Aulas, caça-talentos e CDS: a nova vida da Iniciativa Liberal

1

Partido liderado por João Cotrim Figueiredo deixou de ter apenas um deputado na Assembleia da República e agora pertence ao “campeonato dos grandes”.

Nas eleições legislativas 2019, a Iniciativa Liberal (IL) terá surpreendido muita gente ao conseguir quase 68 mil votos e ao ter conseguido, pela primeira vez, colocar um deputado na Assembleia da República; o seu líder, João Cotrim Figueiredo.

Nas eleições legislativas 2022, a Iniciativa Liberal não terá surpreendido muita gente ao quadruplicar o número de votos (mais de 273 mil) e ao passar de um para oito deputados no Parlamento.

Por isso, a IL deixou de ser um partido “pequeno” para agora integrar o “campeonato dos grandes”, como classifica o jornal Observador. E, por isso, as rotinas mudaram.

Desde logo, o partido passou a ter maior subvenção e mais pessoas: o número de funcionários duplicou, o número de núcleos espalhados pelo país cresce (a ideia é triplicar).

Agora mais concentrado no partido, Cotrim Figueiredo vai andar pelos núcleos, não só a espalhar as ideias e as rotinas da IL, como também à procura de novos elementos, numa espécie de “caça-talentos”.

Os sete novos deputados vão frequentar aulas de como falar em público. As sessões serão orientadas por um elemento do próprio partido. Uma das novas prioridades foi contratar pessoas experientes em comunicação.

Ainda sobre contratações, o processo de recrutamento do partido foi inédito no panorama político nacional: qualquer pessoa podia candidatar-se para o gabinete parlamentar. Chegaram 900 candidaturas.

Entre as 14 pessoas recrutadas, há três reforços que passaram pelo CDS: dois deles faziam parte do grupo parlamentar do CDS na legislatura anterior e outro esteve presente no partido, (agora) liderado por Nuno Melo, em legislaturas anteriores.

O trabalho deixa de estar baseado genericamente em missão (não pago) para ser algo profissional, remunerado.

A comunicação já era um dos pontos fortes da Iniciativa Liberal, mas agora aumenta a publicidade de rua e o investimento na comunicação digital.

O partido vai também centrar-se mais em assuntos que não tinham sido destacados até agora: Ambiente e Energia, Política e Direito internacional (assuntos europeus, negócios estrangeiros) e Tecnologia e Transição Digital.

Algo que é possível porque a equipa cresceu. O gabinete parlamentar da Iniciativa Liberal tinha cinco pessoas e agora tem cerca de 30.

“A IL viveu até aqui com uma equipa pequena que levava tudo às costas e que não dormiu durante três anos”, comentou o vice-presidente Ricardo Pais Oliveira.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.