Contra o aquecimento global, Noruega quer investir em aviões elétricos

Para deter as alterações climáticas, a Noruega quer investir em aviões elétricos. A estratégia para por investir em incentivos fiscais para desenvolver esta indústria, à semelhança do que aconteceu com o setor dos carros elétricos.

A empresa estatal Avinor, que opera 45 aeroportos noruegueses, acredita que este compromisso com aeronaves movidas a bateria poderia incentivar o desenvolvimento de tecnologias elétricas e híbridas por empresas maiores, como a Airbus e a Boeing.

“Na minha opinião, não há dúvidas de que até 2040, a Noruega estará a operar totalmente com energia elétrica” em voos de curta distância, disse Dag Falk-Pedersen, diretor da Avinor.

Segundo o diretor da empresa, a Noruega, que é um país montanhoso de 5 milhões de habitantes, é o local ideal para que os aviões elétricos possam acelerar mais rápido do que as aeronaves convencionais.

O principal desafio que as aeronaves elétricas enfrentam são as baterias extremamente pesadas e a sua autonomia limitada. Mas a Avinor quer investir neste setor: “pode ser que, dentro de um ou dois anos, apresentemos uma ao mercado que comercializa aeronaves elétricas”, disse Falk-Pedersen, acrescentando que essa licitação pode ser de 5 a 15 aviões de 12 a 50 assentos.

O ministro norueguês dos Transportes, Ketil Solvik-Olsen, disse que Oslo vai tentar repetir o seu sucesso na promoção de carros elétricos, conseguida através de incentivos fiscais e outras vantagens, como estacionamento gratuito e pontos de recarga.

Em 2017, mais de metade dos carros novos vendidos no país eram elétricos ou híbridos, a maior taxa do mundo e um feito que o ambiente agradece. No entanto, Ketil Solvik-Olsen admitiu que quando se fala em aviões movidos a bateria, “não há dúvidas de que a maioria das pessoas é um pouco cética”.

O governo de centro-direita da Noruega já solicitou à Avinor que comece a utilizar aeronaves elétricas no transporte comercial, e que promova o uso de biocombustíveis.

A Noruega é o maior produtor de petróleo e gás da Europa ocidental e tem lutado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que ficaram 3% acima dos níveis de 1990 a 2016.

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …