Norte “industrializado” concentra mais casos. Trabalho e tradições familiares podem explicar aumento

Mário Cruz / Lusa

As zonas urbanas densas, o tecido industrial de volta a uma atividade intensa e a tradição de reuniões familiares pode explicar o aumento de casos de infeção na região Norte do país.

Nas últimas semanas, o vírus parece estar a atingir com mais intensidade as zonas mais industrializadas do Norte. Não há uma explicação para esta incidência, mas o geógrafo João Ferrão, do Instituo de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, não se mostra surpreendido devido às “características estruturais do país”.

O Noroeste é, de novo, a zona com mais casos de infeção por covid-19, depois da acalmia durante o período de confinamento e o verão. O especialista aponta, citado pelo Público, que tal pode ser explicado pelas características de municípios muito industrializados e com muitas interligações, em que está “tudo misturado”.

“Voltamos de novo a perceber a grande diferença entre o que é a região urbano-industrial do Noroeste e a Área Metropolitana de Lisboa, em que o peso da administração pública e das empresas de serviços é muitíssimo grande e a questão do teletrabalho continua com uma incidência muito forte. Aqui, em muitos casos, o regresso ao trabalho não foi o regresso ao local de trabalho. É essa realidade que está outra vez a vir ao de cima”, diz.

O facto de as fábricas não terem praticamente parado não entra em conflito com esta visão, já que houve uma redução da atividade e muitas empresas recorreram ao lay-off, o que diminui a pressão dos contactos em muitos locais.

No entanto, João Ferrão ressalva que a disseminação da covid-19 não é mono-casual. “O peso relativo de cada causa vai mudando, e as mais conhecidas estão mais controladas, mas elas coexistem.”

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano do Porto, corrobora esta visão e considera que o “aumento de casos tem uma origem multidimensional“.

O também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia realça ainda o incumprimento das regras: seja por as empresas e a administração não estarem a aplicar o desfasamento de horários (contribuindo para transportes públicos menos cheios), seja pelos ajuntamentos de jovens estudantes.

O médico de Saúde Pública Bernardo Gomes sublinha ainda que pode haver uma “exaustão e uma resistência às medidas de saúde pública”.

Estarão a ser cumpridas todas as medidas previstas, nesta zona com um tecido industrial mais rico do Noroeste, com trabalho presencial? Houve um reacender de um conjunto de atividades relacionadas com uma maior tradição de agregação familiar ou de participação em eventos de caráter religioso? “São essas perguntas que têm de ser colocadas”, afirma.

Esta quarta-feira, António Costa esteve reunido com os autarcas de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, os municípios com maior crescimento de casos que estão a exercer grande pressão sobre o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …