Nomeação do Presidente da Protecção Civil “é uma mise-en-scéne”

A nomeação do tenente-general Carlos Mourato Nunes para presidir à Autoridade Nacional de Proteção Civil não corresponde a uma “prática correta e respeitadora”, acusa o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, que fala numa “mise-en-scène“.

Em declarações à agência Lusa, Jaime Marta Soares afirmou que o currículo do tenente-general “é invejável”, mas advertiu que se está “a falar de futuro, e o futuro será com novas ideias, e uma preparação adequada”.

“Sabemos quem tem a responsabilidade de nomear ou ‘desnomear’, que é o Governo, mas também sabemos que antes de o fazer tem de ser ouvida a Comissão Nacional de Proteção Civil”, refere Marta Soares.

“Como é possível convocar-nos para uma audição para esta segunda-feira, às 12 horas, para discutir o perfil e as políticas para o setor, e 24 horas antes está já um cidadão indigitado?”, questiona o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), frisando que “não está em causa o senhor general”, mas que se trata de uma prática “que não é correta nem respeitadora”.

“Que tipo de opinião vão querer ouvir de nós, vamos fazer de ‘bibelots‘? Vamos fazer parte da ‘mise-en-scène’”, questionou o presidente da LPB que afirmou que lhe parece “mais uma ditadura democrática do que um regime democrático que respeite as entidades que importam e como está definido na lei”.

“Não temos nada contra o general Mourato Nunes”, disse ainda Marta Soares. Mas “queremos falar de futuro e não de um currículo de passado ou de pessoas que estão afastadas há oito ou dez anos de toda esta atividade”, realçou também.

Esta segunda-feira, a Comissão Nacional de Proteção Civil emitiu um parecer favorável, por unanimidade, à nomeação do tenente-general Mourato Nunes como novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Este é um passo muito importante para a concretização da estratégia de reforma da Proteção Civil aprovada no Conselho de Ministros de 21 de outubro”, disse o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, aos jornalistas no final da reunião.

General aprovou polémicos Kamov e apoiou Costa

O Ministério da Administração Interna (MAI) indigitou o antigo comandante geral da GNR Carlos Manuel Mourato Nunes para presidente da ANPC, no seguimento da demissão de Joaquim Leitão.

Licenciado em Ciências Militares e Engenharia Geográfica, Mourato Nunes passou também pelo Instituto de Altos Estudos Militares, onde concluiu o curso de oficial general e o curso geral de comando e Estado-Maior.

Actualmente, Mourato Nunes era consultor de Segurança e Defesa. Como está aposentado há 11 anos, a sua nomeação exigiu uma autorização especial do ministro das Finanças, “por razões de interesse público excepcional”, conforme destaca o Diário de Notícias.

Este jornal também lembra que foi “com o seu aval”, quando era comandante-geral da GNR, que o Governo comprou os “polémicos helicópteros Kamov“.

O General de 71 anos também esteve “na linha da frente no apoio a Costa para líder do PS, colocando-se ao lado do actual primeiro-ministro, em 2014, quando este anunciou a sua candidatura a secretário-geral dos socialistas, frisa o DN.

As ligações entre Costa e o coronel Joaquim Leitão também deram que falar aquando da nomeação deste para a presidência da ANPC.

Numa reportagem da RTP1, vários comandantes e ex-comandantes da Protecção Civil chegaram a falar em jobs for the boys do PS”, apontando essa como a principal causa das falhas no grande incêndio de Pedrógão Grande.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse tontinho da Liga do Bombeiros, agora que foi reeleito, continua disparatar e a fazer cenas que só envergonham os bombeiros!!
    Um artista que deixou uma divida de mais de 30 milhões na Camara de VN Poiares (que governou pelo PSD desde 74 e durante 39 anos), devia ter era estar caladinho e porque não é exemplo de nada nem para ninguém!!
    Mas, quem dá ouvidos a esse faroleiro fanfarrão incompetente, é tão bom como ele!!
    Pena é os bombeiros portugueses estarem tão mal representados!…

  2. Perfil principal de Carlos Mourato Nunes , é ser amigo de Costa.
    Fica por saber que mais sabe este tenente-general sobre Protecção Civil.
    No próximo ano se só morrerem 99 pessoas, é sinal que a escolha foi acertada!

  3. mais um “tacho” para um reformado amigo de alguem do governo
    se´ra que nao ha mais ninguem para ocupar este cargo?
    é preciso irem buscar um reformado?

  4. O Jaime, agora vai deixar de ser um impoluto crítico pois agora vai ter de se reduzir à sua actividade política e continuar sempre a arrotar patetices.
    Sem vergonha!

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …