//

Oslo é a primeira capital do mundo a proibir (totalmente) a circulação de automóveis

6

A câmara municipal de Oslo, capital da Noruega, já o anunciou, e não pretende voltar atrás: a cidade vai proibir a circulação de automóveis em todas as suas ruas.

A medida só vai entrar em vigor em 2019, mas já começou a causar preocupação aos proprietários de automóveis que vivem na capital norueguesa – e que não são pouco.

Segundo dados do governo norueguês, há na cidade cerca de 350 mil pessoas com automóveis.

Aparentemente, é melhor que comecem a habituar-se a usar outros meios de transporte.

A autarquia não pretende, naturalmente, levantar problemas aos moradores, e o governo prometeu investir na rede de transportes públicos, garantindo que vai construir mais de 56 mil quilómetros de ciclovias.

A medida garante a Oslo o título de primeira capital do mundo a proibir os automóveis de circular nas suas ruas e coloca a cidade no topo do ranking dos municípios mais sustentáveis do planeta.

A poluição do ar e o barulho vão seguramente diminuir de forma dramática, o trânsito vai melhorar incrivelmente, andar na rua a pé ou de bicicleta será mais seguro e, como consequência, os habitantes da cidade vão ganhar qualidade de vida.

Então já sabe, a partir de 2019 vai valer a pena uma visita a Oslo para conhecer de perto a cidade com menos poluição do mundo. Lembre-se apenas de deixar o carro na garagem.

ZAP / The Greenest Post

6 Comments

  1. É complicado implementar estas medidas, mas é urgente aplicar medidas mesmo que sejam anti-populares, a bem da Humanidade…

  2. Infelizmente há orçamentos de estados tão fortemente baseados em impostos sobre combustíveis, que não têm interesse (ou no mínimo têm muito medo) em diminuir tão drasticamente o seu consumo. E quem fala de combustíveis, fala de tabaco e outros produtos onde a percentagem de impostos e a maior fatia do preço.
    Mas devia ser mais importante salvar o planeta. No medio/longo prazo é certamente. Falta saber se se pensa a médio/prazo, ou só se tem visão curta.

  3. A ironia é que o dinheiro para tudo isto vem, na maior parte, do petróleo… a Noruega arma-se em “verde” mas vive da exploração dos recursos que tem – petróleo e gás natural. E sem os vender ao resto do mundo, que os queima alegremente, queria ver o que acontecia ao paraíso norueguês.

  4. Certamente que os noruegueses vão esperar que primeiro se apliquem as alternativas e só depois entrem em acção as proibições ao contrário do que se faz por cá, primeiro proibisse e só depois é que se encontram as alternativas e nem sempre.

  5. Para um país que só vive do petróleo e da exportação do bacalhau para portugal não está mal. Se todos fizerem o mesmo teremos a noruega a viver da salga do peixe e do turismo do nobel.
    É como termos os traficantes de droga muito preocupados com abolir a mesma dentro do lar.

    Vamos ver como corre a experiência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.