Contra o aquecimento global, Noruega quer investir em aviões elétricos

Para deter as alterações climáticas, a Noruega quer investir em aviões elétricos. A estratégia para por investir em incentivos fiscais para desenvolver esta indústria, à semelhança do que aconteceu com o setor dos carros elétricos.

A empresa estatal Avinor, que opera 45 aeroportos noruegueses, acredita que este compromisso com aeronaves movidas a bateria poderia incentivar o desenvolvimento de tecnologias elétricas e híbridas por empresas maiores, como a Airbus e a Boeing.

“Na minha opinião, não há dúvidas de que até 2040, a Noruega estará a operar totalmente com energia elétrica” em voos de curta distância, disse Dag Falk-Pedersen, diretor da Avinor.

Segundo o diretor da empresa, a Noruega, que é um país montanhoso de 5 milhões de habitantes, é o local ideal para que os aviões elétricos possam acelerar mais rápido do que as aeronaves convencionais.

O principal desafio que as aeronaves elétricas enfrentam são as baterias extremamente pesadas e a sua autonomia limitada. Mas a Avinor quer investir neste setor: “pode ser que, dentro de um ou dois anos, apresentemos uma ao mercado que comercializa aeronaves elétricas”, disse Falk-Pedersen, acrescentando que essa licitação pode ser de 5 a 15 aviões de 12 a 50 assentos.

O ministro norueguês dos Transportes, Ketil Solvik-Olsen, disse que Oslo vai tentar repetir o seu sucesso na promoção de carros elétricos, conseguida através de incentivos fiscais e outras vantagens, como estacionamento gratuito e pontos de recarga.

Em 2017, mais de metade dos carros novos vendidos no país eram elétricos ou híbridos, a maior taxa do mundo e um feito que o ambiente agradece. No entanto, Ketil Solvik-Olsen admitiu que quando se fala em aviões movidos a bateria, “não há dúvidas de que a maioria das pessoas é um pouco cética”.

O governo de centro-direita da Noruega já solicitou à Avinor que comece a utilizar aeronaves elétricas no transporte comercial, e que promova o uso de biocombustíveis.

A Noruega é o maior produtor de petróleo e gás da Europa ocidental e tem lutado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que ficaram 3% acima dos níveis de 1990 a 2016.

ZAP // SputnikNews

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …