/

Descoberta nova partícula exótica de longa duração

(dr) CERN

Impressão de artista da partícula Tcc+

Físicos do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) anunciaram a descoberta de mais uma partícula, um novo membro da crescente família dos tetraquarks.

O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) apresentou uma nova descoberta na European Physical Society Conference on High Energy Physics (EPS-HEP): uma nova partícula, chamada Tcc+.

Trata-se de um tetraquark, um hadrão exótico que contém dois quarks e dois antiquarks. Segundo o comunicado do CERN, é a partícula de matéria exótica de duração mais longa alguma vez descoberta e a primeira a conter dois quarks pesados e dois antiquarks leves.

Os quarks são os blocos de construção fundamentais a partir dos quais a matéria é construída. Combinam-se para formar hadrões – nomeadamente bariões, como o protão e o neutrão, que consistem em três quarks – e mesões, formados por pares quark-antiquark.

Nos últimos anos, foram encontrados alguns dos chamados hadrões exóticos – partículas com quatro ou cinco quarks, em vez dos convencionais dois ou três. A mais recente descoberta é de um hadrão exótico ainda mais exótico.

A nova partícula contém dois quarks charm, um antiquark up e um antiquark down.

Nos últimos anos, foram descobertos vários tetraquarks, mas este é o primeiro a conter dois quarks charm, sem antiquarks charm para os equilibrar.

Além disso, é a primeira partícula pertencente a uma classe de tetraquarks com dois quarks pesados e dois antiquarks leves. Este tipo de partículas decaem quando se transformam num par de mesões, cada um formado por um dos quarks pesados e um dos antiquarks leves.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.