Norte e sul do Brasil opõem-se na segunda volta das eleições presidenciais

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

O norte e o sul do Brasil opõem-se este domingo na segunda volta das eleições presidenciais, com os dois candidatos – Dilma Rousseff e Aécio Neves – a disputarem cada eleitor, depois de as sondagens apontarem para resultados muito próximos.

A votação ocorre no domingo, entre as 8 horas e as 17 horas. Na primeira volta, a atual Presidente, Dilma Rousseff (do Partido dos Trabalhadores, de centro-esquerda), venceu em 15 estados, principalmente nas regiões norte e nordeste enquanto Aécio Neves (do Partido da Social Democracia Brasileira, de centro-direita) venceu no sul e sudeste do país, incluindo o maior colégio eleitoral, São Paulo, que possui quase 32 milhões de eleitores, mais de 20% do total do país.

As últimas sondagens eleitorais divulgadas demonstraram que a preferência das regiões pelos candidatos deve manter-se na segunda volta. A pesquisa Datafolha do último dia 21 mostrou vantagem de Dilma Rousseff no nordeste (64% a 27%) e no norte (55% a 39%) e vitória de Aécio Neves no sudeste (49% a 40%), sul (51% a 33%) e centro-oeste (48% a 39%).

Algumas exceções a esta regra ocorreram em importantes estados do sudeste, como o Rio de Janeiro, vencido pela atual Presidente na primeira volta, mas com uma grande votação para a ambientalista Marina Silva, e Minas Gerais, onde Aécio foi Governador e segundo colégio eleitoral do país, que também optou por Dilma.

Marina Silva (Partido Socialista Brasileiro), que ficou em terceiro lugar no escrutínio de 5 de outubro e fora da segunda volta, venceu em dois estados: no Acre (região norte), onde nasceu, e em Pernambuco (nordeste), reduto eleitoral de Eduardo Campos, candidato presidencial do PSB até agosto, quando faleceu num acidente aéreo.

Os resultados das eleições presidenciais serão divulgados às 23 horas de Lisboa, depois do encerramento das urnas no Acre, o estado mais ocidental do país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto pode dar 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …