Contra o aquecimento global, Noruega quer investir em aviões elétricos

Para deter as alterações climáticas, a Noruega quer investir em aviões elétricos. A estratégia para por investir em incentivos fiscais para desenvolver esta indústria, à semelhança do que aconteceu com o setor dos carros elétricos.

A empresa estatal Avinor, que opera 45 aeroportos noruegueses, acredita que este compromisso com aeronaves movidas a bateria poderia incentivar o desenvolvimento de tecnologias elétricas e híbridas por empresas maiores, como a Airbus e a Boeing.

“Na minha opinião, não há dúvidas de que até 2040, a Noruega estará a operar totalmente com energia elétrica” em voos de curta distância, disse Dag Falk-Pedersen, diretor da Avinor.

Segundo o diretor da empresa, a Noruega, que é um país montanhoso de 5 milhões de habitantes, é o local ideal para que os aviões elétricos possam acelerar mais rápido do que as aeronaves convencionais.

O principal desafio que as aeronaves elétricas enfrentam são as baterias extremamente pesadas e a sua autonomia limitada. Mas a Avinor quer investir neste setor: “pode ser que, dentro de um ou dois anos, apresentemos uma ao mercado que comercializa aeronaves elétricas”, disse Falk-Pedersen, acrescentando que essa licitação pode ser de 5 a 15 aviões de 12 a 50 assentos.

O ministro norueguês dos Transportes, Ketil Solvik-Olsen, disse que Oslo vai tentar repetir o seu sucesso na promoção de carros elétricos, conseguida através de incentivos fiscais e outras vantagens, como estacionamento gratuito e pontos de recarga.

Em 2017, mais de metade dos carros novos vendidos no país eram elétricos ou híbridos, a maior taxa do mundo e um feito que o ambiente agradece. No entanto, Ketil Solvik-Olsen admitiu que quando se fala em aviões movidos a bateria, “não há dúvidas de que a maioria das pessoas é um pouco cética”.

O governo de centro-direita da Noruega já solicitou à Avinor que comece a utilizar aeronaves elétricas no transporte comercial, e que promova o uso de biocombustíveis.

A Noruega é o maior produtor de petróleo e gás da Europa ocidental e tem lutado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que ficaram 3% acima dos níveis de 1990 a 2016.

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …