Norte-americanos estão a beber lixívia (e a colocá-la na comida) para se prevenirem da covid-19

Numa altura de pandemia de covid-19, os norte-americanos estão a fazer mais desinfeções e limpezas. No entanto, alguns estão a adotar táticas perigosas, como beber lixívia.

Em abril, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA observou um aumento incomum de envenenamentos devido a exposições prejudiciais a produtos de limpeza doméstica. O momento vinculou-o à disseminação da covid.19. Para ter uma ideia mais clara do que estava a acontecer, os investigadores fizeram um inquérito online sobre conhecimentos e práticas de limpeza e desinfeção das casas.

De acordo com o Ars Technica, os investigadores analisaram as respostas de 502 adultos nos Estados Unidos e usaram ponderação estatística para torná-lo representativo da população do país.

Segundo as descobertas, publicadas no Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC, 60% disseram fazer mais limpezas e desinfeções e 39% admitiram ter feito pelo menos uma prática de limpeza não recomendada que o CDC considera de alto risco.

A prática de risco mais comum era lavar frutas, legumes e outros alimentos com lixívia, o que foi feito por 19% dos inquiridos. 18% disseram que usavam produtos de limpeza domésticos para lavar as mãos e/ou outras partes do corpo. 10% disseram que se cobriram com produtos de limpeza e desinfetantes domésticos.

6% dos inquiridos disseram que inalaram intencionalmente os vapores dos produtos de limpeza, incluindo lixívia, e 4% das pessoas relataram gargarejar ou beber produtos de limpeza, sabão e lixívia.

25% dos entrevistados relataram efeitos desagradáveis à saúde decorrentes da exposição a produtos de limpeza, como tonturas, irritações na pele, náuseas e problemas respiratórios.

Num conjunto de perguntas sobre práticas de limpeza seguras, apenas 23% sabiam que não se deve usar água quente para fazer soluções de livíxia. Além disso, apenas 35% sabiam que lixívia não deve ser misturada com vinagre. 58% sabiam que a lixívia não deve ser misturado com amoníaco.

Apesar do fraco desempenho nas questões, 82% relataram concordar fortemente ou concordar um pouco com a afirmação de que sabiam limpar e desinfetar a sua casa com segurança.

O relatório concluiu que é necessário consciencializar a população para as práticas de limpeza seguras, como ler as informações de segurança nos rótulos dos produtos, usar apenas água em temperatura ambiente ao diluir os produtos de limpeza, evitar misturar produtos químicos, usar proteção para pele e olhos, limpar em áreas ventiladas e manter os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …