Nomeação do Presidente da Protecção Civil “é uma mise-en-scéne”

A nomeação do tenente-general Carlos Mourato Nunes para presidir à Autoridade Nacional de Proteção Civil não corresponde a uma “prática correta e respeitadora”, acusa o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, que fala numa “mise-en-scène“.

Em declarações à agência Lusa, Jaime Marta Soares afirmou que o currículo do tenente-general “é invejável”, mas advertiu que se está “a falar de futuro, e o futuro será com novas ideias, e uma preparação adequada”.

“Sabemos quem tem a responsabilidade de nomear ou ‘desnomear’, que é o Governo, mas também sabemos que antes de o fazer tem de ser ouvida a Comissão Nacional de Proteção Civil”, refere Marta Soares.

“Como é possível convocar-nos para uma audição para esta segunda-feira, às 12 horas, para discutir o perfil e as políticas para o setor, e 24 horas antes está já um cidadão indigitado?”, questiona o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), frisando que “não está em causa o senhor general”, mas que se trata de uma prática “que não é correta nem respeitadora”.

“Que tipo de opinião vão querer ouvir de nós, vamos fazer de ‘bibelots‘? Vamos fazer parte da ‘mise-en-scène’”, questionou o presidente da LPB que afirmou que lhe parece “mais uma ditadura democrática do que um regime democrático que respeite as entidades que importam e como está definido na lei”.

“Não temos nada contra o general Mourato Nunes”, disse ainda Marta Soares. Mas “queremos falar de futuro e não de um currículo de passado ou de pessoas que estão afastadas há oito ou dez anos de toda esta atividade”, realçou também.

Esta segunda-feira, a Comissão Nacional de Proteção Civil emitiu um parecer favorável, por unanimidade, à nomeação do tenente-general Mourato Nunes como novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Este é um passo muito importante para a concretização da estratégia de reforma da Proteção Civil aprovada no Conselho de Ministros de 21 de outubro”, disse o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, aos jornalistas no final da reunião.

General aprovou polémicos Kamov e apoiou Costa

O Ministério da Administração Interna (MAI) indigitou o antigo comandante geral da GNR Carlos Manuel Mourato Nunes para presidente da ANPC, no seguimento da demissão de Joaquim Leitão.

Licenciado em Ciências Militares e Engenharia Geográfica, Mourato Nunes passou também pelo Instituto de Altos Estudos Militares, onde concluiu o curso de oficial general e o curso geral de comando e Estado-Maior.

Actualmente, Mourato Nunes era consultor de Segurança e Defesa. Como está aposentado há 11 anos, a sua nomeação exigiu uma autorização especial do ministro das Finanças, “por razões de interesse público excepcional”, conforme destaca o Diário de Notícias.

Este jornal também lembra que foi “com o seu aval”, quando era comandante-geral da GNR, que o Governo comprou os “polémicos helicópteros Kamov“.

O General de 71 anos também esteve “na linha da frente no apoio a Costa para líder do PS, colocando-se ao lado do actual primeiro-ministro, em 2014, quando este anunciou a sua candidatura a secretário-geral dos socialistas, frisa o DN.

As ligações entre Costa e o coronel Joaquim Leitão também deram que falar aquando da nomeação deste para a presidência da ANPC.

Numa reportagem da RTP1, vários comandantes e ex-comandantes da Protecção Civil chegaram a falar em jobs for the boys do PS”, apontando essa como a principal causa das falhas no grande incêndio de Pedrógão Grande.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse tontinho da Liga do Bombeiros, agora que foi reeleito, continua disparatar e a fazer cenas que só envergonham os bombeiros!!
    Um artista que deixou uma divida de mais de 30 milhões na Camara de VN Poiares (que governou pelo PSD desde 74 e durante 39 anos), devia ter era estar caladinho e porque não é exemplo de nada nem para ninguém!!
    Mas, quem dá ouvidos a esse faroleiro fanfarrão incompetente, é tão bom como ele!!
    Pena é os bombeiros portugueses estarem tão mal representados!…

  2. Perfil principal de Carlos Mourato Nunes , é ser amigo de Costa.
    Fica por saber que mais sabe este tenente-general sobre Protecção Civil.
    No próximo ano se só morrerem 99 pessoas, é sinal que a escolha foi acertada!

  3. mais um “tacho” para um reformado amigo de alguem do governo
    se´ra que nao ha mais ninguem para ocupar este cargo?
    é preciso irem buscar um reformado?

  4. O Jaime, agora vai deixar de ser um impoluto crítico pois agora vai ter de se reduzir à sua actividade política e continuar sempre a arrotar patetices.
    Sem vergonha!

RESPONDER

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …