A Noruega, um dos primeiros países a controlar a pandemia, recusa-se a desconfinar

gunnsteinlye / Flickr

Notodden, na Noruega

A Noruega, um dos primeiros países a controlar a pandemia, tem resistido à reabertura, continuando a entrada vedada aos não-residentes. Até 20 de agosto, as viagens para fora do país obrigam a uma quarentena de dez dias no regresso.

Segundo noticiou o Diário de Notícias esta terça-feira, a primeira-ministra Erna Solberg já anunciou que as férias que tinha marcadas em Espanha serão adiadas para o próximo ano.

Este não é caso único. As regras impostas no país estão a deixar famílias separadas, como acontece com Bettina Wintermark, que não pode ir a Bordéus ver a mãe, de 84 anos, atingida por um enfarte e que, segundo os médicos, só tem algumas semanas de vida.

“Na minha cabeça sei que não a vou voltar a ver com vida”, contou à AFP a francesa. “É um pesadelo. Se a Noruega não tivesse restrições tão duras, teria partido imediatamente. Mas está fora de questão andar a fazer idas e vindas para França porque teria de cumprir dez dias de quarentena de cada vez”.

Na Noruega, que tem quase cinco milhões e meio, contam-se 248 mortos por covid-19. “Muitos estão tristes e frustrados”, admitiu a ministra da Justiça, Monica Maeland, responsável pela coordenação da resposta à pandemia. Mas “não fazemos isto para chatear as pessoas mas sim porque temos de manter a situação sob controlo”.

O país reabriu a fronteira com a Dinamarca, Finlândia e Islândia a 15 de junho e pondera levantar a proibição de entrada a outros países do espaço Schengen a 20 de julho. O setor do turismo tem apelado à reabertura com a Alemanha, país de origem de um quarto dos turistas que entram na Noruega no verão.

Uma sondagem citada pela AFP mostra que 5,4% admitem ignorar as recomendações de segurança e viajar para um destino desaconselhado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Vejam lá coitadinho… Diz que é um pesadelo não poder ir ver a Mãe antes de ela morrer. Mas na verdade a única coisa que o impede, é a “chatice” de ficar 10 dias (uma eternidade!) de quarentena. Os médicos até já lhe disseram que a Mãe só sobrevive mais umas semanas… E ele sabe que tudo o que tinha de fazer era ir passar uns dias a França em qualquer AirBnB (ou afim) para poder acompanhar a Mãe e despedir-se dela, e depois estar 10 dias fechado em casa na Noruega quando regressar. Nessa altura os 10 dias até fariam sentido em luto pela Mãe… Mas qual quê!.. A velha que morra sozinha e abandonada sem sequer ter a companhia do filho… Normalíssimo!

    • Este deve viver do ar. As pessoas que trabalham, e muitos fazem-no diariamente para sobreviver, não podem perder 20 ou 30 dias em quarentena. O seu mundo, será um mundo perfeito. O da generalidade das pessoas infelizmente não é. É de facto triste a situação do senhor ou senhora.

  2. já estão a perceber a história do “tudo vai mudar”, “o novo normal” etc.

    so script é o mesmo do que se passou com os aeroportos pós circo do 11set2001…

    mas o pessoal continua a papar tudo o que lhe vendem!

    estamos a caminho de uma ditadura tecnocrática como o mundo nunca viu pq a carneirada se recusa a abrir os olhos.

  3. Pois eu estou de partida para a Suécia, dia 18JUL.
    Pretendia ir até ás Lofoten (na Noruega) em bicicleta e vir depois pelos paises balticos.
    Se não for possivel ir à Noruega e aos restantes paises Balticos, posso sempre viajar na Suecia e passar para a Polónia.
    A vida continu, n
    ao se pode parar o Mundo…..

    • Sim. Mas quando regressasses devias ficar de quarentena. Por que carga de água é que eu e os meus familiares havemos de ficar à mercê dos teus desvarios de férias?!

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …