A nova Arca de Noé colidiu com um barco norueguês

Ark of Noah / Facebook

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

A réplica em tamanho natural da Arca de Noé construída pela Ark of Noah Foundation e lançada ao mar em 2012 sofreu danos consideráveis depois de uma colisão com um navio norueguês no porto de Oslo.

A gigantesca embarcação, construída com as medidas descritas no Genesis 6:15 – exactamente 125 metros de comprimento e 23 metros de altura — estava a ser rebocada para fora do porto de Oslo, na Noruega, quando “várias coisas correram mal“.

Durante a manobra, o navio museu holandês não conseguiu evitar um barco da Guarda Costeira norueguesa que se encontrava ancorado no porto.

Segundo um comunicado da Ark of Noah Foundation, citado pelo New York Times, a Arca colidiu com uma grua que sobressaía do barco da Guarda Costeira.

Não há feridos a lamentar, mas a Arca sofreu danos consideráveis num dos lados, incluindo estragos numa das exposições, e deverá ficara ancorada em Oslo para reparações.

Um vídeo captado por uma testemunha mostra a Arca a ser rebocada e a trajectória que a leva a colidir com a grua do barco da Guarda Costeira.

Esta é a primeira das duas réplicas da mítica Arca de Noé da Bíblia, idealizadas pelo carpinteiro holandês Johan Huibers, e construídas pela Ark of Noah Foundation, que a fundação entregou em 2010 ao produtor de TV e filantropo holandês Aad Peters.

Dentro de alguns dias, a segunda réplica parte da Holanda em direcção ao Rio de Janeiro – onde deverá chegar a tempo dos Jogos Olímpicos.

Maior que um campo de futebol, a Arca de Noé consegue levar até 5 mil pessoas, e o seu peso é estimado em 3 mil toneladas.

A construção desta segunda Arca foi concluída em 2012, bem a tempo do fim do mundo profetizado pelo calendário Maia – que acabou por não acontecer.

(dr) Ark of Noah Foundation

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

Transformada em museu interactivo, a Arca transporta pares de réplicas de animais, em madeira, e actividades que pretendem “transmitir aos visitantes mensagens de esperança baseadas na vida de Jesus Cristo”, tendo já recebido mais de um milhão de visitas.

Depois de cumprir a sua missão peregrina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a embarcação partirá com destino à Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

A sua irmã mais velha, entretanto, continuará a sua tourneé, também como museu flutuante interactivo, visitando diversas cidades norueguesas.

E se a Arca de Noé original resistiu a um dilúvio, não é um rombozinho no casco que vai impedir a nova Arca de concluir a sua missão.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …

Europa em alerta: Casos de covid-19 sobem a pique. Países de leste sofrem com baixa vacinação

Pandemia volta a ganhar força na Europa. Reino Unido, Rússia e vários países do leste europeu, com baixas taxas de vacinação, voltaram a bater máximos de infeções e mortes por covid-19. Numa altura em que o …

Homicídio no metro das Laranjeiras. Suspeitos estudam, vivem em famílias "normais" e pertencem a gangue

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o quarto suspeito da morte de um jovem de 19 anos no metro das Laranjeiras, em Lisboa. O crime terá sido motivado por provocações nas redes sociais entre gangues …