Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico.

A notícia foi avançada pela Sky News e confirmada pela BBC. Johnson sempre foi o favorito a suceder a Theresa May e as sondagens davam-lhe uma vitória significativa sobre Jeremy Hunt, actual ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

É possível que Duncan não seja a única baixa no executivo caso Johnson vença. O Secretário do Tesouro, Philip Hammond, e o Ministro da Justiça, David Gauke, já disseram que vão apresentar a demissão se o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros for primeiro-ministro.

Os militantes do Partido Conservador terminam esta segunda-feira de votar nos dois candidatos – Boris Johnson e Jeremy Hunt. Os militantes podem votar, por via postal, até às 16h (mesma hora em Lisboa) de hoje. O vencedor será revelado terça-feira. Na quarta-feira o sucessor de Theresa May tomará posse como primeiro-ministro, sem que haja eleições.

Na mais recente polémica que opôs o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao antigo embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, Duncan tinha acusado Johnson de ter atirado o diplomata para “debaixo do autocarro” por não o ter defendido publicamente na sequência da correspondência oficial divulgada pelo jornal Daily Mail. Darroch acabou por se demitir.

Além da posição defendida por Johnson de que o Reino Unido terá obrigatoriamente de abandonar a União Europeia a 31 de outubro, estará também em causa a obrigação imposta pelo candidato de que todos os membros do Governo se “reconciliem” com essa posição, algo com o qual nem todos concordam.

Os três membros do Governo que fizeram saber que podem demitir-se não aceitam a possibilidade de saída do Reino Unido da UE sem um acordo – algo que Johnson disse estar disposto a fazer.

Boris Johnson foi um dos principais apoiantes do Brexit no referendo de 2016 e não exclui uma saída da União Europeia sem acordo em 31 de outubro, a nova data estabelecida para os britânicos abandonarem o bloco europeu. Já Jeremy Hunt defende um acordo de saída com a União Europeia.

Theresa May renunciou à liderança do partido Conservador a 7 de junho devido às dificuldades em fazer aprovar o acordo de saída que concluiu com Bruxelas em novembro, mas continua como chefe de governo até a eleição do sucessor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …