Norte-americanos estão a beber lixívia (e a colocá-la na comida) para se prevenirem da covid-19

Numa altura de pandemia de covid-19, os norte-americanos estão a fazer mais desinfeções e limpezas. No entanto, alguns estão a adotar táticas perigosas, como beber lixívia.

Em abril, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA observou um aumento incomum de envenenamentos devido a exposições prejudiciais a produtos de limpeza doméstica. O momento vinculou-o à disseminação da covid.19. Para ter uma ideia mais clara do que estava a acontecer, os investigadores fizeram um inquérito online sobre conhecimentos e práticas de limpeza e desinfeção das casas.

De acordo com o Ars Technica, os investigadores analisaram as respostas de 502 adultos nos Estados Unidos e usaram ponderação estatística para torná-lo representativo da população do país.

Segundo as descobertas, publicadas no Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC, 60% disseram fazer mais limpezas e desinfeções e 39% admitiram ter feito pelo menos uma prática de limpeza não recomendada que o CDC considera de alto risco.

A prática de risco mais comum era lavar frutas, legumes e outros alimentos com lixívia, o que foi feito por 19% dos inquiridos. 18% disseram que usavam produtos de limpeza domésticos para lavar as mãos e/ou outras partes do corpo. 10% disseram que se cobriram com produtos de limpeza e desinfetantes domésticos.

6% dos inquiridos disseram que inalaram intencionalmente os vapores dos produtos de limpeza, incluindo lixívia, e 4% das pessoas relataram gargarejar ou beber produtos de limpeza, sabão e lixívia.

25% dos entrevistados relataram efeitos desagradáveis à saúde decorrentes da exposição a produtos de limpeza, como tonturas, irritações na pele, náuseas e problemas respiratórios.

Num conjunto de perguntas sobre práticas de limpeza seguras, apenas 23% sabiam que não se deve usar água quente para fazer soluções de livíxia. Além disso, apenas 35% sabiam que lixívia não deve ser misturada com vinagre. 58% sabiam que a lixívia não deve ser misturado com amoníaco.

Apesar do fraco desempenho nas questões, 82% relataram concordar fortemente ou concordar um pouco com a afirmação de que sabiam limpar e desinfetar a sua casa com segurança.

O relatório concluiu que é necessário consciencializar a população para as práticas de limpeza seguras, como ler as informações de segurança nos rótulos dos produtos, usar apenas água em temperatura ambiente ao diluir os produtos de limpeza, evitar misturar produtos químicos, usar proteção para pele e olhos, limpar em áreas ventiladas e manter os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …