Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico.

A notícia foi avançada pela Sky News e confirmada pela BBC. Johnson sempre foi o favorito a suceder a Theresa May e as sondagens davam-lhe uma vitória significativa sobre Jeremy Hunt, actual ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

É possível que Duncan não seja a única baixa no executivo caso Johnson vença. O Secretário do Tesouro, Philip Hammond, e o Ministro da Justiça, David Gauke, já disseram que vão apresentar a demissão se o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros for primeiro-ministro.

Os militantes do Partido Conservador terminam esta segunda-feira de votar nos dois candidatos – Boris Johnson e Jeremy Hunt. Os militantes podem votar, por via postal, até às 16h (mesma hora em Lisboa) de hoje. O vencedor será revelado terça-feira. Na quarta-feira o sucessor de Theresa May tomará posse como primeiro-ministro, sem que haja eleições.

Na mais recente polémica que opôs o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao antigo embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, Duncan tinha acusado Johnson de ter atirado o diplomata para “debaixo do autocarro” por não o ter defendido publicamente na sequência da correspondência oficial divulgada pelo jornal Daily Mail. Darroch acabou por se demitir.

Além da posição defendida por Johnson de que o Reino Unido terá obrigatoriamente de abandonar a União Europeia a 31 de outubro, estará também em causa a obrigação imposta pelo candidato de que todos os membros do Governo se “reconciliem” com essa posição, algo com o qual nem todos concordam.

Os três membros do Governo que fizeram saber que podem demitir-se não aceitam a possibilidade de saída do Reino Unido da UE sem um acordo – algo que Johnson disse estar disposto a fazer.

Boris Johnson foi um dos principais apoiantes do Brexit no referendo de 2016 e não exclui uma saída da União Europeia sem acordo em 31 de outubro, a nova data estabelecida para os britânicos abandonarem o bloco europeu. Já Jeremy Hunt defende um acordo de saída com a União Europeia.

Theresa May renunciou à liderança do partido Conservador a 7 de junho devido às dificuldades em fazer aprovar o acordo de saída que concluiu com Bruxelas em novembro, mas continua como chefe de governo até a eleição do sucessor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …