A Noruega, um dos primeiros países a controlar a pandemia, recusa-se a desconfinar

gunnsteinlye / Flickr

Notodden, na Noruega

A Noruega, um dos primeiros países a controlar a pandemia, tem resistido à reabertura, continuando a entrada vedada aos não-residentes. Até 20 de agosto, as viagens para fora do país obrigam a uma quarentena de dez dias no regresso.

Segundo noticiou o Diário de Notícias esta terça-feira, a primeira-ministra Erna Solberg já anunciou que as férias que tinha marcadas em Espanha serão adiadas para o próximo ano.

Este não é caso único. As regras impostas no país estão a deixar famílias separadas, como acontece com Bettina Wintermark, que não pode ir a Bordéus ver a mãe, de 84 anos, atingida por um enfarte e que, segundo os médicos, só tem algumas semanas de vida.

“Na minha cabeça sei que não a vou voltar a ver com vida”, contou à AFP a francesa. “É um pesadelo. Se a Noruega não tivesse restrições tão duras, teria partido imediatamente. Mas está fora de questão andar a fazer idas e vindas para França porque teria de cumprir dez dias de quarentena de cada vez”.

Na Noruega, que tem quase cinco milhões e meio, contam-se 248 mortos por covid-19. “Muitos estão tristes e frustrados”, admitiu a ministra da Justiça, Monica Maeland, responsável pela coordenação da resposta à pandemia. Mas “não fazemos isto para chatear as pessoas mas sim porque temos de manter a situação sob controlo”.

O país reabriu a fronteira com a Dinamarca, Finlândia e Islândia a 15 de junho e pondera levantar a proibição de entrada a outros países do espaço Schengen a 20 de julho. O setor do turismo tem apelado à reabertura com a Alemanha, país de origem de um quarto dos turistas que entram na Noruega no verão.

Uma sondagem citada pela AFP mostra que 5,4% admitem ignorar as recomendações de segurança e viajar para um destino desaconselhado.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Vejam lá coitadinho… Diz que é um pesadelo não poder ir ver a Mãe antes de ela morrer. Mas na verdade a única coisa que o impede, é a “chatice” de ficar 10 dias (uma eternidade!) de quarentena. Os médicos até já lhe disseram que a Mãe só sobrevive mais umas semanas… E ele sabe que tudo o que tinha de fazer era ir passar uns dias a França em qualquer AirBnB (ou afim) para poder acompanhar a Mãe e despedir-se dela, e depois estar 10 dias fechado em casa na Noruega quando regressar. Nessa altura os 10 dias até fariam sentido em luto pela Mãe… Mas qual quê!.. A velha que morra sozinha e abandonada sem sequer ter a companhia do filho… Normalíssimo!

    • Este deve viver do ar. As pessoas que trabalham, e muitos fazem-no diariamente para sobreviver, não podem perder 20 ou 30 dias em quarentena. O seu mundo, será um mundo perfeito. O da generalidade das pessoas infelizmente não é. É de facto triste a situação do senhor ou senhora.

  2. já estão a perceber a história do “tudo vai mudar”, “o novo normal” etc.

    so script é o mesmo do que se passou com os aeroportos pós circo do 11set2001…

    mas o pessoal continua a papar tudo o que lhe vendem!

    estamos a caminho de uma ditadura tecnocrática como o mundo nunca viu pq a carneirada se recusa a abrir os olhos.

  3. Pois eu estou de partida para a Suécia, dia 18JUL.
    Pretendia ir até ás Lofoten (na Noruega) em bicicleta e vir depois pelos paises balticos.
    Se não for possivel ir à Noruega e aos restantes paises Balticos, posso sempre viajar na Suecia e passar para a Polónia.
    A vida continu, n
    ao se pode parar o Mundo…..

    • Sim. Mas quando regressasses devias ficar de quarentena. Por que carga de água é que eu e os meus familiares havemos de ficar à mercê dos teus desvarios de férias?!

RESPONDER

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …

Agentes russos terão oferecido a ajuda de 10 mil soldados aos separatistas catalães

Alegados agentes russos terão oferecido à Catalunha a ajuda de 10 mil soldados durante a sua tentativa de independência da Espanha, em 2017, relataram na quarta-feira meios de comunicação espanhóis e europeus. As denúncias baseiam-se em …