Noiva de Khashoggi pede que Premier League trave compra do Newcastle pelos sauditas

A noiva de Jamal Khashoggi, jornalista assassinado em 2018, apela à Premier League que interrompa o processo de compra do Newcastle por parte dos sauditas.

O jornalista Jamal Khashoggi foi assassinado, em 2018, no interior do consulado saudita em Istambul. A sua noiva, Hatice Cengiz, pede agora que a Premier League trave a compra do Newcastle por parte dos sauditas. O clube inglês atravessa um processo de aquisição, liderado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman.

O negócio está a ser muito contestado em várias frentes. A aquisição está a servir também de meio para a guerra por procuração entre Arábia Saudita e Catar.

Hatice Cengiz diz que a compra do clube mancharia o futebol inglês e faria da Premier League cúmplice do “encobrimento” do homicídio do seu marido. As intenções da noiva de Khashoggi foram expostas à Liga inglesa através de uma carta enviada pelos seus advogados, explica a BBC.

“É sem dúvida a ação correta, apropriada e lícita para você [o presidente executivo da Premier League, Richard Masters] e para a Premier League, especialmente à luz do assassinato implacável do noivo de Cengiz”, lê-se na carta, que apela ao travão do processo de compra.

A carta reforça ainda que não deve haver espaço no futebol inglês para ninguém “envolvido em atos tão abomináveis”.

“A aquisição proposta não é apenas um ‘negócio’ para o príncipe e para as autoridades sauditas, mas uma tentativa de fugir à justiça e ao escrutínio internacional por um ato inconcebível. Seria uma ofensa para os princípios-base da Premier League e arruinaria a sua reputação se permitissem que o príncipe herdeiro e as autoridades sauditas usassem esta aquisição para tentar reparar a sua imagem internacional”, dizem os advogados, citado pela Tribuna Expresso.

A diretora da Amnistia Internacional no Reino Unido, Kate Allen, também escreveu uma carta ao presidente executivo da Premier League, onde apela para que Masters não permita que a liga seja usada para aquilo que chama de “lavagem desportiva” levada a cabo pela Arábia Saudita.

“A menos que a Premier League pare e olhe seriamente para a situação dos direitos humanos na Arábia Saudita, corre o risco de se tornar uma bode expiatório“, escreveu Allen. “Como é que isto pode ser positivo para a reputação e imagem da Premier League?”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …