Oslo é a primeira capital do mundo a proibir (totalmente) a circulação de automóveis

A câmara municipal de Oslo, capital da Noruega, já o anunciou, e não pretende voltar atrás: a cidade vai proibir a circulação de automóveis em todas as suas ruas.

A medida só vai entrar em vigor em 2019, mas já começou a causar preocupação aos proprietários de automóveis que vivem na capital norueguesa – e que não são pouco.

Segundo dados do governo norueguês, há na cidade cerca de 350 mil pessoas com automóveis.

Aparentemente, é melhor que comecem a habituar-se a usar outros meios de transporte.

A autarquia não pretende, naturalmente, levantar problemas aos moradores, e o governo prometeu investir na rede de transportes públicos, garantindo que vai construir mais de 56 mil quilómetros de ciclovias.

A medida garante a Oslo o título de primeira capital do mundo a proibir os automóveis de circular nas suas ruas e coloca a cidade no topo do ranking dos municípios mais sustentáveis do planeta.

A poluição do ar e o barulho vão seguramente diminuir de forma dramática, o trânsito vai melhorar incrivelmente, andar na rua a pé ou de bicicleta será mais seguro e, como consequência, os habitantes da cidade vão ganhar qualidade de vida.

Então já sabe, a partir de 2019 vai valer a pena uma visita a Oslo para conhecer de perto a cidade com menos poluição do mundo. Lembre-se apenas de deixar o carro na garagem.

ZAP / The Greenest Post

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É complicado implementar estas medidas, mas é urgente aplicar medidas mesmo que sejam anti-populares, a bem da Humanidade…

  2. Infelizmente há orçamentos de estados tão fortemente baseados em impostos sobre combustíveis, que não têm interesse (ou no mínimo têm muito medo) em diminuir tão drasticamente o seu consumo. E quem fala de combustíveis, fala de tabaco e outros produtos onde a percentagem de impostos e a maior fatia do preço.
    Mas devia ser mais importante salvar o planeta. No medio/longo prazo é certamente. Falta saber se se pensa a médio/prazo, ou só se tem visão curta.

  3. A ironia é que o dinheiro para tudo isto vem, na maior parte, do petróleo… a Noruega arma-se em “verde” mas vive da exploração dos recursos que tem – petróleo e gás natural. E sem os vender ao resto do mundo, que os queima alegremente, queria ver o que acontecia ao paraíso norueguês.

  4. Certamente que os noruegueses vão esperar que primeiro se apliquem as alternativas e só depois entrem em acção as proibições ao contrário do que se faz por cá, primeiro proibisse e só depois é que se encontram as alternativas e nem sempre.

  5. Para um país que só vive do petróleo e da exportação do bacalhau para portugal não está mal. Se todos fizerem o mesmo teremos a noruega a viver da salga do peixe e do turismo do nobel.
    É como termos os traficantes de droga muito preocupados com abolir a mesma dentro do lar.

    Vamos ver como corre a experiência.

RESPONDER

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …