NOS, Altice e Vodafone não vão usar Huawei na rede “core” 5G

Rungroj Yongrit / EPA

A NOS, Altice e Vodafone decidiram não usar a tecnologia da Huawei no ‘core’ das redes 5G, embora o Governo não tenha banido a empresa chinesa das infraestruturas do país.

Um porta-voz da NOS diz que a empresa “não vai usar tecnologias Huawei nas redes 5G” e vai escolher “os melhores parceiros” para esta implementação. Portugal está a preparar um leilão do 5G que irá decorrer até ao final do ano. A Anacom salienta que é “uma oportunidade” para introduzir mais empresas no mercado e “mais ofertas e preços mais competitivos”.

A rede ‘core’ do 5G, explica a Renascença, é responsável pelas funções de gestão de sessões, pelos processos de autenticação e autorização de acesso à rede.

Também a Vodafone Portugal, em comunicado, anunciou que optou por não usar a tecnologia da empresa chinesa: “A Vodafone (casa mãe VOD.L) anunciou que a sua rede core 5G não irá contemplar a Huawei nas suas diferentes operações, pelo que, naturalmente, a Vodafone Portugal não é exceção”. A Vodafone trabalhará com a Ericsson.

Por sua vez, a Altice também não terá a Huawei no core da rede 5G, contando com outros fabricantes para esse efeito.

Uma porta-voz da Altice Portugal disse que “o processo do 5G em Portugal ainda não está totalmente definido, havendo um conjunto de decisões relevantes a ser tomadas pelas entidades competentes, pelo que deve aguardar por estas para posteriormente se pronunciar”.

No final do ano passado, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, esteve em Lisboa, onde terá tentando convencer o Governo a não usar a Huawei na sua rede 5G. Os EUA defendem que há um potencial perigo de espionagem pela China. Tanto Pequim como a Huawei negam estas acusações.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, realçou que “a priori, não temos problemas com nenhum dos fabricantes”.

Em declarações à Rádio Renascença, o investigador e professor e telecomunicações António Rodrigues diz que “não existem provas de que a China, em particular, a Huawei faz espionagem, nem há provas de que não faça, mas há uma grande relutância em empresas muito grandes em abandonar totalmente a hipótese Huawei”.

“Neste momento, não me parece justificável, do ponto de visto tecnológico ou técnico, que seja necessário não usar material Huawei pelo facto de haver esse perigo. Isto é uma decisão que caberá aos Governos tomar, é política”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …