//

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Miguel A. Lopes / Lusa

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas para para fazer ligações ao TGV espanhol.

De acordo com o matutino, que avança a notícia na sua edição impressa desta sexta-feira, a ligação ao TGV espanhol é umas das prioridades para os milhões de euros que serão pedidos a Bruxelas para modernizar a ferrovia.

A região defende ainda a aplicação desta verbas em aeródromos (Vila Real e Bragança) e no rio Douro como via navegável.

“Modernizar toda a Linha do Douro e a Linha Porto-Vigo, ligando o Norte à alta velocidade espanhola, articular a ferrovia com os portos de Leixões e de Viana do Castelo, valorizar o rio Douro como via navegável e estudar investimentos nos aeroportos de Bragança e Vila Real”. Estas são algumas das medidas que o o Conselho do Regional do Norte aprovará para os próximos fundos comunitários, segundo o JN.

Aposta na inovação, melhoria da competitividade das empresas, digitalização, descarbonização da economia, saúde, educação e organização do território, são outras das apostas para a região elecadas pelo diário.

O presidente do Conselho Regional do Norte, Miguel Alves, assumiu que o objetivo final das prioridades definidas é melhorar o nível de vida da população que lá reside. “O Norte é a região que mais produz, que mais exporta, que mais combate o desemprego, mas é a última no PIB per capita” no que refere a riqueza por habitante, apontou.

O programa será aprovado esta sexta-feira baseia-se para 2021-2027 e servirá para as negociações do Executivo com Bruxelas no âmbito dos fundos europeus.

ZAP //

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.