A nova Arca de Noé colidiu com um barco norueguês

Ark of Noah / Facebook

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

A réplica em tamanho natural da Arca de Noé construída pela Ark of Noah Foundation e lançada ao mar em 2012 sofreu danos consideráveis depois de uma colisão com um navio norueguês no porto de Oslo.

A gigantesca embarcação, construída com as medidas descritas no Genesis 6:15 – exactamente 125 metros de comprimento e 23 metros de altura — estava a ser rebocada para fora do porto de Oslo, na Noruega, quando “várias coisas correram mal“.

Durante a manobra, o navio museu holandês não conseguiu evitar um barco da Guarda Costeira norueguesa que se encontrava ancorado no porto.

Segundo um comunicado da Ark of Noah Foundation, citado pelo New York Times, a Arca colidiu com uma grua que sobressaía do barco da Guarda Costeira.

Não há feridos a lamentar, mas a Arca sofreu danos consideráveis num dos lados, incluindo estragos numa das exposições, e deverá ficara ancorada em Oslo para reparações.

Um vídeo captado por uma testemunha mostra a Arca a ser rebocada e a trajectória que a leva a colidir com a grua do barco da Guarda Costeira.

Esta é a primeira das duas réplicas da mítica Arca de Noé da Bíblia, idealizadas pelo carpinteiro holandês Johan Huibers, e construídas pela Ark of Noah Foundation, que a fundação entregou em 2010 ao produtor de TV e filantropo holandês Aad Peters.

Dentro de alguns dias, a segunda réplica parte da Holanda em direcção ao Rio de Janeiro – onde deverá chegar a tempo dos Jogos Olímpicos.

Maior que um campo de futebol, a Arca de Noé consegue levar até 5 mil pessoas, e o seu peso é estimado em 3 mil toneladas.

A construção desta segunda Arca foi concluída em 2012, bem a tempo do fim do mundo profetizado pelo calendário Maia – que acabou por não acontecer.

(dr) Ark of Noah Foundation

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

Transformada em museu interactivo, a Arca transporta pares de réplicas de animais, em madeira, e actividades que pretendem “transmitir aos visitantes mensagens de esperança baseadas na vida de Jesus Cristo”, tendo já recebido mais de um milhão de visitas.

Depois de cumprir a sua missão peregrina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a embarcação partirá com destino à Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

A sua irmã mais velha, entretanto, continuará a sua tourneé, também como museu flutuante interactivo, visitando diversas cidades norueguesas.

E se a Arca de Noé original resistiu a um dilúvio, não é um rombozinho no casco que vai impedir a nova Arca de concluir a sua missão.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …

Messi marcou na goleada do Barça e homenageou Maradona

O Barcelona regressou neste domingo às vitórias na Liga espanhola de futebol e subiu ao sétimo lugar da prova, ao golear por 4-0 na recepção ao Osasuna, em jogo da 11.ª jornada, marcado por homenagens …

Austrália exige pedido de desculpa à China após publicação de imagem no Twitter

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, exigiu esta segunda-feira um pedido de desculpas da China por causa de uma publicação na rede social Twitter divulgado por um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês. "O Governo chinês …

MP analisa donativos de comunidade chinesa às vítimas de Pedrógão

Os donativos de 91 mil euros feitos pela comunidade chinesa em Portugal à Câmara de Pedrógão Grande, visando ajudar as vítimas dos incêndios de 2017, estão a ser analisados e o Ministério Público de Figueiró …

Inflação congela pensões superiores a 658 euros. Só pensões mais baixas vão receber aumento de 10 euros

No próximo ano, as pensões mais baixas deverão receber um aumento extraordinário de 10 euros. As demais pensões ficarão congeladas em 2021. De acordo com o ECO, quando a média do crescimento real do PIB, nos …