A nova Arca de Noé colidiu com um barco norueguês

Ark of Noah / Facebook

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

A réplica em tamanho natural da Arca de Noé construída pela Ark of Noah Foundation e lançada ao mar em 2012 sofreu danos consideráveis depois de uma colisão com um navio norueguês no porto de Oslo.

A gigantesca embarcação, construída com as medidas descritas no Genesis 6:15 – exactamente 125 metros de comprimento e 23 metros de altura — estava a ser rebocada para fora do porto de Oslo, na Noruega, quando “várias coisas correram mal“.

Durante a manobra, o navio museu holandês não conseguiu evitar um barco da Guarda Costeira norueguesa que se encontrava ancorado no porto.

Segundo um comunicado da Ark of Noah Foundation, citado pelo New York Times, a Arca colidiu com uma grua que sobressaía do barco da Guarda Costeira.

Não há feridos a lamentar, mas a Arca sofreu danos consideráveis num dos lados, incluindo estragos numa das exposições, e deverá ficara ancorada em Oslo para reparações.

Um vídeo captado por uma testemunha mostra a Arca a ser rebocada e a trajectória que a leva a colidir com a grua do barco da Guarda Costeira.

Esta é a primeira das duas réplicas da mítica Arca de Noé da Bíblia, idealizadas pelo carpinteiro holandês Johan Huibers, e construídas pela Ark of Noah Foundation, que a fundação entregou em 2010 ao produtor de TV e filantropo holandês Aad Peters.

Dentro de alguns dias, a segunda réplica parte da Holanda em direcção ao Rio de Janeiro – onde deverá chegar a tempo dos Jogos Olímpicos.

Maior que um campo de futebol, a Arca de Noé consegue levar até 5 mil pessoas, e o seu peso é estimado em 3 mil toneladas.

A construção desta segunda Arca foi concluída em 2012, bem a tempo do fim do mundo profetizado pelo calendário Maia – que acabou por não acontecer.

(dr) Ark of Noah Foundation

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

Transformada em museu interactivo, a Arca transporta pares de réplicas de animais, em madeira, e actividades que pretendem “transmitir aos visitantes mensagens de esperança baseadas na vida de Jesus Cristo”, tendo já recebido mais de um milhão de visitas.

Depois de cumprir a sua missão peregrina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a embarcação partirá com destino à Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

A sua irmã mais velha, entretanto, continuará a sua tourneé, também como museu flutuante interactivo, visitando diversas cidades norueguesas.

E se a Arca de Noé original resistiu a um dilúvio, não é um rombozinho no casco que vai impedir a nova Arca de concluir a sua missão.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …