A nova Arca de Noé vai atravessar o Atlântico (se Deus quiser) para ir aos Jogos do Rio

Se as alterações climáticas vierem a provocar um novo dilúvio, pelo menos um homem já garantiu a sua sobrevivência – e a dos seus companheiros, depois de ter construído uma réplica da Arca de Noé, com a qual quer agora atravessar o Atlântico.

A gigantesca embarcação, construída pela Ark of Noah Foundation e lançada ao mar em 2012, vai partir dentro de algumas semanas em direcção ao Rio de Janeiro – onde deverá chegar a tempo dos Jogos Olímpicos.

A associação holandesa, fundada pelo carpinteiro Johan Huibers, arrecadou mais de 30 milhões de euros em donativos e construiu uma embarcação inspirada na Arca de Noé da narrativa cristã.

De proporções literalmente bíblicas, a embarcação pretende ser uma reconstrução fiel da Arca de Noé, e foi construída com as medidas descritas no Genesis 6:15 – 125 metros de comprimento e 23 metros de altura, algo como um edifício de 7 andares.

Maior que um campo de futebol, a nova Arca de Noé consegue levar até 5 mil pessoas, e o seu peso é estimado em 3 mil toneladas.

A arca está ancorada na Holanda e vai partir em junho com destino ao Brasil, onde deverá atracar durante os Jogos Olímpicos, a 7 de setembro.

Transporta pares de réplicas de animais, em madeira, e actividades que vão “transmitir aos visitantes mensagens de esperança baseadas na vida de Jesus Cristo”, explica Herald Janssen, director da Ark of Noah Foundation, à ABC News.

Durante a sua travessia do Atlântico, os mentores do projecto pretendem apresentar palestras, filmes e discussões sobre histórias bíblicas clássicas, como a Criação e o Paraíso. E o Dilúvio, obviamente.

(dr) Ark of Noah Foundation

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

A nova Arca de Noé foi construida pelo carpinteiro holandês Johan Huibers

A arca foi idealizada em 1992 por Johan Huibers, carpinteiro holandês de 63 anos, depois de ter tido um pesadelo no qual viu a Holanda debaixo de água. A construção da arca foi concluída em 2012, bem a tempo do fim do mundo profetizado pelo calendário Maia – que acabou por não acontecer.

Desde então, está aberta ao público como museu interactivo, tendo recebido centenas de milhares de visitantes. Depois dos Jogos Olímpicos, a embarcação partirá com destino à Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

A arca já mostrou que flutua. Será capaz de fazer os 8 mil quilómetros de travessia do Atlântico, e chegar ao Novo Mundo?

AJB, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …