Norte-americanos estão a beber lixívia (e a colocá-la na comida) para se prevenirem da covid-19

Numa altura de pandemia de covid-19, os norte-americanos estão a fazer mais desinfeções e limpezas. No entanto, alguns estão a adotar táticas perigosas, como beber lixívia.

Em abril, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA observou um aumento incomum de envenenamentos devido a exposições prejudiciais a produtos de limpeza doméstica. O momento vinculou-o à disseminação da covid.19. Para ter uma ideia mais clara do que estava a acontecer, os investigadores fizeram um inquérito online sobre conhecimentos e práticas de limpeza e desinfeção das casas.

De acordo com o Ars Technica, os investigadores analisaram as respostas de 502 adultos nos Estados Unidos e usaram ponderação estatística para torná-lo representativo da população do país.

Segundo as descobertas, publicadas no Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC, 60% disseram fazer mais limpezas e desinfeções e 39% admitiram ter feito pelo menos uma prática de limpeza não recomendada que o CDC considera de alto risco.

A prática de risco mais comum era lavar frutas, legumes e outros alimentos com lixívia, o que foi feito por 19% dos inquiridos. 18% disseram que usavam produtos de limpeza domésticos para lavar as mãos e/ou outras partes do corpo. 10% disseram que se cobriram com produtos de limpeza e desinfetantes domésticos.

6% dos inquiridos disseram que inalaram intencionalmente os vapores dos produtos de limpeza, incluindo lixívia, e 4% das pessoas relataram gargarejar ou beber produtos de limpeza, sabão e lixívia.

25% dos entrevistados relataram efeitos desagradáveis à saúde decorrentes da exposição a produtos de limpeza, como tonturas, irritações na pele, náuseas e problemas respiratórios.

Num conjunto de perguntas sobre práticas de limpeza seguras, apenas 23% sabiam que não se deve usar água quente para fazer soluções de livíxia. Além disso, apenas 35% sabiam que lixívia não deve ser misturada com vinagre. 58% sabiam que a lixívia não deve ser misturado com amoníaco.

Apesar do fraco desempenho nas questões, 82% relataram concordar fortemente ou concordar um pouco com a afirmação de que sabiam limpar e desinfetar a sua casa com segurança.

O relatório concluiu que é necessário consciencializar a população para as práticas de limpeza seguras, como ler as informações de segurança nos rótulos dos produtos, usar apenas água em temperatura ambiente ao diluir os produtos de limpeza, evitar misturar produtos químicos, usar proteção para pele e olhos, limpar em áreas ventiladas e manter os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …

"Sentimo-nos em Itália". Médicos do Tâmega e Sousa contradizem hospital e reiteram situação de rutura

Médicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) ouvidos pelo semanário Expresso reiteram que os hospitais que integram o centro, o de Penafiel e o de Amarante, se encontram perto da rutura, contradizendo a …

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …