//

Norte-americanos escutaram telefones de 35 líderes do mundo

Chanceler alemã Angela Merkel com ex-primeiro-ministro francês Nicolas Sarkozy (foto: Sebastian Zwez / wikimedia)

Chanceler alemã Angela Merkel com ex-primeiro-ministro francês Nicolas Sarkozy (foto: Sebastian Zwez / wikimedia)

Os espiões dos EUA escutaram os telefonemas de 35 líderes mundiais, depois de a Casa Branca, o Pentágono e o Departamento de Estado lhes terem dado os respetivos números, informou hoje o diário britânico The Guardian.

Um documento classificado, fornecido por Edward Snowden, o ex-subcontratado da NSA, Agência de Segurança Nacional, indica que a agência trabalhou de perto com os departamentos “clientes” do Governo norte-americano para garantir a segurança das ligações telefónicas com políticos estrangeiros de relevo.

Um dirigente norte-americano, não identificado, entregou mais de 200 números, incluindo os de líderes mundiais que foram imediatamente “trabalhados” para serem vigiados pela NSA.

 

França e Alemanha vão discutir relações entre serviços de inteligência com EUA

O presidente do Conselho Europeu revelou esta noite que a França e a Alemanha vão realizar conversações bilaterais com os Estados Unidos sobre as relações entre serviços de informações e que deverão ser apresentadas conclusões até ao final do ano.

Na conferência de imprensa, no final do primeiro dia do Conselho Europeu, em Bruxelas, Herman van Rompuy adiantou que esta iniciativa da França e da Alemanha é aberta aos restantes países europeus.

Rompuy advertiu que “a cooperação entre os serviços de inteligência é vital no combate ao terrorismo, tanto na Europa como nos Estados Unidos”, mas que “uma falha de confiança pode prejudicar” essa “necessária cooperação”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.