Nomeação do Presidente da Protecção Civil “é uma mise-en-scéne”

A nomeação do tenente-general Carlos Mourato Nunes para presidir à Autoridade Nacional de Proteção Civil não corresponde a uma “prática correta e respeitadora”, acusa o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, que fala numa “mise-en-scène“.

Em declarações à agência Lusa, Jaime Marta Soares afirmou que o currículo do tenente-general “é invejável”, mas advertiu que se está “a falar de futuro, e o futuro será com novas ideias, e uma preparação adequada”.

“Sabemos quem tem a responsabilidade de nomear ou ‘desnomear’, que é o Governo, mas também sabemos que antes de o fazer tem de ser ouvida a Comissão Nacional de Proteção Civil”, refere Marta Soares.

“Como é possível convocar-nos para uma audição para esta segunda-feira, às 12 horas, para discutir o perfil e as políticas para o setor, e 24 horas antes está já um cidadão indigitado?”, questiona o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), frisando que “não está em causa o senhor general”, mas que se trata de uma prática “que não é correta nem respeitadora”.

“Que tipo de opinião vão querer ouvir de nós, vamos fazer de ‘bibelots‘? Vamos fazer parte da ‘mise-en-scène’”, questionou o presidente da LPB que afirmou que lhe parece “mais uma ditadura democrática do que um regime democrático que respeite as entidades que importam e como está definido na lei”.

“Não temos nada contra o general Mourato Nunes”, disse ainda Marta Soares. Mas “queremos falar de futuro e não de um currículo de passado ou de pessoas que estão afastadas há oito ou dez anos de toda esta atividade”, realçou também.

Esta segunda-feira, a Comissão Nacional de Proteção Civil emitiu um parecer favorável, por unanimidade, à nomeação do tenente-general Mourato Nunes como novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Este é um passo muito importante para a concretização da estratégia de reforma da Proteção Civil aprovada no Conselho de Ministros de 21 de outubro”, disse o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, aos jornalistas no final da reunião.

General aprovou polémicos Kamov e apoiou Costa

O Ministério da Administração Interna (MAI) indigitou o antigo comandante geral da GNR Carlos Manuel Mourato Nunes para presidente da ANPC, no seguimento da demissão de Joaquim Leitão.

Licenciado em Ciências Militares e Engenharia Geográfica, Mourato Nunes passou também pelo Instituto de Altos Estudos Militares, onde concluiu o curso de oficial general e o curso geral de comando e Estado-Maior.

Actualmente, Mourato Nunes era consultor de Segurança e Defesa. Como está aposentado há 11 anos, a sua nomeação exigiu uma autorização especial do ministro das Finanças, “por razões de interesse público excepcional”, conforme destaca o Diário de Notícias.

Este jornal também lembra que foi “com o seu aval”, quando era comandante-geral da GNR, que o Governo comprou os “polémicos helicópteros Kamov“.

O General de 71 anos também esteve “na linha da frente no apoio a Costa para líder do PS, colocando-se ao lado do actual primeiro-ministro, em 2014, quando este anunciou a sua candidatura a secretário-geral dos socialistas, frisa o DN.

As ligações entre Costa e o coronel Joaquim Leitão também deram que falar aquando da nomeação deste para a presidência da ANPC.

Numa reportagem da RTP1, vários comandantes e ex-comandantes da Protecção Civil chegaram a falar em jobs for the boys do PS”, apontando essa como a principal causa das falhas no grande incêndio de Pedrógão Grande.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse tontinho da Liga do Bombeiros, agora que foi reeleito, continua disparatar e a fazer cenas que só envergonham os bombeiros!!
    Um artista que deixou uma divida de mais de 30 milhões na Camara de VN Poiares (que governou pelo PSD desde 74 e durante 39 anos), devia ter era estar caladinho e porque não é exemplo de nada nem para ninguém!!
    Mas, quem dá ouvidos a esse faroleiro fanfarrão incompetente, é tão bom como ele!!
    Pena é os bombeiros portugueses estarem tão mal representados!…

  2. Perfil principal de Carlos Mourato Nunes , é ser amigo de Costa.
    Fica por saber que mais sabe este tenente-general sobre Protecção Civil.
    No próximo ano se só morrerem 99 pessoas, é sinal que a escolha foi acertada!

  3. mais um “tacho” para um reformado amigo de alguem do governo
    se´ra que nao ha mais ninguem para ocupar este cargo?
    é preciso irem buscar um reformado?

  4. O Jaime, agora vai deixar de ser um impoluto crítico pois agora vai ter de se reduzir à sua actividade política e continuar sempre a arrotar patetices.
    Sem vergonha!

RESPONDER

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …