A nova Arca de Noé colidiu com um barco norueguês

Ark of Noah / Facebook

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

Estragos visíveis no casco da nova Arca de Noé, depois de uma colisão no porto de Oslo com um barco norueguês

A réplica em tamanho natural da Arca de Noé construída pela Ark of Noah Foundation e lançada ao mar em 2012 sofreu danos consideráveis depois de uma colisão com um navio norueguês no porto de Oslo.

A gigantesca embarcação, construída com as medidas descritas no Genesis 6:15 – exactamente 125 metros de comprimento e 23 metros de altura — estava a ser rebocada para fora do porto de Oslo, na Noruega, quando “várias coisas correram mal“.

Durante a manobra, o navio museu holandês não conseguiu evitar um barco da Guarda Costeira norueguesa que se encontrava ancorado no porto.

Segundo um comunicado da Ark of Noah Foundation, citado pelo New York Times, a Arca colidiu com uma grua que sobressaía do barco da Guarda Costeira.

Não há feridos a lamentar, mas a Arca sofreu danos consideráveis num dos lados, incluindo estragos numa das exposições, e deverá ficara ancorada em Oslo para reparações.

Um vídeo captado por uma testemunha mostra a Arca a ser rebocada e a trajectória que a leva a colidir com a grua do barco da Guarda Costeira.

Esta é a primeira das duas réplicas da mítica Arca de Noé da Bíblia, idealizadas pelo carpinteiro holandês Johan Huibers, e construídas pela Ark of Noah Foundation, que a fundação entregou em 2010 ao produtor de TV e filantropo holandês Aad Peters.

Dentro de alguns dias, a segunda réplica parte da Holanda em direcção ao Rio de Janeiro – onde deverá chegar a tempo dos Jogos Olímpicos.

Maior que um campo de futebol, a Arca de Noé consegue levar até 5 mil pessoas, e o seu peso é estimado em 3 mil toneladas.

A construção desta segunda Arca foi concluída em 2012, bem a tempo do fim do mundo profetizado pelo calendário Maia – que acabou por não acontecer.

(dr) Ark of Noah Foundation

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

Transformada em museu interactivo, a Arca transporta pares de réplicas de animais, em madeira, e actividades que pretendem “transmitir aos visitantes mensagens de esperança baseadas na vida de Jesus Cristo”, tendo já recebido mais de um milhão de visitas.

Depois de cumprir a sua missão peregrina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a embarcação partirá com destino à Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

A sua irmã mais velha, entretanto, continuará a sua tourneé, também como museu flutuante interactivo, visitando diversas cidades norueguesas.

E se a Arca de Noé original resistiu a um dilúvio, não é um rombozinho no casco que vai impedir a nova Arca de concluir a sua missão.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …