Notas máximas nos exames nacionais quase duplicaram. 19 e 20 dispararam em 2020

Rodrigo Antunes / Lusa

O número de alunos com nota 19 e 20 nos exames nacionais quase duplicou em 2020, ano atípico por causa da pandemia de covid-19, revelam dados do Júri Nacional de Exames avançados esta quarta-feira pelo jornal Público.

Os dados mostram que os exames nacionais deste ano mostram que são mais de 15 mil os alunos que registaram notas de 19 e 20, comparados com os 8.486 do ano passado.

Houve mais de 7.064 alunos a obter as notas mais altas da escala.

Especialistas ouvidos pelo Público explicam que estes números não espelham uma geração especialmente excecional, sendo antes fruto das medidas que foram tomadas pela tutela para minimizar eventuais efeitos provocados pela pandemia.

Neste ano, recorde-se, foram apenas submetidos a exame nacional os alunos que pretendem concorrem ao Ensino Superior, ficando os restantes dispensados destas provas. Além disso, foram implementadas regras diferentes do habitual a nível de classificação, havendo a possibilidade de o aluno escolher entre grupos de questões.

“Um olhar descontextualizado pode levar a pensar que estamos perante uma geração de alunos excecionais, mas uma leitura mais apurada revela outras questões”, alertou, em declarações ao mesmo matutino, o presidente da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG), Adão Mendes.

Esta disciplina, que tem um historial de maus resultados em exames nacionais, foi a prova mais concorrida este ano: “A média de valores no exame nacional foi, desde o seu início (em 2006/2007), sempre próxima dos 10 valores e várias vezes negativa”, recorda.

Este ano, a média desta disciplina subiu 3,3 valores, fixando-se em 14.

“As explicações para estes resultados parecem revelar as opções tomadas pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) para mitigar eventuais constrangimentos decorrentes da pandemia”, acentua Adão Mendes, destacando duas das principais mudanças.

“A possibilidade de o aluno poder errar oito questões, sem penalização, traduziu-se numa medida determinante para a melhoria das classificações finais. Além disso, o exame foi resolvido apenas pelos alunos que o escolheram como possível prova de acesso”.

Aluno serão diferenciados pelas notas internas

Ouvido pelo mesmo jornal, o presidente da Sociedade portuguesa de Matemática, Filipe Oliveira, faz uma leitura destes resultados semelhante à de Adão Mendes.

Era fácil ter 19 ou 20 valores neste exame (….) A questão é saber se serão os alunos mais bem preparados que irão entrar nos cursos mais competitivos”, disse.

“Os bons alunos tiraram 19 ou 20 no exame, mas muitos alunos mais fracos também o conseguiram porque as perguntas que selecionam os estudantes não cumpriram o seu papel, já que eram opcionais”, explica. Resultado: “O que vai diferenciar os estudantes no acesso ao superior será a nota interna [dada pela escola]. Ficará à frente quem inflaciona as notas o que constituirá uma tremenda injustiça para os alunos que se esforçaram”.

A média do exame nacional de Matemática subiu quase três valores para 13,3.

Os números analisados pelo Público mostram que a distribuição das classificações evidencia qie a nota 19 foi a que registou uma maior frequência: alcançaram-na 4628 alunos dos 35.724 que realizaram a prova. E aos 20 chegaram 1399.

“Em ambos os casos Matemática A foi a campeã deste ano”, remata o jornal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …