A nova Arca de Noé vai atravessar o Atlântico (se Deus quiser) para ir aos Jogos do Rio

Se as alterações climáticas vierem a provocar um novo dilúvio, pelo menos um homem já garantiu a sua sobrevivência – e a dos seus companheiros, depois de ter construído uma réplica da Arca de Noé, com a qual quer agora atravessar o Atlântico.

A gigantesca embarcação, construída pela Ark of Noah Foundation e lançada ao mar em 2012, vai partir dentro de algumas semanas em direcção ao Rio de Janeiro – onde deverá chegar a tempo dos Jogos Olímpicos.

A associação holandesa, fundada pelo carpinteiro Johan Huibers, arrecadou mais de 30 milhões de euros em donativos e construiu uma embarcação inspirada na Arca de Noé da narrativa cristã.

De proporções literalmente bíblicas, a embarcação pretende ser uma reconstrução fiel da Arca de Noé, e foi construída com as medidas descritas no Genesis 6:15 – 125 metros de comprimento e 23 metros de altura, algo como um edifício de 7 andares.

Maior que um campo de futebol, a nova Arca de Noé consegue levar até 5 mil pessoas, e o seu peso é estimado em 3 mil toneladas.

A arca está ancorada na Holanda e vai partir em junho com destino ao Brasil, onde deverá atracar durante os Jogos Olímpicos, a 7 de setembro.

Transporta pares de réplicas de animais, em madeira, e actividades que vão “transmitir aos visitantes mensagens de esperança baseadas na vida de Jesus Cristo”, explica Herald Janssen, director da Ark of Noah Foundation, à ABC News.

Durante a sua travessia do Atlântico, os mentores do projecto pretendem apresentar palestras, filmes e discussões sobre histórias bíblicas clássicas, como a Criação e o Paraíso. E o Dilúvio, obviamente.

(dr) Ark of Noah Foundation

A nova Arca de Noé foi construida por Johan Huibers

A nova Arca de Noé foi construida pelo carpinteiro holandês Johan Huibers

A arca foi idealizada em 1992 por Johan Huibers, carpinteiro holandês de 63 anos, depois de ter tido um pesadelo no qual viu a Holanda debaixo de água. A construção da arca foi concluída em 2012, bem a tempo do fim do mundo profetizado pelo calendário Maia – que acabou por não acontecer.

Desde então, está aberta ao público como museu interactivo, tendo recebido centenas de milhares de visitantes. Depois dos Jogos Olímpicos, a embarcação partirá com destino à Argentina, Colômbia e Estados Unidos.

A arca já mostrou que flutua. Será capaz de fazer os 8 mil quilómetros de travessia do Atlântico, e chegar ao Novo Mundo?

AJB, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …