//

Nova Iorque vai ter rua chamada “Rua Sésamo”

Nova Iorque comemorou na quarta-feira o 50.º aniversário da série de televisão infantil “Rua Sésamo”, dando-lhe o nome de uma rua, numa cerimónia que contou com a presença de autoridades locais, fãs do programa e dos protagonistas peludos.

A nova rua, que agora se chama “Sesame Street” rua Gergelim, fica no mesmo local onde estão os escritórios da empresa de produção Sesame Workshop.

“Cada pessoa que passar agora vai lembrar-se das lições intemporais que aprendeu com a Rua Sésamo: respeito, igualdade de oportunidades e felicidade”, disse o CEO da Sesame Workshop, Jeffrey Dunn, na presença das personagens Bert, Ernie e do Monstro das Bolachas.

Já o perfeito da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, destacou a forma como este programa “mudou o país” e ensinou as crianças a praticarem “ativismo social da maneira mais bonita”.

“O programa fez uma escolha de mostrar às pessoas que formam a sociedade, rostos negros ou escuros, jovens e velhos, homens e mulheres, que todos são iguais”, disse o prefeito, que a título pessoal lembrou como os seus filhos “viram o seu próprio bairro na Rua Sésamo”.

Além de proclamar a rua com o nome da série, De Blasio declarou que o dia 1 de maio passará a ser o Dia da Rua Sésamo, na cidade.

Rua Sésamo é a versão portuguesa do programa infantil norte-americano Sesame Street. Foi exibida pelos canais RTP1 e RTP2 entre os dias 6 de novembro de 1989 a 27 de maio de 1996. No total foram 440 episódios transmitidos, cada um durando 30 minutos.

O programa usava uma mistura de fantoches, animação e ação, ensinando às crianças pequenas lições de leitura e aritmética básicas, cores, letras, números ou os dias da semana. Também ensinavam noções básicas da vida pessoal e social, como por exemplo atravessar uma rua com segurança e a importância da higiene pessoal.

Para além dos atrativos infantis ao largo do programa foram inseridos elementos de humor maduro, como incentivo aos adultos a assistir ao programa com as crianças.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.