/

Noite de passagem de ano e primeiros dias de 2014 serão de chuva no Norte e Centro

Kenneth Allen / Wikimedia

-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva para a noite de passagem de ano e para os primeiros dias de 2014 no Norte e Centro do país, com possibilidade de queda de neve nas zonas montanhosas.

Numa nota publicada no seu ‘site’, o IPMA adianta que “até ao dia 02 de janeiro de 2014 o estado do tempo no território do continente será condicionado por uma corrente perturbada de oeste”.

A partir da tarde de segunda-feira, dia 30 de dezembro, as previsões apontam para a ocorrência de chuva na região Norte do país, que “se estenderá gradualmente ao restante território no dia 31, passando a regime de aguaceiros”.

Segundo o IPMA, a partir do fim de segunda-feira, e com a descida da temperatura na zona norte, poderá haver queda de neve nas zonas acima dos 1.400 metros.

“Durante os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, a cota acima da qual poderá ocorrer queda de neve deverá situar-se nos 1.600/1.800 metros, devendo na noite de passagem de ano diminuir temporariamente até aos 1.000/1.200 metros”, lê-se no ‘site’.

Acrescenta que a probabilidade de chover nos dias 01 e 02 de janeiro de 2014 varia entre os 65% e os 95% nas regiões Norte e Centro, baixando para entre os 35% e 65% na região Sul.

Para o arquipélago da Madeira, as previsões do IPMA apontam para períodos de céu muito nublado durante o dia 30 de dezembro, mas sem chuva.

“No dia 31, prevê-se um aumento gradual da nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva a partir da tarde, que se poderão estender ao início do dia 01”, diz o IPMA, acrescentando que a probabilidade de ocorrência de precipitação para os dois primeiros dias de janeiro varia entre 15% e 35%.

Já para os Açores, o IPMA indica que a passagem de uma superfície frontal fria vai provocar durante o dia de hoje o agravamento das condições meteorológicas em todo o arquipélago, com céu muito nublado, precipitação por vezes forte e com rajadas de vento de sudoeste que podem atingir os 100 quilómetros por hora.

Para segunda-feira, dia 30, o IPMA prevê boas abertas, passando a céu em geral muito nublado durante terça e quarta-feira.

Há também previsões também de chuva fraca, que será mais frequente entre 31 de dezembro e 01 de janeiro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.