo o resto não muda.
    Mas o melhor, como sempre, é esperar pelo anúncio oficial no CES 2025, em vez de insistir em sensacionalismos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.