Nova tecnologia permite “dar vida” a fotografias

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, e especialistas do Facebook descobriram como “dar vida” a fotografias estáticas, graças a uma nova tecnologia.

Hadar Averbuch-Elor e Daniel Cohen-Or, ambos investigadores na Universidade de Tel Aviv, e Johannes Kopf e Michael F. Cohen, da equipa de animação computorizada do Facebook, criaram uma nova tecnologia que permite “animar” fotografias, atribuindo-lhes expressões faciais.

Basicamente, as fotografias são “animadas” com diferentes expressões filmadas e captadas por um programa de computador. As imagens estáticas são mapeadas até ao mais ínfimo detalhe para recolher dados de expressão, rugas e cor. Depois, esses dados são correlacionados com emoções distintas.

Estamos a transferir cada pequeno detalhe de movimento para o rosto ‘alvo’. Também copiamos vincos e rugas, normalmente associados a essas expressões”, explica na BBC a investigadora Harar Averbruch-Elor.

E as animações não se limitam às fotografias modernas. Podem usar-se em retratos antigos e até em pinturas. E também funcionam com emojis.

“Em contraste com trabalhos anteriores que requerem a entrada do rosto alvo para um vídeo, para reencenar uma performance facial, esta nossa técnica usa apenas uma imagem alvo única“, explicam os investigadores numa nota divulgada no site da Escola de Ciências Computorizadas da Universidade de Tel Aviv.

“A partir de uma imagem única,  método gera automaticamente vídeos foto-realistas que expressam várias emoções”, acrescentam, explicando que recorrem a “um vídeo de condução (de um assunto diferente)” e que desenvolvem “formas de transferir a expressividade desse assunto para o retrato alvo no vídeo de condução”.

“A nossa técnica dá origem a perfis reactivos, onde as pessoas em imagens estáticas podem interagir automaticamente com os seus espectadores”, concluem os investigadores israelitas.

Harar Averbruch-Elor nota na BBC que a tecnologia pode vir a ser usada em várias áreas, nomeadamente na “animação em realidade virtual”. “Não vai curar o cancro. Mas há várias coisas divertidas que podemos criar com ela”, conclui a investigadora.

A participação de dois especialistas do Facebook no processo de desenvolvimento da tecnologia faz antever que, em breve, as redes sociais poderão ser inundadas com fotos “reactivas”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …